Share |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/6995
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | A utilização da metodologia ativa: aprendizagem baseada em projetos para a alfabetização ecológica nos anos iniciais |
Other Titles: | The use of the active project-based learning: methodology for ecological literacy in the early years |
Autor: | Backes, Marciani Teresinha Petry ![]() |
Primeiro orientador: | Lindino, Terezinha Corrêa |
Primeiro membro da banca: | Lindino, Terezinha Corrêa |
Segundo membro da banca: | Ricardo, Letycia Lopes |
Terceiro membro da banca: | Bariccatti, Karen Hyelmager Gongora |
Resumo: | Instituída pela Lei nº 9.795/1999 e estabelecida nos currículos escolares do Paraná pela Lei nº 17505/2013, a Educação Ambiental tem como objetivo promover hábitos sustentáveis. Contudo, apesar de ser assegurada por esses documentos, ainda é um desafio trabalhá-la de forma interdisciplinar e contextualizada. Neste sentido, esta pesquisa teve como problema investigativo analisar a viabilidade da metodologia Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) na promoção da alfabetização ecológica pretendida pela Educação Ambiental Formal, em alunos do 5º ano de uma escola do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, do município de Toledo/PR. Para tanto, realizou-se uma Pesquisa-Ação educacional, utilizando técnicas de Levantamento Bibliográfico, Pesquisa documental, Pesquisa de Campo e Técnica de Análise de Conteúdo. Dentre os principais resultados, defende-se que a metodologia ABP contribuiu para o desenvolvimento da alfabetização ecológica, pois, por meio dos encaminhamentos metodológicos propostos, foi possível promover o desenvolvimento de habilidades de autonomia, proatividade, trabalho em grupo e curiosidade para a resolução de problemas nos alunos participantes. Tais habilidades são importantes e necessárias para a alfabetização ecológica e podem possibilitar a formação de um aluno com capacidade para ler e compreender o mundo, entender as relações entre sociedade e meio ambiente e ter atitudes assertivas em relação ao meio em que vive, promovendo assim, um novo tipo de cultura na sociedade, mais focada e preocupada com o meio ambiente. |
Abstract: | Instituted by Law No. 9,795/1999 and established in school curricula in Paraná by Law No. 17505/2013, Environmental Education aims to promote sustainable habits. However, despite being ensured by these documents, it is still a challenge to work on it in an interdisciplinary and contextualized way. In this regard, the investigative problem of this research was to analyze the viability of the Project-Based Learning (PBL) methodology in promoting ecological literacy intended by Formal Environmental Education, in students in the 5th year of an Elementary School – Early Years, in the city of Toledo/PR. Therefore, an educational Action Research was carried out, using techniques of Bibliographic Survey, Documentary Research, Field Research and Content Analysis Technique. Among the main results, it is argued that the PBL methodology contributed to the development of ecological literacy, as, through the proposed methodological approaches, it was possible to promote the development of autonomy skills, proactivity, group work and curiosity for solving problems in participating students. Such skills are important and necessary for ecological literacy and can enable the formation of a student with the ability to read and understand the world, understand the relationships between society and the environment and have assertive attitudes towards the environment in which they live, thus promoting a new type of culture in society, more focused and concerned about the environment. |
Keywords: | Metodologia ativa Educação ambiental formal Anos iniciais Active methodology Formal environmental education Early years |
CNPq areas: | OUTROS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Engenharias e Ciências Exatas |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais |
Campun: | Toledo |
Citation: | BACKES, Marciani Teresinha Petry. A utilização da metodologia ativa aprendizagem baseada em projetos para a alfabetização ecológica nos anos iniciais. 2023. 118 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Toledo, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/6995 |
Issue Date: | 18-Dec-2023 |
Appears in Collections: | Mestrado em Ciências Ambientais (TOL) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Marciani_Backes_2023.pdf | 5.24 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.