Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7231
Tipo do documento: Dissertação
Title: O ensino de Ciências da Natureza no contexto pandêmico: uma reflexão docente a partir do período de transição escolar nos anos iniciais para os anos finais do ensino fundamental
Other Titles: The teaching of Natural Sciences in the pandemic context: a teaching reflection from the school transition period in the Final Years of Elementary School
Autor: Peternela, Daiane Cristine 
Primeiro orientador: Carvalho, Marco Antonio Batista
Primeiro membro da banca: Strieder, Dulce Maria
Segundo membro da banca: Costa, Reginaldo Rodrigues da
Terceiro membro da banca: Garcia, Katherine Acosta
Resumo: A pandemia da Covid-19 no Brasil exigiu mudanças na educação, por exemplo, com relação ao formato de ministrar as aulas, e que incluiu todos os componentes curriculares, sendo uma delas o componente curricular de Ciências. Devido à pandemia, com a suspensão das aulas presenciais, todos os alunos foram obrigados a ingressar no ensino remoto. O componente curricular de Ciências, ao ser desenvolvido junto aos alunos, é considerado uma aula dinâmica. Nesse sentido, a temática aqui discorrida, bem como a pesquisa realizada com os professores de colégios Estaduais do Paraná, foi motivada pela reflexão sobre como foi a prática dos professores do componente Ciências com os alunos dos 6os anos do Ensino Fundamental no período de 2020 até 2022, visto que são alunos que estavam em período de transição do 5° para o 6° e que poderiam ter sua aprendizagem dos conteúdos de Ciências prejudicada. Diante disso, destaca-se que este trabalho é de ordem bibliográfica, documental e de campo, em que foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quatro professores dos três colégios estaduais, todos do município de Cascavel-PR. Assim, utilizou-se, para a análise dos dados, a Análise Textual Discursiva (ATD), de Moraes e Galiazzi (2011). Por meio da análise, buscou-se compreender a percepção dos professores com relação ao ensino de Ciências no período da pandemia e como ocorreu a interação entre professor e alunos do 6º ano do Ensino Fundamental Anos Finais. Percebeu-se, pelas respostas dos professores, por meio das categorias elaboradas de dados, que, no início da pandemia, a falta de equipamentos eletrônicos e a falta de uma formação continuada para a utilização dos equipamentos e das plataformas digitais foram os fatores que mais prejudicaram o andamento das aulas. Além disso, juntou-se a falta de interesse por parte dos alunos, tanto nas aulas remotas como nas atividades impressas. Em relação ao ensino de Ciências da Natureza, após três anos do início da pandemia, com o resultado da pesquisa é possível perceber os prejuízos desse período, como dificuldades de leitura e escrita, causado pelo isolamento social, que na época era necessário para conter a disseminação do vírus.
Abstract: The Covid-19 pandemic in Brazil demanded changes in education, for instance, regarding the format of delivering classes, which included all curriculum components, one of them being the Science curriculum. Due to the pandemic, with the suspension of in-person classes, all students were forced to transition to remote learning. The Science curriculum, when developed with students, is considered a dynamic class. On this basis, the theme discussed here, as well as the research conducted with teachers from State schools from Paraná, such as Eleodoro Ébano Pereira State School, Padre Carmelo Perrone State School, and Marilis Faria Pirotelli State School, was motivated by reflecting on how the practice of science teachers with 6th grade students in Elementary School was from 2020 to 2022, considering they are students who were in transition from 5th to 6th grade and could have their learning of Science content compromised. Therefore, it is highlighted that this work is of bibliographical, documentary, and field order, in which semi-structured interviews were conducted with four teachers from the three previously mentioned state schools, all located in the municipality of Cascavel-PR. Thus, for data analysis, Textual Discursive Analysis (ATD), by Moraes and Galiazzi (2011), was used. Through the analysis, the aim was to understand the teachers' perception regarding Science teaching during the pandemic period and how the interaction between teacher and 6th grade students of the Elementary School occurred. Due to the teachers’ responses, it was noticed, through elaborated data categories, that in the beginning of the pandemic, the lack of electronic equipment and the lack of continuous training for the use of equipment and digital platforms were the factors that most hindered the progress of classes. Additionally, the lack of interest from students was also a contributing factor, both in remote classes and in printed activities. Regarding the teaching of Natural Sciences, after three years since the beginning of the pandemic, it is possible to perceive the damages of this period, such as difficulties in reading and writing, caused by social isolation, which at the time was necessary to contain the spread of the virus.
Keywords: Ensino de Ciências da Natureza
Anos Finais do Ensino Fundamental
Transição Escolar
Pandemia Covid-19
Teaching of Natural Sciences
Final Years of Elementary School
School Transition
Covid-19 Pandemic
CNPq areas: EDUCAÇÃO EM CIÊNICAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática
Campun: Cascavel
Citation: Peternela, Daiane Cristine. O ensino de Ciências da Natureza no contexto pandêmico: uma reflexão docente a partir do período de transição escolar nos anos iniciais para os anos finais do ensino fundamental. 2024. 96 f. Dissertação( Mestrado em Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7231
Issue Date: 13-Mar-2024
Appears in Collections:Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Daiane Cristine Peternela Chimello.pdfArquivo completo886.18 kBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.