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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7166
Tipo do documento: Dissertação
Title: Qualidade em serviços de previdência complementar: uma aplicação da escala servqual
Other Titles: Service quality in pension funds: an application of servqual
Autor: Fernandes, Bruno 
Primeiro orientador: Panek, Luciano
Primeiro membro da banca: Dechechi, Eduardo Cesar
Segundo membro da banca: Torezzan, Cristiano
Resumo: O aumento da relevância dos serviços na economia torna essencial o estudo dos conceitos e ferramentas para gestão da qualidade que contemplem as especificidades desse tipo de atividade. O modelo de lacunas proposto por Parasuraman, Zeithaml e Berry afirma que é possível medir qualidade em serviços por meio da diferença entre a expectativa e a percepção dos usuários do respectivo serviço. Eles também propõem uma escala de cinco dimensões para realizar essa análise. Nesse sentido esse trabalho busca avaliar a aplicação da escala SERVQUAL como instrumento de mensuração da qualidade dos serviços oferecidos por uma Entidade Fechada de Previdência Complementar (EFPC) do oeste do Paraná, bem como avaliar a dimensionalidade dessa escala nesse contexto. Entidades fechadas de previdência complementar são entidades sem fins lucrativos que fazem a gestão de recursos com o objetivo de complementar os benefícios da previdência social, e dessa forma o diagnóstico da qualidade dos serviços oferecidos por essas entidades torna-se essencial para o direcionamento de suas atividades no cumprimento de sua função, contribuindo para uma aposentadoria digna e para a qualidade de vida de seus participantes. Os dados foram coletados por meio de um levantamento (survey) junto aos participantes da entidade estudada, seguindo o modelo da escala SERVQUAL de três colunas. Tal levantamento permitiu verificar que a qualidade dos serviços oferecidos pela empresa estudada está na zona de tolerância segundo avaliação dos seus clientes. O processamento dos dados foi realizado com auxílio do software JASP, empregandose as análises fatoriais exploratória e confirmatória na avaliação da dimensionalidade da escala SERQUAL, o que permitiu concluir que as cinco dimensões propostas originalmente para a qualidade de serviços não são aplicáveis para o contexto dessa empresa, de acordo com o conjunto de dados coletados a qualidade de serviços no contexto estudado pode ser representada por duas dimensões, a primeira que agrega os itens das dimensões de empatia, confiança, segurança e capacidade de resposta e a segunda que coincide com a dimensões de Tangíveis.
Abstract: The increased relevance of services in the economy makes it essential to study the concepts and tools for quality management for this type of activity. The gap model proposed by Parasuraman, Zeithaml and Berry declare that it is possible to measure quality in services through the difference between the expectations and perception of users, they also propose a five-dimensional scale to carry out this analysis. This study aims to evaluate the application of the SERVQUAL scale as an instrument to measure the quality of services offered by a pension fund in western Paraná, as well as to assess the dimensionality of this scale to this context. Pension Funds are non-profit organizations that manage resources with the aim of complementing social security benefits. Therefore, diagnosing the quality of services offered by these entities is essential for directing their activities in fulfilling their function of contributing to a dignified retirement and improving the quality of life of their participants. Data was collected through a survey applied to all participants of the studied entity, following the SERVQUAL scale's three-column model, the results shows that the service quality of the company is in the tolerance zone when evaluated by its customers. Data was processed using JASP software to apply confirmatory and exploratory factor analysis to evaluate the SERVQUAL dimensionality, it was possible to concluded that service quality at this context can be represented by two dimensions, the first one aggregated the items of empathy, insurance, reliability, responsiveness and the second on coincides with tangibles.
Keywords: qualidade em serviços
escala SERVQUAL
previdência complementar
service quality
SERVQUAL scale
pension funds
CNPq areas: ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOS
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Engenharias e Ciências Exatas
Program: Programa de Pós-Graduação em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade - Mestrado Profissional
Campun: Foz do Iguaçu
Citation: Fernandes, Bruno. Qualidade em serviços de previdência complementar: uma aplicação da escala servqual. 2023. 88 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7166
Issue Date: 8-Dec-2023
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade (FOZ)

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