Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7017
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRosa, Elcy Aparecida Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9585931256817410por
dc.contributor.advisor1Tureck, Lucia Terezinha Zanato-
dc.contributor.referee1Iacono, Jane Peruzo-
dc.contributor.referee2Pertile, Eliane Brunetto-
dc.date.accessioned2024-02-19T13:24:15Z-
dc.date.issued2023-11-07-
dc.identifier.citationRosa, Elcy Aparecida Silva. A educação especial expressa no currículo para a rede pública municipal de ensino de Cascavel (PR): algumas reflexões. 2023. 128 f. Dissertação(Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/7017-
dc.description.resumoA presente dissertação apresenta um estudo sobre a Educação Especial no Currículo para a Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel (PR) – Ensino Fundamental – anos iniciais, sendo elaborado em 2008 e reelaborado em 2020, com incorporação da Base Nacional Curricular Comum. O objetivo da pesquisa consiste em compreender como a Educação Especial é apresentada e pode se concretizar nos referidos Currículos, pois ela integra a práxis educativa, na perspectiva da Educação Inclusiva. Para alcançá-lo, a pesquisa analisa historicamente as concepções de deficiência e os processos de aprendizagem, do desenvolvimento humano e a educação, aspectos fundamentais da política pública de educação inclusiva e reflexões realizadas a partir da análise da educação especial presente no Currículo de 2008 e de sua revisão em 2020, e como são propostas as intervenções educativas para as áreas de deficiência. A fundamentação teórico-metodológica da pesquisa está embasada no materialismo histórico-dialético; enquanto que os fundamentos dos processos de aprendizagem e desenvolvimento na Teoria Histórico-Cultural, e a educação na Pedagogia Histórico Crítica, compreendendo que a educação faz parte da sociedade e é por ela determinada, estando em constante movimento, sendo necessário superar o senso comum. A metodologia de pesquisa consta de revisão da literatura com abordagem qualitativa e viés descritivo, com base em referenciais teóricos e documentais. A compreensão dos alunos que se constituem público da Educação Especial, em suas possibilidades de aprendizagem dos conteúdos escolares e desenvolvimento humano, amplia a atuação dos professores em sua prática pedagógica na busca por efetivar a educação inclusivapor
dc.description.abstractThis dissertation presents a study on Special Education in the Curriculum for the Municipal Public Education Network of Cascavel (PR) - Elementary Education - early years, being first prepared in 2008 and re-elaborated in 2020, with the incorporation of the Common National Curricular Base. The objective of the research is to understand how Special Education is presented and can be implemented in the aforementioned Curricula, as it is part of the educational praxis, from the perspective of Inclusive Education. To achieve this, the research historically analyzes the conceptions of disability and the learning processes, human development and education, fundamental aspects of public policy on inclusive education and reflections carried out based on the analysis of special education present in the 2008 Curriculum and of its review in 2020, and how educational interventions are proposed for areas of disability. The theoretical methodological basis of the research is based on historical-dialectic materialism; the foundations of learning and development processes in Historical-Cultural Theory, and education in Historical-Critical Pedagogy, understanding that education is part of society and is determined by it, being in constant movement, making it necessary to overcome common sense. The research methodology consists of a literature review with a qualitative approach and descriptive bias, based on theoretical and documentary references. The understanding of public students in Special Education, in their possibilities for learning school content and human development, expands the role of teachers in their pedagogical practice in the quest to implement inclusive education.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Edineia Teixeira (edineia.teixeira@unioeste.br) on 2024-02-19T13:24:15Z No. of bitstreams: 1 Elcy Aparecida Silva Rosa.pdf: 1709667 bytes, checksum: 66066fcfa37930091663a513a748eef6 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-02-19T13:24:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Elcy Aparecida Silva Rosa.pdf: 1709667 bytes, checksum: 66066fcfa37930091663a513a748eef6 (MD5) Previous issue date: 2023-11-07eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEducação Especialpor
dc.subjectAnálise históricapor
dc.subjectCurrículo do Ensino Fundamental - Anos Iniciaispor
dc.subjectEducação Inclusivapor
dc.subjectSpecial Educationeng
dc.subjectHistorical analysiseng
dc.subjectElementary School Curriculum - Early Yearseng
dc.subjectInclusive educationeng
dc.subject.cnpqEDUCAÇÃOpor
dc.titleA educação especial expressa no currículo para a rede pública municipal de ensino de Cascavel (PR): algumas reflexõespor
dc.title.alternativeSpecial education expressed in the curriculum for the municipal public education network of Cascavel (PR): some reflectionseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Elcy Aparecida Silva Rosa.pdfArquivo completo1.67 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.