Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7069
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorTriaca, Jessica Valdati-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5659125711258733por
dc.contributor.advisor1Langaro, Cleiser Schenatto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2455961417762465por
dc.contributor.referee1Vedovato, Luciana-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5242496231137438por
dc.contributor.referee2Matias, Felipe dos Santos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6445143829419095por
dc.date.accessioned2024-03-08T13:58:26Z-
dc.date.issued2023-10-06-
dc.identifier.citationTriaca, Jessica Valdati. Diálogos carnavalescos: o risco reflexivo em Caim. 2023. 124 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu - PR.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/7069-
dc.description.resumoEste estudo tem como corpus literário o romance Caim (2009), de José Saramago, e voltou-se para análise da sua linguagem paródica, carnavalesca e irônica, a qual instaura o riso questionador e reflexivo ao dialogar com narrativas bíblicas. A análise priorizou as passagens que parodiam as narrativas de Adão e Eva, Caim e Abel, Sodoma e Gomorra, Abraão e Isaac, O sacrifício de Jó e a Arca de Noé. A interpretação de excertos visou comparar as narrativas e refletir sobre os propósitos estéticos das (des)construções do escritor português, primeiro e único em língua portuguesa a ser agraciado com o título de Nobel em literatura. Nesse percurso exploramos o emprego desses recursos, os quais instauram o diálogo com os leitores, ampliam as reflexões sobre tudo o que é sério, dogmático e considerado sagrado. O amparo teórico consistiu em Bakhtin (1996), Fourastié (1985), Minois (2003), Hutcheon (1985-2000), Lopes (2010), Ferraz (2012), Moisés (2004), Alberti (2011), Duarte (2006), entre outros. As reflexões aludem para a compreensão de que os recursos como os da ironia, do riso carnavalizado e paródico, ao causar o destronamento daquilo que é autoritário, contribuem na formação crítica reflexiva dos leitores, promovem autonomia de pensamento e ampliam a cosmovisão. Dessa maneira, a narrativa saramaguiana, escrita a partir desses mecanismos, faz com que surjam diferentes pontos de vista e possibilidades para as narrativas bíblicas, assim como para discursos que ocupam os lugares do sério, do sagrado e ou que se pretendem inquestionáveis. Considerou-se que a obra e seus percursos reflexivos contribuem na formação dos leitores, os quais são provocados a diálogos que expandem potencialmente os modos de compreender o mundo e os discursos aos quais estão em contato na vida cotidiana.por
dc.description.abstractThis study has as literary corpus the novel entitled Caim (2009), written by the Portuguese author José Saramago. The analysis turned to the elaboration of the parodic, carnival and ironic language, which establishes a reflective and questioning laughter when dialogue with scriptural narratives. The studied Bible passages were: Adam and Eve, Cain and Abel, Sodom and Gomorra, Abraham and Isaac, The Job’s sacrifice and the No ah’s Ark. Therefore, the excerpts interpretation aims to compare the narratives and reflect about the esthetic purposes of the Portuguese writer constructions, thus far the only in Portuguese language to be awarded with the Nobel Prize title in literature. In this path we explore the usage of these resources, which establish the dialogue with the readers, expand the reflections about what is serious, dogmatic and holy, such as the Bible narratives. As theoretical sources were used the authors Bakhtin (1996), Fourastié (1985), Minois (2003), Hutcheon (1985-2000), Lopes (2010), Ferraz (2012), Moisés (2004), Alberti (2011), Duarte (2006) and others. The reflections allude to the comprehension which sources, for instance, irony, carnival and parodic laughter, when cause the dethronement of arbitrary things, promote the criticality, autonomy thought and expand the cosmovision. Consequently, the saramaguian narrative, written stem from these mechanisms, causes the emergence of different points of view and possibilities to the bible narrative, as well as for discoursers which occupy serious, sacred and unquestionable places. It was considered which the romance and its reflexive courses add to readers development, whom are provoked to dialogues which potentially expands the ways to understand the world and the discoursers which are in contact with daily life.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Katia Abreu (katia.abreu@unioeste.br) on 2024-03-08T13:58:26Z No. of bitstreams: 1 Jessica_Valdati_Triaca_2023.pdf: 788910 bytes, checksum: 04cb9903e4c61aba693e561cb1df8af8 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-03-08T13:58:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Jessica_Valdati_Triaca_2023.pdf: 788910 bytes, checksum: 04cb9903e4c61aba693e561cb1df8af8 (MD5) Previous issue date: 2023-10-06eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação Letras e Saúdepor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectRiso reflexivopor
dc.subjectParódia e carnavalizaçãopor
dc.subjectFormação de leitorespor
dc.subjectReflexive laughtereng
dc.subjectParody and carnavalizationeng
dc.subjectReaders developmenteng
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESpor
dc.titleDiálogos carnavalescos: o risco reflexivo em Caimpor
dc.title.alternativeCarnival dialogues: the reflexive laughter in Caimeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusFoz do Iguaçupor
Appears in Collections:Mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteiras (FOZ)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Jessica_Valdati_Triaca_2023.pdfDocumento principal770.42 kBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.