Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7230
Tipo do documento: Dissertação
Title: Tecnologias Digitais no processo de ensino e de aprendizagem: Percepções de professores de ciências e alunos do ensino fundamental II
Other Titles: Digital Technologies in the Teaching and Learning Process: Perceptions of Science Teachers and Elementary School Students
Autor: Coitim, Regiane Dias 
Primeiro orientador: Carvalho, Marco Antonio Batista
Primeiro membro da banca: Strieder, Dulce Maria
Segundo membro da banca: Soligo, Valdecir
Terceiro membro da banca: Costa, Reginaldo Rodrigues da
Resumo: A tecnologia faz parte da historicidade do homem, ela é resultado de toda a sua engenhosidade e criatividade para se adaptar melhor aos mais diversos ambientes e situações. Já as tecnologias digitais vêm ganhando um espaço de destaque, por seu desenvolvimento acelerado e pelas inúmeras possibilidades que seus recursos midiáticos oferecem. Na educação, as tecnologias digitais têm potencial para melhorar o processo de ensino e de aprendizagem, tornando-se um importante suporte para as aulas de ciências da natureza e dinamizando o processo rumo à construção e produção do conhecimento científico. Diante disso, o presente trabalho realizou uma busca bibliográfica sobre o conceito de tecnologia ao longo da história do homem e as suas incursões na educação, considerando também as legislações sobre a inserção da tecnologia nas escolas públicas. Também foi realizada uma pesquisa de campo sobre a percepção que professores de ciências e seus alunos do nono ano do ensino fundamental têm sobre tecnologias digitais na educação. A metodologia da pesquisa é de cunho qualitativo e o método utilizado para construção e análise dos dados foi a Análise Textual Discursiva (ATD). Como instrumento de coleta, foram realizados entrevista semiestruturada para os professores e questionários para os alunos. A partir dos dados coletados, chegaram-se a três categorias finais para professores e alunos, a saber: professores e alunos – concepção e compreensão de tecnologia; professores e alunos – compreensão e implicações do uso das tecnologias em sala de aula; professores – formação tecnológica do professor. A partir dos dados, concluiu-se que a alfabetização digital é fundamental para a sociedade conseguir implementar, de forma efetiva, o uso das tecnologias digitais nas escolas. Com isso, é possível dinamizar o processo de ensino e de aprendizagem, facilitando, assim, a construção de novos conhecimentos.
Abstract: Technology is part of human historicity, it is the result of all his ingenuity and creativity to better adapt to various environments and situations. Digital technologies have been gaining a prominent space due to their accelerated development and the numerous possibilities that their media resources offer. In education, digital technologies have the potential to improve the teaching and learning process, becoming an important support for natural science classes and streamlining the process towards the construction and production of scientific knowledge. In this context, the present study conducted a literature search on the concept of technology throughout human history and its forays into education, also considering legislation on the integration of technology in public schools. A field survey was also conducted on the perception that science teachers and their ninth-grade students have about digital technologies in education. The research methodology is qualitative, and the method used for data construction and analysis was Discursive Textual Analysis (DTA). As a data collection instrument, semi-structured interviews were conducted with the teachers, and questionnaires were administered to the students. From the collected data, three final categories were reached for teachers and students, namely: teachers and students - conception and understanding of technology; teachers and students - understanding and implications of the use of technologies in the classroom; teachers - technological training of the teacher. From the data, it was concluded that digital literacy is essential for society to effectively implement the use of digital technologies in schools. This makes it possible to streamline the teaching and learning process, thus facilitating the construction of new knowledge.
Keywords: Tecnologia
Tecnologia digital
Ciências da natureza
Ensino
Aprendizagem
Technology
Digital technology
Natural sciences
Teaching
Learning
CNPq areas: EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática
Campun: Cascavel
Citation: Coitim, Regiane Dias. Tecnologias Digitais no processo de ensino e de aprendizagem: Percepções de professores de ciências e alunos do ensino fundamental II. 2024. 129 f. Dissertação( Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7230
Issue Date: 19-Mar-2024
Appears in Collections:Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Regiane Dias Coitim.pdfArquivo completo1.51 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.