Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7135
Tipo do documento: Dissertação
Title: A microbiologia no contexto do ensino de ciências e sua inserção no livro didático para os anos iniciais do ensino fundamental.
Other Titles: Microbiology in the context of science teaching and its insertion in the textbook for the early years of elementary school
Autor: Ferreira, Roberta Alves da Silva 
Primeiro orientador: Buzanello-Martins, Cleide Viviane
Primeiro coorientador: Eckstein, Luiz Carlos
Primeiro membro da banca: Buzanello-Martins, Cleide Viviane
Segundo membro da banca: Baumgartner, Dirceu
Terceiro membro da banca: Lemes, Adelize Trentin
Resumo: O estudo destaca a relevância de uma abordagem adequada e contextualizada da microbiologia para a promoção de uma aprendizagem significativa e a construção de uma cidadania consciente e responsável. A presente dissertação tem como finalidade utilizar como referencial didático os conteúdos da disciplina de ciências relacionados a microbiologia, analisando os documentos norteadores da educação e sua inserção nos livros didáticos, utilizados nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, na busca de promover a educação ambiental e o desenvolvimento sustentável. Nesse sentido como justificativa a inclusão da microbiologia nos livros didáticos para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental não apenas para fortalecer o conhecimento científico dos alunos, mas também estimula habilidades cognitivas, curiosidade e consciência ambiental. Como objetivo geral o trabalho busca enfatizar a importância e a relação da microbiologia no conteúdo da disciplina de ciências, analisando como está contemplada nos documentos norteadores da educação e nos livros didáticos utilizados na prática docente. A metodologia da pesquisa classifica-se como qualitativa, hipotético-dedutiva, descritiva, bibliográfica e documental. Os resultados obtidos são destacados e avaliados as habilidades da BNCC, que tratam diretamente de conteúdos na área da microbiologia. As habilidades e competências encontradas podem ser associados a saúde, a questões ambientais e a sustentabilidade.
Abstract: The study highlights the relevance of an appropriate and contextualized approach to microbiology for promoting meaningful learning and the construction of conscious and responsible citizenship. The present dissertation aims to use the contents of the science discipline related to microbiology as a didactic reference, analyzing educational guiding documents and their integration into textbooks used in the Initial Years of Elementary Education, in the quest to promote environmental education and sustainable development. In this sense, the inclusion of microbiology in textbooks for the initial years of elementary education serves not only to strengthen students' scientific knowledge but also to stimulate cognitive skills, curiosity, and environmental awareness. As the overall objective, the work seeks to emphasize the importance and the relationship of microbiology in the content of the science discipline, analyzing how it is addressed in educational guiding documents and textbooks used in teaching practice. The research methodology is classified as qualitative, hypothetical-deductive, descriptive, bibliographic, and documentary. The results obtained highlight and assess the skills of the BNCC (National Common Core Curriculum), which directly address content in the field of microbiology. The identified skills and competencies can be associated with health, environmental issues, and sustainability.
Keywords: Ensino de Microbiologia
Aprendizagem
Desenvolvimento sustentável
Educação ambiental
Microbiology teaching
Learning
Sustainable development
Environmental education
CNPq areas: OUTROS
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Engenharias e Ciências Exatas
Program: Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais
Campun: Toledo
Citation: FERREIRA, Roberta Alves da Silva. A microbiologia no contexto do ensino de ciências e sua inserção no livro didático para os anos iniciais do ensino fundamental.. 2023. 68 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Toledo, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7135
Issue Date: 20-Dec-2023
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Ambientais (TOL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Roberta_Ferreira_2023.pdf824.91 kBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.