Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7081
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMorandi, Cassiana Patricia-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4480840351214189por
dc.contributor.advisor1Francischett, Mafalda Nesi-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8041231173562955por
dc.contributor.referee1Francischett, Mafalda Nesi-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8041231173562955por
dc.contributor.referee2Mello, Alessandra de Fatima Giacomet-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7860133198926975por
dc.contributor.referee3Biz, Ana Claudia-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8651921144403875por
dc.contributor.referee4Toffolo, Geliane-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/8798230263542489por
dc.date.accessioned2024-03-12T13:25:23Z-
dc.date.issued2023-12-19-
dc.identifier.citationMORANDI, Cassiana Patrícia. O contexto da inclusão nas produções de pós-graduação em educação das IES do Paraná de 2015 a 2022. 2023. 174 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2023.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/7081-
dc.description.resumoEsta pesquisa foi desenvolvida durante o curso de Mestrado no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, na área de concentração: Educação, na linha de pesquisa Cultura,Processos Educativos e Formação de Professores, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE. O objetivo principal foi avaliar o contexto da inclusão, enquanto fenômeno escolar, no modo como se apresenta nas produções científicas, desenvolvidas nos cursos stricto sensu em Educação nas Instituições Estaduais do Paraná (IES/PR),no período de 2015 a 2022. Apresentamos um breve histórico e a legalidade da educação inclusiva, naquilo que traz garantia ao direito à educação, conforme leis que tratam a inclusão como direito fundamental de todos, pauta defendida para todos, com base nos direitos humanos.Abordamos a educação inclusiva no Brasil e no Paraná, seguimos por esta linha de pensamento que, através das políticas públicas, tem o objetivo de incluir no ensino básico aqueles que possuem algum tipo de necessidade educacional especial. Esta pesquisa é de cunho qualitativo e de metodologia bibliográfica. Buscamos pelos arcabouços nas dissertações e nas teses concluídasde 2015 a 2022, nas sete instituições públicas estaduais de Ensino Superior do Estado do Paraná que ofertam cursos de Pós-graduação stricto sensu em educação. Destas, cinco são as que têm dissertações e teses concluídas: Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Os resultados obtidos permitem afirmar que a inclusão está sendo objeto de estudo das instituições de ensino superior do Paraná, em um contexto de discussão e reflexão de como está se efetivando essa inclusão e como esse desafio está sendo enfrentado no meio educacionalpor
dc.description.abstractThis research was developed during the Master's program in the Stricto Sensu Postgraduate Program in Education, in the concentration area: Education, in the research line Culture, Educational Processes and Teacher Training, at the State University of Western Paraná– UNIOESTE. The main objective is to evaluate the context of inclusion as a school phenomenon, in the way it is presented in scientific productions, developed in stricto sensu courses in Education at State Institutions of Paraná (IES/PR), in the period from 2015 to 2022. We present a brief history and the legality of inclusive education, ensuring the right to education according to laws that treat inclusion as a fundamental right for all, advocating for everyone based on human rights. We address inclusive education in Brazil and Paraná,following this line of thought that seeks, through public policies, to include in basic education those with some type of special educational needs. This qualitative research employs bibliographic methodology. We sought frameworks in dissertations and theses completed from2015 to 2022, in the seven public state Higher Education Institutions in the State of Paraná that offer stricto sensu postgraduate courses in education. Of these, five have completed dissertations and theses: State University of Londrina - UEL, State University of Maringá - UEM; State University of Ponta Grossa - UEPG; State University of the Midwest - UNICENTRO; State University of Western Paraná - UNIOESTE. The results obtained allow usto affirm that inclusion is the subject of study in higher education institutions in Paraná, in acontext of discussion and reflection on how this inclusion is being implemented and how this challenge is being addressed in the educational environment.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Juliana Correa (juliana.correa@unioeste.br) on 2024-03-12T13:25:23Z No. of bitstreams: 1 Cassiana P. Morandi 23.pdf: 3138331 bytes, checksum: 6b7560b510b6850c408ab6094c98e471 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-03-12T13:25:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Cassiana P. Morandi 23.pdf: 3138331 bytes, checksum: 6b7560b510b6850c408ab6094c98e471 (MD5) Previous issue date: 2023-12-19eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Humanaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEducação inclusivapor
dc.subjectProdução científicapor
dc.subjectRevisão científicapor
dc.subjectInclusive educationeng
dc.subjectScientific productioneng
dc.subjectScientific revieweng
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS:EDUCAÇÃOpor
dc.titleO contexto da inclusão nas produções de pós-graduação em educação das IES do Paraná de 2015 a 2022por
dc.title.alternativeThe context of inclusion in postgraduate productions of higher education institutions in Paraná from 2015 to 2022eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusFrancisco Beltrãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação (FBE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Cassiana P. Morandi 23.pdf3.06 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.