Share |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/7163
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Soares, Leticia Barros | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5891373421386572 | por |
dc.contributor.advisor1 | Teixeira, Nincia Cecília Ribas Borges | - |
dc.contributor.referee1 | Alves, Lourdes Kaminski | - |
dc.contributor.referee2 | Silva, Edson Santos | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-22T14:15:14Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-27 | - |
dc.identifier.citation | Soares, Leticia Barros. O texto veste: subjetividade e vestimenta na construção das personagens em Tudo pode ser roubado, de Giovana Madalosso. 2024. 87 f. Dissertação( Mestrado em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná,Cascavel. | por |
dc.identifier.uri | https://tede.unioeste.br/handle/tede/7163 | - |
dc.description.resumo | A pesquisa investiga a relação entre moda e literatura em Tudo pode ser roubado (2018), de Giovana Madalosso. Nosso objetivo é analisar a criação das subjetividades das personagens na obra por meio de aspectos literários e signos imagéticos que envolvem seu vestuário. A problemática orientadora de nosso estudo volta-se a “De que modo a descrição da indumentária na obra Tudo pode ser roubado (Madalosso, 2018) atua na construção das personagens, considerando seus aspectos identitários e sociais?”. Para que fosse respondida, utilizamos conceitos de símbolo semiótico e selecionamos as personagens Rabudinha, Tiana e Biel para a análise, bem como trechos da obra literária. O referencial teórico perpassa as teorias dos Estudos Culturais, desde Ana Carolina Escosteguy (2010) e Stuart Hall (2003, 2016); conceitos sobre moda e seus aspectos sociais discutidos por Daniela Calanca (2011) e Frédéric Godart (2010); além da compreensão do signo semiótico presente nos fundamentos de Charles Sanders Peirce, pela perspectiva de Lucia Santaella (1983, 2002, 2006). Com base nas observações obtidas, percebemos que a moda tem papel relevante à literatura, visto que o vestir intensifica a caracterização das personagens, bem como revela partes ocultas de si. | por |
dc.description.abstract | The research investigates the relationship between fashion and literature in “Tudo pode ser roubado” (2018) by Giovana Madalosso. The work aims to analyze the creation of the characters' subjectivities through literary aspects and imagistic signs involving their clothing. The guiding question our study focuses on is “How does the description of clothing in the work 'Tudo pode ser roubado' (Madalosso, 2018) contribute to the construction of the characters, considering their identity and social aspects?". To answer this, we used concepts of semiotic symbols and selected the characters Rabudinha, Tiana, and Biel for analysis, as well as excerpts from the novel. The theoretical framework encompasses theories from Cultural Studies, ranging from Ana Carolina Escosteguy (2010) to Stuart Hall (2003, 2016); concepts about fashion and its social aspects discussed by Daniela Calanca (2011) and Frédéric Godart (2010); as well as the understanding of semiotic signs present in the foundations of Charles Sanders Peirce, from the perspective of Lucia Santaella (1983, 2002, 2006). Based on the observations obtained, we realize that fashion plays a significant role in literature, as dressing intensifies the depiction of the characters, as well as reveals hidden parts of themselves. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Edineia Teixeira (edineia.teixeira@unioeste.br) on 2024-04-22T14:15:14Z No. of bitstreams: 1 Leticia Barros Soares.pdf: 13142878 bytes, checksum: ad753ae2d3b4adf6dba897d4fcb2f1a6 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-04-22T14:15:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Leticia Barros Soares.pdf: 13142878 bytes, checksum: ad753ae2d3b4adf6dba897d4fcb2f1a6 (MD5) Previous issue date: 2024-03-27 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual do Oeste do Paraná | por |
dc.publisher.department | Centro de Educação, Comunicação e Artes | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UNIOESTE | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
dc.subject | Literatura | por |
dc.subject | Moda | por |
dc.subject | Estudos Culturais | por |
dc.subject | Giovana Madaloss | por |
dc.subject | Literature | eng |
dc.subject | Fashion | eng |
dc.subject | Cultural Studies | eng |
dc.subject | Giovana Madalosso | eng |
dc.subject.cnpq | LINGUAGEM E SOCIEDADE | por |
dc.title | O texto veste: subjetividade e vestimenta na construção das personagens em Tudo pode ser roubado, de Giovana Madalosso | por |
dc.title.alternative | The text dresses: subjectivity and clothing in the construction of characters in “Tudo pode ser roubado” by Giovana Madalosso | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.publisher.campus | Cascavel | por |
Appears in Collections: | Mestrado em Letras (CVL) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Leticia Barros Soares.pdf | Arquivo completo | 12.83 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.