Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7045
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCarneiro, Alexandra Carlesso-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6571575472575356por
dc.contributor.advisor1Martins, Suely Aparecida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2450774413938872por
dc.contributor.referee1Martins, Suely Aparecida-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2450774413938872por
dc.contributor.referee2Santos, Franciele Soares dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8310447915314417por
dc.contributor.referee3Silva, Filomena Lucia Gossler Rodrigues da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9115883879758456por
dc.date.accessioned2024-02-26T13:11:42Z-
dc.date.issued2023-11-07-
dc.identifier.citationCARNEIRO, Alexandra Carlesso. O novo ensino médio na Escola de Educação Básica Padre Antônio Vieira em Ipuaçu–SC: o componente curricular “projeto de vida” e a formação dos jovens. 2023. 194 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2023.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/7045-
dc.description.resumoEste trabalho integra a Linha de Pesquisa Sociedade, Conhecimento e Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Francisco Beltrão - PR. O objeto de estudo é o Novo Ensino Médio (NEM) na Escola de Educação Básica (EEB) Padre Antônio Vieira, em Ipuaçu – SC, com ênfase no componente curricular “Projeto de Vida” e na formação dos jovens. Essa etapa final da Educação Básica vem sendo motivo de discussões de setores não somente educacionais, mas também políticos e econômicos, algo intensificado com a publicação da Lei nº 13.415/2017, que aprovou a implementação do NEM nas escolas, a partir de um currículo flexível formado por componentes curriculares, tais como o Projeto de Vida, cujo escopo é orientar a conduta dos jovens quanto aos seus desejos, sonhos e destinos profissionais. O objetivo desta pesquisa, de abordagem qualitativa, foi analisar o componente curricular Projeto de Vida no processo de implementação do NEM na EEB Padre Antônio Vieira, no município de Ipuaçu - SC. Os procedimentos metodológicos e epistemológicos da pesquisa são baseados no materialismo histórico-dialético, por meio de um estudo de caso, realizado a partir de entrevistas semiestruturadas com estudantes do NEM e professores que trabalham com o componente curricular Projeto de Vida, além de análise de documentos e revisão bibliográfica sobre a temática. Para compreender o processo de contrarreforma do Ensino Médio, realizou-se um estudo dessa etapa da Educação Básica e das reformas que aconteceram ao longo dos anos, a partir da década de 1990 até a atualidade. No primeiro capítulo, aborda-se a dualidade da sociedade de classes e como isso também é encontrado na educação dos jovens. No segundo capítulo, descreve-se como ocorreu o processo de implementação do NEM no Estado de Santa Catarina e na EEB Padre Antônio Vieira, que é uma das 120 escolas-piloto. Por fim, no terceiro capítulo, analisaram-se o componente curricular Projeto de Vida e suas (in)certezas na formação das juventudes na EEB Padre Antônio Vieira. Como resultados, verifica-se que há contradições no processo de implementação do NEM, pois está centrado em uma ideologia neoliberal, faz com que a escola ofereça uma educação voltado ao empreendedorismo e ao protagonismo juvenil, por meio do componente curricular Projeto de Vida, tendo como base a BNCC e uma educação com flexibilização curricular pautada em competências e habilidades, provocando um distanciamento dos saberes científicos.por
dc.description.abstractThis research was developed in the Society, Knowledge, and Education Research Line of the Postgraduate Program in Education (PPGE) of the State University of Western Paraná (Unioeste), Francisco Beltrão campus - PR. The object of the study is the Novo Ensino Médio (New High School - NHS) at the Escola de Educação Básica Padre Antônio Vieira (Basic Education School Padre Antônio Vieira), in Ipuaçu - SC, with an emphasis on the Projeto de Vida (Life Project) curriculum component and the training of young people. This final stage of basic education has been the subject of discussion not only in the education sector but also in the political and economic sectors, something that has intensified with the publication of Law No. 13,415/2017, which approved the implementation of NHS in schools, based on a flexible curriculum made up of curricular components, such as the Life Project, the scope of which is to guide the conduct of young people in terms of their desires, dreams and professional destinies. This qualitative research aimed to analyze the Life Project curriculum component in the NHS implementation process at Escola de Educação Básica Padre Antônio Vieira, in the municipality of Ipuaçu - SC. The research's methodological and epistemological procedures are based on historical-dialectical materialism, through a case study based on semi-structured interviews with NHS students and teachers who work with the Life Project curriculum component, as well as document analysis and a literature review on the subject. To understand the high school counter-reform process, we studied this stage of basic education and the reforms that have taken place over the years, from the 1990s to the present day. The first chapter discusses the duality of class society and how this is also found in the education of young people. The second chapter describes how NHS was implemented in the state of Santa Catarina and at Escola de Educação Básica Padre Antônio Vieira, which is one of the 120 pilot schools. Finally, the third chapter analyzes the Life Project curriculum component and its (in)certainties in the education of young people at Escola de Educação Básica Padre Antônio Vieira. The results show that there are contradictions in the process of implementing the NHS, as it is centered on a neoliberal ideology, which makes the school offer an education focused on entrepreneurship and youth protagonism, through the Life Project curriculum component, based on the National Common Curricular Base (Base Nacional Comum Curricular – BNCC -, in Portuguese) and an education with curricular flexibility based on competencies and skills, causing a distancing from scientific knowledge.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Juliana Correa (juliana.correa@unioeste.br) on 2024-02-26T13:11:42Z No. of bitstreams: 1 Alexandra Carlesso Carneiro 23.pdf: 2466760 bytes, checksum: 9c7e1e31f48f414bcfda750efc0a6aeb (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-02-26T13:11:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Alexandra Carlesso Carneiro 23.pdf: 2466760 bytes, checksum: 9c7e1e31f48f414bcfda750efc0a6aeb (MD5) Previous issue date: 2023-11-07eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Humanaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectReforma educacionalpor
dc.subjectNovo ensino médiopor
dc.subjectProjeto de vidapor
dc.subjectJuventudespor
dc.subjectSanta Catarinapor
dc.subjectEducational reformeng
dc.subjectNew high schooleng
dc.subjectLife projecteng
dc.subjectYoutheng
dc.subjectSanta Catarinaeng
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS:EDUCAÇÃOpor
dc.titleO novo ensino médio na Escola de Educação Básica Padre Antônio Vieira em Ipuaçu – SC: o componente curricular “projeto de vida” e a formação dos jovenspor
dc.title.alternativeThe new high school at the Padre Antônio Vieira Basic Education School in Ipuaçu-SC: the "life project" curriculum component and the formation of young peopleeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusFrancisco Beltrãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação (FBE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Alexandra Carlesso Carneiro 23.pdf2.41 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.