Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7173
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorProlo, Mayá Patricia Savian-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6070434972972668por
dc.contributor.advisor1Comar, Sueli Ribeiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6006133117596626por
dc.contributor.referee1Comar, Sueli Ribeiro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6006133117596626por
dc.contributor.referee2Martins, Suely Aparecida-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2450774413938872por
dc.contributor.referee3Búrigo, Fábio Luiz-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1657801487387856por
dc.date.accessioned2024-04-30T15:01:49Z-
dc.date.issued2023-12-11-
dc.identifier.citationPROLO, Mayá Patricia Savian. A estratégia de educação financeira da Cresol: aspectos históricos e práticos. 2023. 85 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2023.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/7173-
dc.description.resumoElege-se como objeto da dissertação o Cresol Instituto com ênfase nas Estratégias de Educação Financeira, processo que prima a formação de crianças, jovens, adultos e idosos. O objetivo geral é descrever e compreender os aspectos históricos e práticos da Estratégia de Educação Financeira da Cresol no período de 2018 a 2022. As questões problematizadoras que norteiam este exercício teórico são: Qual o contexto possibilitou a estruturação da Cresol a nível municipal, estadual e nacional? Em que medida as ações e projetos desenvolvidos pela Cresol têm contribuído para a educação dos públicos envolvidos na Estratégia de Educação Financeira? Quais os resultados diretos e indiretos podem ser visualizados desde a implantação do Instituto? Qual a contribuição da educação financeira para a formação dos indivíduos? A metodologia se pauta no estudo descritivo, documental e bibliográfico. Os resultados demonstram que as ações relacionadas à estratégia de educação financeira da Cresol contribuem de forma positiva para a educação e formação dos públicos envolvidos. Visualizamos que os conhecimentos sobre educação financeira se fazem necessário em uma sociedade de consumo exacerbado, por isso acreditamos que a conscientização é o parâmetro da Cresol para os próximos anos, no contexto do cooperativismo. As referências bibliográficas servem como apoio ao estudo das ações não formais de educação, que neste caso, colocam a importância do Instituto como uma possibilidade formativa para os públicos atendidos.por
dc.description.abstractThe object of this dissertation is the Cresol Institute, with an emphasis on Financial Education Strategies, a process that aims to educate children, young people, adults and the elderly. The general objective is to describe and understand the historical and practical aspects of Cresol's Financial Education Strategy from 2018 to 2022. The problematizing questions that guide this theoretical exercise are: What context made it possible to structure Cresol at municipal, state and national level? To what extent have the actions and projects developed by Cresol contributed to the education of those involved in the Financial Education Strategy? What direct and indirect results can be seen since the Institute was set up? What is the contribution of financial education to the formation of individuals? The methodology is based on a descriptive, documentary and bibliographical study. The results show that the actions related to Cresol's financial education strategy make a positive contribution to the education and training of those involved. We see that knowledge about financial education is necessary in a society of exacerbated consumption, which is why we believe that awareness is Cresol's parameter for the coming years, in the context of cooperativism. The bibliographical references serve as support for the study of non-formal educational activities, which in this case highlight the importance of the Institute as an educational opportunity for the people it serves.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Juliana Correa (juliana.correa@unioeste.br) on 2024-04-30T15:01:49Z No. of bitstreams: 1 Mayá Patricia S. Prolo 23.pdf: 5897066 bytes, checksum: 29b40f4f956e2e22d0c4d71044cf82d6 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-04-30T15:01:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Mayá Patricia S. Prolo 23.pdf: 5897066 bytes, checksum: 29b40f4f956e2e22d0c4d71044cf82d6 (MD5) Previous issue date: 2023-12-11eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Humanaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectCooperativismopor
dc.subjectEducação financeirapor
dc.subjectCresolpor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectCooperativismeng
dc.subjectFinancial educationeng
dc.subjectCresoleng
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS:EDUCAÇÃOpor
dc.titleA estratégia de educação financeira da Cresol: aspectos históricos e práticospor
dc.title.alternativeCresol's Financial Education Strategy: Historical and practical aspectseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusFrancisco Beltrãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação (FBE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Mayá Patricia S. Prolo 23.pdf5.76 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.