Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7042
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorHunhoff, Alice Regina-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1645984605960386por
dc.contributor.advisor1Umbelino, Janaina Damasco-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4550288548686353por
dc.contributor.referee1Umbelino, Janaina Damasco-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4550288548686353por
dc.contributor.referee2Zóia, Elvenice Tatiana-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9333984865024976por
dc.contributor.referee3Cisne, Margareth Feiten-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6854718224712801por
dc.date.accessioned2024-02-23T17:30:57Z-
dc.date.issued2023-10-19-
dc.identifier.citationHUNHOFF, Alice Regina. O pensamento matemático no período pré-escolar. 2023. 134f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão,2023.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/7042-
dc.description.resumoA presente pesquisa apresenta como tema A matemática no período Pré-escolar. É uma pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa, fundamentada na Teoria Histórico-Cultural. Ela se enquadra na Linha de Pesquisa Cultura, Processos Educativos e Formação de Professores do Programa de Pós-Graduação em Educação de Francisco Beltrão, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, e integra os estudos realizados pelo Grupo de Pesquisa sobre Ensino, Aprendizagem e Teoria Histórico-Cultural (GEPEATH). Por meio dela, buscamos compreender o desenvolvimento do pensamento matemático das crianças de três a cinco anos. Para atingir nosso objetivo, destacamos a importância de pesquisar e estabelecer relações entre a Matemática e o período pré-escolar, apoiadas nos resultados da revisão de literatura realizada e na relevância social da pesquisa, apontada pelos indicadores de qualidade da educação brasileira: Indicador de Alfabetismo Funcional (INAF) e Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Compreendemos como a criança de três a cinco anos aprende e se desenvolve, abordando a periodização do desenvolvimento da criança, o papel da atividade prática, das vivências da criança, do planejamento intencional e sistematizado do professor, da mediação e a atividade principal que integram a faixa etária definida. Em seguida, destacamos a formação dos conceitos e o nível correspondente, as características do desenvolvimento do pensamento da criança de três a cinco anos, o papel do pensamento empírico, a importância da pergunta e das situações emergentes do cotidiano no contexto educacional, apresentando as ações consideradas essenciais para desenvolver o pensamento do pré-escolar. Com base nisso, estabelecemos relações entre os três campos da Matemática ideais para serem trabalhados no período pré-escolar, sendo eles o numérico, o espacial e o das medidas, com os princípios encontrados. Também buscamos integrar teoria e prática, ao pensar em estratégias de ensino que sejam propulsoras de um desenvolvimento omnilateral para as crianças de três a cinco anos. Como resultado, verificamos que por mais que o pensamento matemático não se consolide na Educação Infantil, é nessa etapa que se estabelecem as bases que viabilizam a sua formação, e se dá por meio de três categorias principais: atividade prática, planejamento intencional e sistematizado; vivência. Essas três categorias estão interligadas, colaborando em conjunto para estabelecer os fundamentos do pensamento matemático nas crianças. Consideramos que compreender como o desenvolvimento do pensamento ocorre nessa fase inicial da educação, possibilita um planejamento intencional e sistemático. Isso permite uma atuação pedagógica direcionada para alcançar os objetivos que são atingidos por meio das atividades práticas articuladas à atividade principal da criança e significadas nas suas vivências. Essas, por sua vez, orientam o planejamento intencional e as atividades práticas. Portanto, de forma conjunta, tais categorias desempenham um papel fundamental ao promover e concretizar o desenvolvimento das bases do pensamento matemático, possibilitando uma aprendizagem efetiva e significativa referente à área da Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Por fim, sugerimos a continuação das investigações relacionadas ao desenvolvimento do pensamento matemático do pré-escolar, com o propósito de construir conhecimentos de forma colaborativa, nessa área demasiadamente importante para a educação.por
dc.description.abstractThe subject of this research is mathematics in the pre-school period. It is a bibliographical study, with a qualitative approach, based on the Historical-Cultural Theory. It is part of the Research Line Culture, Educational Processes and Teacher Training of the Postgraduate Program in Education in Francisco Beltrão, at the State University of Western Paraná - UNIOESTE, and is part of the studies carried out by the Research Group on Teaching, Learning and Cultural-Historical Theory (GEPEATH). Through it, we seek to understand the development of mathematical thinking in children aged three to five. To achieve our objective, we highlighted the importance of researching and establishing relationships between mathematics and the pre-school period, based on the results of the literature review carried out and the social relevance of the research, indicated by the quality indicators of Brazilian education: Functional Literacy Indicator (INAF) and Basic Education Development Index (IDEB). We understand how children between the ages of three and five learn and develop, addressing the periodization of child development, the role of practical activity, the child's experiences, the teacher's intentional and systematic planning, mediation and the main activity that make up the defined age group. Next, we highlight the formation of concepts and the corresponding level, the characteristics of the development of thinking in children aged between three and five, the role of empirical thinking, the importance of questions and situations emerging from everyday life in the educational context, presenting the actions considered essential for developing preschoolers' thinking. Based on this, we establish relationships between the three ideal fields of mathematics to be worked on in the preschool period, namely numerical, spatial and measurement, with the principles found. We also sought to integrate theory and practice by thinking of teaching strategies that would promote omnilateral development for children aged three to five. As a result, we found that although mathematical thinking is not consolidated in Early Childhood Education, it is at this stage that the foundations that enable its formation are established, and it happens through three main categories: practical activity, intentional and systematized planning, and experience. These three categories are interconnected and work together to establish the foundations of mathematical thinking in children. We believe that understanding how thinking develops at this early stage of education enables intentional and systematic planning. This allows for pedagogical action aimed at achieving the objectives that are reached through practical activities that are linked to the child's main activity and signified in their experiences. These, in turn, guide intentional planning and practical activities. Therefore, together, these categories play a fundamental role in promoting and realizing the development of the foundations of mathematical thinking, enabling effective and meaningful learning in the area of mathematics in the early years of elementary school. Finally, we suggest further research into the development of preschoolers' mathematical thinking, with the aim of building knowledge collaboratively in this area that is so important for education.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Juliana Correa (juliana.correa@unioeste.br) on 2024-02-23T17:30:57Z No. of bitstreams: 1 Alice Regina Hunhoff 2023.pdf: 1534318 bytes, checksum: b91c06736b817719ae39e2c8d14d9b7b (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-02-23T17:30:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Alice Regina Hunhoff 2023.pdf: 1534318 bytes, checksum: b91c06736b817719ae39e2c8d14d9b7b (MD5) Previous issue date: 2023-10-19eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Humanaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectPensamento matemáticopor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectTeoria histórico-culturalpor
dc.subjectOrganização do ensinopor
dc.subjectMathematical thinkingeng
dc.subjectEarly childhood educationeng
dc.subjectCultural-historical theory;eng
dc.subjectTeaching organization.eng
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOpor
dc.titleO pensamento matemático no período pré-escolarpor
dc.title.alternativeMathematical thinking in the pre-school periodeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusFrancisco Beltrãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação (FBE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Alice Regina Hunhoff 2023.pdf1.5 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.