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https://tede.unioeste.br/handle/tede/7249
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Uma Abordagem Decolonial de Obras da Literatura Indígena: Daniel Munduruku; Davi Kopenawa; Eliane Potiguara e Márcia Kambeba |
Other Titles: | Uma Abordagem Decolonial de Obras da Literatura Indígena: Daniel Munduruku; Davi Kopenawa; Eliane Potiguara e Márcia Kambeba |
Autor: | Silva, Rosalina de Godoy Dias da ![]() |
Primeiro orientador: | Diniz, Alai Garcia |
Primeiro coorientador: | Silva, Acir Dias da |
Primeiro membro da banca: | Cruz, Antônio Donizete da |
Segundo membro da banca: | Torres, Mario Rene Rodriguez |
Resumo: | Esta pesquisa apresenta reflexões a partir de obras literárias de diferentes culturas indígenas, em particular de quatro autores: Daniel Munduruku; Davi Kopenawa; Eliane Potiguara e Márcia Kambeba, cuja abordagem é realizada em relação à literatura indígena em seu despertar no ensino fundamental; Assim como o tema da consolidação de autoria indígena, que focalizou instrumentais para questionar a colonização monocultural que leva à discriminação do sujeito que tem uma convivalidade que faz parte de outras cosmologias, e também constitui uma das riquezas que ainda hoje são negligenciadas nesse país. A partir do estudo do nosso conhecimento empírico sobre a temática, estipulamos algumas perguntas que seguem outros paradigmas culturais. A fase da leitura escolar a ser ampliada para as obras que se configuram em sociedades ancestrais e a Arte que propõe outras linguagens como a das pinturas corporais; as relações entre interespécies e o pertencimento cosmológico, marcado pela territorialidade perdida, sendo resgatadas ou não. Com o propósito em encontrar respostas a essas problematizações, traçamos, como objetivo geral, atender ao universo educacional para ampliação do campo da leitura como reconhecimento da literatura indígena. Na perspectiva de alcançar o objetivo proposto, sustentamos a pesquisa nos pressupostos teóricos da Decolonialidade, Márcio Seligemann (2022); Pablo Quintero e Patrícia Figueira (2019); da interculturalidade crítica de Catherine Walsh (2010); da intermidialidade de Irina Rajewsky (2012) e Walter Moser (2006). Trata-se, portanto, de uma pesquisa pautada pela referência, ao que se propôs a analisar: de como seria a prática em sala de aula. O levantamento de dados foi possível por meio de vinte horas aula, com as obras dos quatro autores elencados. Como resultado desse processo de investigação, entendemos que as leis existem para serem cumpridas, a fim de que o preconceito contra a ancestralidade na cultura não se enraíze nas futuras gerações como a que tem sido vivenciada no Brasil até hoje. |
Abstract: | Esta investigación presenta reflexiones desde las obras literarias de diferentes culturas indígenas, en particular de cuatro autores: Daniel Munduruku; Davi Kopenawa; Eliane Potiguara y Márcia Kambeba, cuyo abordaje se hace en relación a la literatura indígena en su despertar en la educación fundamental; así como el tema de consolidación de la autoría indígena, que se centró en los instrumentales para cuestionar la colonización monocultural que lleva a la discriminación de sujetos que adquieren una convivencia desde otras cosmologías, y, además constituye una de las riquezas que aún hoy se descuidan en este país. A partir del estudio de nuestro conocimiento empírico sobre el tema, planteamos algunas cuestiones que siguen otros paradigmas culturales. La fase de lectura escolar se ampliará a obras que forman sociedades ancestrales y el arte que propone otros lenguajes como la pintura corporal; las relaciones interespecíficas y pertenencias cosmológicas marcadas por la pérdida de la territorialidad, rescatada o no. Con el propósito de encontrar respuestas a estos problemas, nosotros planteamos como objetivo general servir al universo educativo para ampliar el campo de la lectura como reconocimiento de la literatura indígena. Para alcanzar el objetivo propuesto, sustentamos la investigación sobre los supuestos teóricos de la Descolonialidad, Márcio Seligmann (2022); Pablo Quintero y Patrícia Figueira (2019); la interculturalidad crítica de Catherine Walsh (2010); de la intermedialidad de Irina Rajewsky (2012) y Walter Moser (2006). Se trata, por tanto, de una investigación de referencia que se propuso analizar cómo sería la práctica en la clase. La recolección de datos fue posible a través de veinte horas de clases, con los trabajos de los cuatro autores listados. El efecto de este proceso de investigación, entendemos que las leyes existen para ser cumplidas para que los prejuicios contra la ascendencia en la cultura no se arraiguen en las generaciones futuras como lo que se ha experimentado en Brasil hasta la fecha. |
Keywords: | Decolonialidade Interculturalidade Intermidialidade Literatura Indígena Descolonialidad Interculturalidad Intermedialidad Literatura indígena |
CNPq areas: | LINGUAGEM E SOCIEDADE |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Educação, Comunicação e Artes |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Campun: | Cascavel |
Citation: | Silva, Rosalina de Godoy Dias da. Uma Abordagem Decolonial de Obras da Literatura Indígena: Daniel Munduruku; Davi Kopenawa; Eliane Potiguara e Márcia Kambeba. 2024.123 f. Dissertação( Mestrado em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/7249 |
Issue Date: | 26-Mar-2024 |
Appears in Collections: | Mestrado em Letras (CVL) |
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