Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7118
Tipo do documento: Dissertação
Title: O processo de ensino e aprendizagem de noções matemáticas na Educação Infantil dos países fundadores do Mercosul: uma Revisão Sistemática da Literatura.
Other Titles: The process of teaching and learning mathematical notions in Early Childhood Education in the founding countries of Mercosur: a Systematic Literature Review
Autor: Warken, Clara Inês 
Primeiro orientador: Bezerra, Renata Camacho
Primeiro coorientador: Caetano, Richael Silva
Primeiro membro da banca: Silva, Luciana Del Castanhel Peron da
Segundo membro da banca: Vertuan, Rodolfo Eduardo
Terceiro membro da banca: Pirola, Nelson Antonio
Resumo: Neste trabalho, apresentamos e discutimos O processo de ensino e aprendizagem de noções matemáticas na Educação Infantil dos países fundadores do Mercosul: uma Revisão Sistemática da Literatura. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e qualitativa, realizada na área da Educação Matemática, que teve como objetivo compreender como ocorre o processo de ensino e aprendizagem de noções matemáticas na Educação Infantil dos países fundadores do Mercado Comum do Sul (Mercosul), considerando aspectos evidenciados em pesquisas já realizadas. O Mercosul é um bloco econômico fundado pelos países Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, cujos sistemas educacionais possuem algumas diferenças quanto ao funcionamento, mas são compostos pelos mesmos níveis de ensino: infantil, fundamental, médio e superior, embora com denominações específicas. A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, compreende o período que vai do nascimento até os cinco anos de idade e é obrigatória no último ano em todos os países membros do Mercosul. Nessa etapa, as crianças constroem/desenvolvem conhecimentos relacionados às diversas áreas do saber, em particular, à Matemática, por meio da abordagem de diferentes noções matemáticas. Nesse sentido, a presente pesquisa busca responder à seguinte pergunta norteadora: Em que aspectos o processo de ensino e aprendizagem das noções matemáticas na Educação Infantil dos países fundadores do Mercosul se difere ou se aproxima, com base em pesquisas já realizadas? Buscando respondê-la, realizamos a produção de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) nas seguintes Bases de dados: SciELO, SCOPUS, Google Acadêmico, Redalyc, LILACS e Dialnet. Ao final do processo, encontramos setenta e sete trabalhos que foram procedidos à análise interpretativa. Os aspectos evidenciados acerca do processo de ensino e aprendizagem das noções matemáticas na Educação Infantil, em particular, na fase pré-escolar da Argentina, do Brasil e do Uruguai, foram categorizados de acordo com as informações sobre os professores e suas práticas e sobre as crianças e suas vivências. Os resultados obtidos nos mostram várias semelhanças, dentre elas a valorização das experiências e do cotidiano das crianças, a adaptação do ensino às suas características individuais, a promoção do protagonismo infantil, o uso do lúdico e a centralidade do ensino no conceito de número. As principais diferenças consistem no enfoque dos trabalhos, os argentinos destacam a prática com tecnologias, os brasileiros valorizam a modelagem matemática e os uruguaios reconhecem a importância da participação familiar. No geral, a utilização de jogos e brincadeiras é uma constante e os professores estão em processo de refletir sobre as suas práticas, visando aprimorar o ensino de noções matemáticas e promover o desenvolvimento integral das crianças em contextos educacionais diversos.
Abstract: In this paper, we present and discuss The process of teaching and learning mathematical notions in early childhood education in the founding countries of Mercosur: a Systematic Literature Review. This is a bibliographical and qualitative study, carried out in the field of Mathematics Education, to understand how the process of teaching and learning mathematical notions takes place in Early Childhood Education in the founding countries of the Southern Common Market (Mercosur), considering aspects highlighted in previous studies. Mercosur is an economic bloc founded by the countries of Argentina, Brazil, Paraguay, and Uruguay, whose educational systems have some differences in the way they work but are made up of the same levels of education: nursery, primary, secondary, and higher education, although under specific names. Early childhood education, the first stage of basic education, covers the period from birth to five years of age and is compulsory in the last year in all Mercosur member countries. In this stage, children construct/develop knowledge related to different areas of knowledge, especially mathematics, by approaching different mathematical concepts. In this sense, this research seeks to answer the following guiding question: In what aspects does the teaching and learning process of mathematical notions in early childhood education in the founding countries of Mercosur differ or converge, based on the research already carried out? To answer this question, we conducted a Systematic Literature Review (SLR) in the following databases: SciELO, SCOPUS, Google Scholar, Redalyc, LILACS, and Dialnet. At the end of the process, we found seventy-seven papers that were subjected to an interpretative analysis. The aspects revealed about the process of teaching and learning mathematical concepts in early childhood education, especially in the preschool phase in Argentina, Brazil, and Uruguay, were categorized according to the information about the teachers and their practices and the children and their experiences. The results show several similarities, including valuing children's experiences and daily lives, adapting teaching to their characteristics, promoting children's protagonism, using play, and centering teaching on the concept of numbers. The main differences lie in the focus of the work: the Argentinians emphasize practice with technology, the Brazilians value mathematical modeling, and the Uruguayans recognize the importance of family participation. In general, the use of games and play is a constant, and teachers are in the process of reflecting on their practices to improve the teaching of mathematical concepts and promote the integral development of children in different educational contexts.
Keywords: Educação Matemática
Educación Inicial
Infância
Crianças
Niños
Mathematics Education
Educación Inicial
Infancy
Children
Niños
CNPq areas: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática
Campun: Cascavel
Citation: Warken, Clara Inês. O processo de ensino e aprendizagem de noções matemáticas na Educação Infantil dos países fundadores do Mercosul: uma Revisão Sistemática da Literatura..2024. 176 f. Dissertação( Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7118
Issue Date: 4-Mar-2024
Appears in Collections:Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CLARA INÊS WARKEN.pdfArquivo completo3.39 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.