Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7202
Tipo do documento: Dissertação
Title: Quando os estudantes elaboram uma "cola" a partir de um roteiro: oportunidades de aprendizagem em contexto avaliativo
Other Titles: Cheat sheets developed by academics according to a script: learning opportunities in assessment oriented backgrounds
Autor: Zanelatto, Henrique 
Primeiro orientador: Ciani, Andréia Büttner
Primeiro membro da banca: Trevisan, André Luis
Segundo membro da banca: Mendes, Marcele Tavares
Terceiro membro da banca: Trevisan, Rodolfo Eduardo
Resumo: Esta dissertação apresenta o relatório de uma pesquisa realizada sobre o uso de um roteiro de “cola” associado à sua utilização em prova escrita com cola, na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral. Esse roteiro será entendido como um guia de orientações, no qual os estudantes terão instruções para a elaboração de uma “cola”, que servirá de subsídio para a realização da prova escrita. A pesquisa tem como objetivo compreender como esse roteiro configura-se como recurso à aprendizagem em instrumentos avaliativos, sob a perspectiva da Educação Matemática Realística. Essa abordagem teórica considera a Matemática como uma atividade humana e, para o seu ensino, busca reinventar o processo que os matemáticos passaram para a construção do conhecimento, bem como levar os alunos a fazê-lo e a matematizar. Nesta pesquisa, a prova escrita com “cola” é utilizada como um método de avaliação da aprendizagem, que permite aos discentes o uso de uma folha com anotações manuscritas para subsidiá-los durante a prova. As informações fornecidas pelos alunos foram orientadas por meio do roteiro proposto. Esta pesquisa de natureza qualitativa coletou dados por meio de questionários, provas escritas com a “cola” e entrevistas com uma turma do 1° semestre de Cálculo Diferencial e Integral de um curso de Engenharia Civil. A análise dos dados ocorreu inspirada na Análise de Conteúdo. Como resultados, observou-se a ocorrência do caráter formativo desse instrumento de avaliação, além do roteiro ser apontado como um recurso à aprendizagem aproximando-se do que a reinvenção guiada sugere. Além disso, outros aspectos foram identificados, tais como a redução de ansiedade e o desenvolvimento da autonomia dos estudantes ao regularem seu próprio processo de aprendizagem
Abstract: : The purpose of this dissertation is to provide a research report on the usefulness of a “cheating script” related to a written test for the subject of Differential and Integral Calculus. This said script is regarded as an orientation guide, through whose instructions academics elaborated cheat sheets, which, in turn, worked as facilitators during the written test. Thus, based on the Realistic Mathematics Education perspective, this research aims at understanding the nature of the script as a resource of assessment for learning. According to this theoretical approach, Math is acknowledged as a fundamental human activity. Correspondingly, the set goal consists of remaking the original proceedings for the development of knowledge, and leading learners to do the same. The written test along with the cheat sheet were used as an evaluation tool throughout the development of this project. Therefore, learners were granted access to their personal handwritten notes for their guidance. Moreover, the information provided by learners was directed by the initial default script. This qualitative research collected data through means of surveys, written tests with cheat sheets (open-book exams) and interviews, whose participants were academics enrolled on the first semester of a Civil Engineering major, more specifically on the subject of Differential and Integral Calculus. To this end, data analysis was performed in conformity with the Content Analysis. As a result, on account of its similarities to the original guide, the assessment method proved itself to be a valuable asset for learning, besides being a sole evaluation tool. Hence, this project has enlightened further insightful findings, such as the decline in general anxiety, and the development of educational autonomy, since students became responsible for the management of their own learning curve.
Keywords: Consulta na prova
Avaliação com consulta
Educação Matemática Realística
Ensino de Cálculo
Cola roteiro
Scripted cheat sheet
Open-book exam
Realistic Mathematics Education
Calculus teaching
CNPq areas: EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática
Campun: Cascavel
Citation: Zanelatto, Henrique. Quando os estudantes elaboram uma "cola" a partir de um roteiro: oportunidades de aprendizagem em contexto avaliativo. 2024. 117 f. Dissertação( Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7202
Issue Date: 12-Mar-2024
Appears in Collections:Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Henrique Zanelatto.pdfARQUIVO COMPLETO2.78 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.