Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7108
Tipo do documento: Dissertação
Title: TDAH, CIBERESPAÇO E APRENDÊNCIA: UMA RELAÇÃO DE ENCONTROS, AFETIVIDADES, CONHECIMENTO E APRENDÊNCIA
Other Titles: ADHD, CYBERSPACE AND LEARNING: A RELATIONSHIP OF ENCOUNTERS, AFFECTIVITIES, KNOWLEDGE AND LEARNING
Autor: Santos, Eloane Furquim dos 
Primeiro orientador: Molin, Beatriz Helena Dal
Primeiro membro da banca: Thomé, Zeina Corrêa Rebouças
Segundo membro da banca: Monteiro, Cláudia Guerra
Terceiro membro da banca: Fachin, Paulo
Quarto membro da banca: Ristow, Marcia
Resumo: As pesquisas e descobertas na área da neurociência na educação, aliadas ao conceito de ciberespaço, representam uma evolução para o âmbito do processo de aprendência. O estudo da neurociência aplicada à educação, por conseguinte, constitui um processo instigante e desafiador, que possibilita aos profissionais da área uma melhor compreensão acerca dos transtornos de aprendizagem, em especial do TDAH (TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE), capacitando tais agentes a identificar e a lidar com os referidos casos. Diante disso, o trabalho ora apresentado propõe um estudo sobre a contribuição da neuro educação, aliada ao ciberespaço, para o processo de aprendência do aprendente, bem como sobre a participação dos professores nesse itinerário. O trabalho contribuirá para o desenvolvimento de todos os envolvidos na referida relação, em especial aos docentes, que, muitas vezes, não têm sabido lidar com crianças com transtornos do neurodesenvolvimento biológico. Almejamos, com efeito, que a neurociência possa instaurar-se nas escolas, mostrando ao corpo docente novos caminhos para a aprendizagem cognitiva. Concluímos, por fim, que a neurociência na educação introduz fatos antes desconhecidos no processo de aprendência, e, através dela, entendemos as emoções e desvendamos os mistérios que envolvem a região da cognição, da linguagem e da escrita, além de mecanismos atencionais e comportamentais de crianças com TDAH e transtornos de aprendizagem. Outrossim, o estudo destaca que a afetividade está ligada à capacidade que os seres humanos possuem de serem afetados pelos sentidos, pelas sensações e pelas compreensões e, como de maneira efetiva, o Ciberespaço, através de aplicativos cognitivos e das redes sociais, pode contribuir como fonte de informação e conhecimento referente ao aludido transtorno.
Abstract: The research and discoveries in neuroscience in education, combined with the concept of cyberspace, they represent an evolution in the learning process. The study of neuroscience in education, therefore, constitutes an instigating and challenging process, which enables professionals to have a better understanding of learning disabilities, especially ADHD (ADVERSE LEARNING DISORDERS), enabling them to identify and deal with these cases. Consequently, this paper proposes a study on the contribution of neuro-education, allied to cyberspace, for the students' learning process, as well as on the teachers' participation in this itinerary. The work will contribute to the development of all those involved in this relationship, especially teachers, who, sometimes, don’t know how to deal with children with learning disabilities. It is hoped, in fact, that neuroscience may visit schools, showing the teaching staff new paths for cognitive learning. In conclusion, neuroscience in education introduces previously unknown facts into the learning process, and, through it, we can understand the emotions and unravel the mysteries surrounding cognition, language, and writing, as well as the attentional and behavioral mechanisms of children with learning disabilities and ADHD. In addition, the article highlights that affectivity is linked to the ability that humans must be affected by the senses, by the sensations, and by the understandings, and how effectively the cyberspace, through cognitive applications and social networks, can contribute as a source of information and knowledge regarding the mentioned disorder.
Keywords: TDAH
Neurociência aplicada à educação
Ciberespaço
Compreensões
Afetividades
ADHD
Neuroscience in Education
Cyberspace
Understandings
.Affectivities
CNPq areas: LINGUAGEM E SOCIEDADE
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Letras
Campun: Cascavel
Citation: Santos, Eloane Furquim dos. TDAH, CIBERESPAÇO E APRENDÊNCIA: UMA RELAÇÃO DE ENCONTROS, AFETIVIDADES, CONHECIMENTO E APRENDÊNCIA. 2023. 112 f. Dissertação( Mestrado em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7108
Issue Date: 9-Dec-2023
Appears in Collections:Mestrado em Letras (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ELOANE FURQUIM DOS SANTOS.pdfArquivo completo4.93 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.