Share |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/7135
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Ferreira, Roberta Alves da Silva | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6578892734660388 | por |
dc.contributor.advisor1 | Buzanello-Martins, Cleide Viviane | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0380880522220338 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Eckstein, Luiz Carlos | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0902993356114554 | por |
dc.contributor.referee1 | Buzanello-Martins, Cleide Viviane | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0380880522220338 | por |
dc.contributor.referee2 | Baumgartner, Dirceu | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1704962046056402 | por |
dc.contributor.referee3 | Lemes, Adelize Trentin | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/2121638750811193 | por |
dc.date.accessioned | 2024-04-12T23:16:08Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-20 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Roberta Alves da Silva. A microbiologia no contexto do ensino de ciências e sua inserção no livro didático para os anos iniciais do ensino fundamental.. 2023. 68 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Toledo, 2023. | por |
dc.identifier.uri | https://tede.unioeste.br/handle/tede/7135 | - |
dc.description.resumo | O estudo destaca a relevância de uma abordagem adequada e contextualizada da microbiologia para a promoção de uma aprendizagem significativa e a construção de uma cidadania consciente e responsável. A presente dissertação tem como finalidade utilizar como referencial didático os conteúdos da disciplina de ciências relacionados a microbiologia, analisando os documentos norteadores da educação e sua inserção nos livros didáticos, utilizados nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, na busca de promover a educação ambiental e o desenvolvimento sustentável. Nesse sentido como justificativa a inclusão da microbiologia nos livros didáticos para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental não apenas para fortalecer o conhecimento científico dos alunos, mas também estimula habilidades cognitivas, curiosidade e consciência ambiental. Como objetivo geral o trabalho busca enfatizar a importância e a relação da microbiologia no conteúdo da disciplina de ciências, analisando como está contemplada nos documentos norteadores da educação e nos livros didáticos utilizados na prática docente. A metodologia da pesquisa classifica-se como qualitativa, hipotético-dedutiva, descritiva, bibliográfica e documental. Os resultados obtidos são destacados e avaliados as habilidades da BNCC, que tratam diretamente de conteúdos na área da microbiologia. As habilidades e competências encontradas podem ser associados a saúde, a questões ambientais e a sustentabilidade. | por |
dc.description.abstract | The study highlights the relevance of an appropriate and contextualized approach to microbiology for promoting meaningful learning and the construction of conscious and responsible citizenship. The present dissertation aims to use the contents of the science discipline related to microbiology as a didactic reference, analyzing educational guiding documents and their integration into textbooks used in the Initial Years of Elementary Education, in the quest to promote environmental education and sustainable development. In this sense, the inclusion of microbiology in textbooks for the initial years of elementary education serves not only to strengthen students' scientific knowledge but also to stimulate cognitive skills, curiosity, and environmental awareness. As the overall objective, the work seeks to emphasize the importance and the relationship of microbiology in the content of the science discipline, analyzing how it is addressed in educational guiding documents and textbooks used in teaching practice. The research methodology is classified as qualitative, hypothetical-deductive, descriptive, bibliographic, and documentary. The results obtained highlight and assess the skills of the BNCC (National Common Core Curriculum), which directly address content in the field of microbiology. The identified skills and competencies can be associated with health, environmental issues, and sustainability. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Marilene Donadel (marilene.donadel@unioeste.br) on 2024-04-12T23:16:08Z No. of bitstreams: 1 Roberta_Ferreira_2023.pdf: 844705 bytes, checksum: 91115feea794b738c36de6480a38261c (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-04-12T23:16:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Roberta_Ferreira_2023.pdf: 844705 bytes, checksum: 91115feea794b738c36de6480a38261c (MD5) Previous issue date: 2023-12-20 | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual do Oeste do Paraná | por |
dc.publisher.department | Centro de Engenharias e Ciências Exatas | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UNIOESTE | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
dc.subject | Ensino de Microbiologia | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.subject | Desenvolvimento sustentável | por |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Microbiology teaching | eng |
dc.subject | Learning | eng |
dc.subject | Sustainable development | eng |
dc.subject | Environmental education | eng |
dc.subject.cnpq | OUTROS | por |
dc.title | A microbiologia no contexto do ensino de ciências e sua inserção no livro didático para os anos iniciais do ensino fundamental. | por |
dc.title.alternative | Microbiology in the context of science teaching and its insertion in the textbook for the early years of elementary school | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.publisher.campus | Toledo | por |
Appears in Collections: | Mestrado em Ciências Ambientais (TOL) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Roberta_Ferreira_2023.pdf | 824.91 kB | Adobe PDF | View/Open Preview |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.