Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7116
Tipo do documento: Dissertação
Title: Metodologias de Ensino e seus desdobramentos: percepção de professores em formação inicial em Ciências Biológicas
Other Titles: Teaching methodologies and their consequences: perceptions of teachers in initial training in biological sciences
Autor: Paz, Milena Sávio Pastorini 
Primeiro orientador: Ferraz
Primeiro coorientador: Lima, Bárbara Grace Tobaldini de
Primeiro membro da banca: Hoffmann, Marilisa Bialvo
Segundo membro da banca: Strieder, Dulce Maria
Terceiro membro da banca: Cacciamani, Jackson Luís Martins
Resumo: Apesar de se encontrar no cerne da prática docente, as Metodologias de Ensino são muitas vezes compreendidas de modo trivial, sendo este termo empregado de maneira confusa e pouco refletida, sem definição clara de seu significado e relevância. Este trabalho tem como eixo central as Metodologias de Ensino no âmbito do Ensino de Ciências e a maneira com que elas são percebidas e empregadas por professores em formação inicial em Ciências Biológicas a partir da seguinte questão investigativa: o que se revela quando os professores em formação inicial escolhem a Metodologia de Ensino em sua aula? Os participantes da pesquisa foram cinco acadêmicos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade pública do oeste do Paraná, que cursaram a disciplina de Estágio Supervisionado em Ciências no ano de 2022. Por meio de uma pesquisa de natureza qualitativa, com base epistêmica fenomenológica, almejamos entender as percepções sobre esse fenômeno (Metodologia de Ensino). Constituíram o corpus de pesquisa os relatórios de estágio produzidos pelos participantes e entrevistas do tipo semiestruturadas. Para analisar os dados, adotamos a Análise Textual Discursiva (ATD). Foram construídas três categorias finais denominadas como: 1) Percepções multifacetadas e descontinuadas sobre a própria formação; 2) Entre a expectativa e a realidade, um abismo: o querer não materializado no plano de aula; 3) Emaranhado significativo: como Metodologia de Ensino é percebida e adotada no contexto do Estágio Supervisionado em Ciências. Os resultados da primeira categoria apontam para uma compreensão fragmentada sobre a própria formação e sobre o processo de Estágio. A segunda categoria discorre sobre as dificuldades e desafios enfrentados para planejar as aulas de regência alinhada com uma autonomia restrita na escolha metodológica experienciada pelos acadêmicos participantes ao longo de todo o processo de Estágio. Identificamos uma dificuldade em transpor o que almejam enquanto professores e o que empregam em suas práticas docentes, e dificuldade de refletir criticamente sobre a própria atuação. Já na terceira categoria há uma percepção nebulosa e emaranhada sobre o termo Metodologia de Ensino, sendo percebida como um conjunto de técnicas ou apenas restringindo-se a dimensão operacional da aula. Há, ainda, uma incongruência de termos, tal como o significado de Didática, por exemplo. Consideramos a existência de uma compreensão ainda imatura sobre a formação de professores com dificuldades em olhar com mais abrangência para o curso de licenciatura. Do mesmo modo, o Estágio mostra-se como uma experiência potencialmente formativa e coletiva, no entanto, o processo reflexivo efetivo não ocorre e pouca importância é dada às questões do planejamento, como as Metodologias de Ensino.
Abstract: Despite being found at the heart of teaching practice, Teaching Methodologies are often understood in a trivial way, with this term being used in a confusing and little reflected way, without a clear definition of its meaning and relevance. This work has as its central axis Teaching Methodologies within the scope of Science Teaching and the way in which they are perceived and used by teachers in initial training in Biological Sciences based on the following investigative question: what is revealed when teachers in initial training choose the Teaching Methodology in their class? The research participants were five academics from the Biological Sciences Degree course at a public university in western State of Paraná, who took the Supervised Science Internship discipline in 2022. Through qualitative research, with a phenomenological epistemic basis, we aim to understand the perceptions about this phenomenon (Teaching Methodology). The research corpus consisted of internship reports produced by participants and semi-structured interviews. To analyze the data, we adopted the Discursive Textual Analysis (DTA). Three final categories were constructed, named as: 1) Multifaceted and discontinued perceptions about their own training; 2) Between expectation and reality, an abyss: the desire not materialized in the lesson plan; 3) Significant entanglement: how Teaching Methodology is perceived and adopted in the context of the Supervised Internship in Science. The results of the first category point to a fragmented understanding of their own training and the Internship process. The second category discusses the difficulties and challenges faced in planning conducting classes in line with restricted autonomy in the methodological choice experienced by the participating academics throughout the entire Internship process. We identified a difficulty in conveying what they aim for as teachers and what they employ in their teaching practices, and difficulty in reflecting critically on their own performance. In the third category, there is a nebulous and tangled perception of the term Teaching Methodology, being perceived as a set of techniques or just being restricted to the operational dimension of the class. There is also an incongruity in terms, such as the meaning of Didactics, for instance. We consider the existence of a still immature understanding of teacher training with difficulties in looking more comprehensively at the degree course. Likewise, the Internship shows to be a potentially formative and collective experience, however, the effective reflective process does not occur and little importance is given to planning issues, such as Teaching Methodologie
Keywords: Metodologia de Ensino
Formação de Professores
Estágio Curricular Supervisionado
Ciências Biológicas
Teaching Methodology
Teacher Training
Supervised Curricular Internship
Biological Sciences
CNPq areas: EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática
Campun: Cascavel
Citation: Paz, Milena Sávio Pastorini. Metodologias de Ensino e seus desdobramentos: percepção de professores em formação inicial em Ciências Biológicas. 2024. 258 f. Dissertação( Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7116
Issue Date: 20-Feb-2024
Appears in Collections:Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Milena Sávio Pastorini Paz.pdfArquivo completo3.28 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.