Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7135
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFerreira, Roberta Alves da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6578892734660388por
dc.contributor.advisor1Buzanello-Martins, Cleide Viviane-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0380880522220338por
dc.contributor.advisor-co1Eckstein, Luiz Carlos-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0902993356114554por
dc.contributor.referee1Buzanello-Martins, Cleide Viviane-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0380880522220338por
dc.contributor.referee2Baumgartner, Dirceu-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1704962046056402por
dc.contributor.referee3Lemes, Adelize Trentin-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2121638750811193por
dc.date.accessioned2024-04-12T23:16:08Z-
dc.date.issued2023-12-20-
dc.identifier.citationFERREIRA, Roberta Alves da Silva. A microbiologia no contexto do ensino de ciências e sua inserção no livro didático para os anos iniciais do ensino fundamental.. 2023. 68 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Toledo, 2023.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/7135-
dc.description.resumoO estudo destaca a relevância de uma abordagem adequada e contextualizada da microbiologia para a promoção de uma aprendizagem significativa e a construção de uma cidadania consciente e responsável. A presente dissertação tem como finalidade utilizar como referencial didático os conteúdos da disciplina de ciências relacionados a microbiologia, analisando os documentos norteadores da educação e sua inserção nos livros didáticos, utilizados nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, na busca de promover a educação ambiental e o desenvolvimento sustentável. Nesse sentido como justificativa a inclusão da microbiologia nos livros didáticos para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental não apenas para fortalecer o conhecimento científico dos alunos, mas também estimula habilidades cognitivas, curiosidade e consciência ambiental. Como objetivo geral o trabalho busca enfatizar a importância e a relação da microbiologia no conteúdo da disciplina de ciências, analisando como está contemplada nos documentos norteadores da educação e nos livros didáticos utilizados na prática docente. A metodologia da pesquisa classifica-se como qualitativa, hipotético-dedutiva, descritiva, bibliográfica e documental. Os resultados obtidos são destacados e avaliados as habilidades da BNCC, que tratam diretamente de conteúdos na área da microbiologia. As habilidades e competências encontradas podem ser associados a saúde, a questões ambientais e a sustentabilidade.por
dc.description.abstractThe study highlights the relevance of an appropriate and contextualized approach to microbiology for promoting meaningful learning and the construction of conscious and responsible citizenship. The present dissertation aims to use the contents of the science discipline related to microbiology as a didactic reference, analyzing educational guiding documents and their integration into textbooks used in the Initial Years of Elementary Education, in the quest to promote environmental education and sustainable development. In this sense, the inclusion of microbiology in textbooks for the initial years of elementary education serves not only to strengthen students' scientific knowledge but also to stimulate cognitive skills, curiosity, and environmental awareness. As the overall objective, the work seeks to emphasize the importance and the relationship of microbiology in the content of the science discipline, analyzing how it is addressed in educational guiding documents and textbooks used in teaching practice. The research methodology is classified as qualitative, hypothetical-deductive, descriptive, bibliographic, and documentary. The results obtained highlight and assess the skills of the BNCC (National Common Core Curriculum), which directly address content in the field of microbiology. The identified skills and competencies can be associated with health, environmental issues, and sustainability.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Marilene Donadel (marilene.donadel@unioeste.br) on 2024-04-12T23:16:08Z No. of bitstreams: 1 Roberta_Ferreira_2023.pdf: 844705 bytes, checksum: 91115feea794b738c36de6480a38261c (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-04-12T23:16:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Roberta_Ferreira_2023.pdf: 844705 bytes, checksum: 91115feea794b738c36de6480a38261c (MD5) Previous issue date: 2023-12-20eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Engenharias e Ciências Exataspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Ambientaispor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEnsino de Microbiologiapor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectMicrobiology teachingeng
dc.subjectLearningeng
dc.subjectSustainable developmenteng
dc.subjectEnvironmental educationeng
dc.subject.cnpqOUTROSpor
dc.titleA microbiologia no contexto do ensino de ciências e sua inserção no livro didático para os anos iniciais do ensino fundamental.por
dc.title.alternativeMicrobiology in the context of science teaching and its insertion in the textbook for the early years of elementary schooleng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusToledopor
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Ambientais (TOL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Roberta_Ferreira_2023.pdf824.91 kBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.