Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6962
Tipo do documento: Tese
Title: Ações Criativas de um grupo de estudantes ao lidar com atividades de Modelagem Matemática
Other Titles: Creative actions of a student group when dealing with Mathematical Modeling activities
Autor: Setti, Elenice Josefa Kolancko 
Primeiro orientador: Vertuan, Rodolfo Eduardo
Primeiro coorientador: Setti, Elenice Josefa Kolancko
Primeiro membro da banca: Gontijo, Cleyton Hércules
Segundo membro da banca: Almeida, Lourdes Maria Werle de
Terceiro membro da banca: Kluber, Tiago Emanuel
Quarto membro da banca: Boscarioli, Clodis
Resumo: A literatura que abarca a Modelagem Matemática na perspectiva da Educação Matemática, em grande parte, corrobora com a afirmação de que a realização de atividades de Modelagem pode desenvolver a criatividade dos estudantes ou, então, que para desenvolver uma atividade de Modelagem Matemática é necessário ter criatividade. Contudo, dentre as pesquisas que se dedicam a investigar especificamente as relações entre a criatividade e a Modelagem Matemática, há uma lacuna no que tange ao percurso da ação criativa de estudantes ao desenvolverem as atividades. Frente a isso, o interesse dessa pesquisa foi o de compreender como se constitui a ação criativa de um grupo de estudantes de um curso de Licenciatura em Matemática de uma universidade pública do oeste paranaense, ao lidar com atividades de Modelagem no contexto da disciplina de Modelagem Matemática I. Os objetivos específicos foram: realizar um levantamento analítico das pesquisas em Criatividade no contexto da Modelagem Matemática na perspectiva da Educação Matemática e compreender as manifestações das ações criativas de estudantes quando lidam com atividades de Modelagem Matemática. Tomamos como suporte teórico tanto a perspectiva da Psicologia Cultural da Criatividade, de Vlad Glăveanu, quanto da Imaginação Criativa, de Lev Vigotski. A partir dos resultados encontrados, temos a tese de que, para o grupo de estudantes analisados, a ação criativa ao lidar com atividades de Modelagem é constituída por interações dos estudantes e do professor mediador, que funcionam ora como gatilhos iniciais da ação criativa, ora como gatilhos de criação de uma ideia e ora, ainda, como inibidores e/ou reguladores da ação criativa. É a partir da liberdade, enquanto ato político, social, cultural e de pensamento, possibilitada pelo ambiente de Modelagem, que é possível que a necessidade de investigação seja desencadeada nos estudantes de modo a motivá los a trabalhar, colaborativamente, para produzir novos artefatos e dar novos sentidos a artefatos já existentes.
Abstract: The literature that covers Mathematical Modeling from the perspective of Mathematics Education largely corroborate the statement that performing Modeling activities can develop creativity in students or, alternatively, that creativity is a requirement for performing a Mathematical Modeling activity. However, previous research dedicated to investigate the connection between creativity and Mathematical Modeling show a gap when it comes to the pathway of students’ creative action when they are developing the activities. We therefore aimed to understand how the creative action occurs in Mathematics students dealing with Modeling activities in the context of a Mathematical Modeling I course offered in public university in western Paraná. The specifics goals of this study were to perform an analytical bibliographic review on Creativity in the context of Mathematical Modeling in perspective of Mathematics Education; and to understand the manifestations of students' creative actions when dealing with Mathematical Modeling activities. As theoretical support, we take the perspective of Vlad Glăveanu’s Cultural Psychology of Creativity, and Lev Vigotski’s Creative Imagination. Based on the results, we propose the thesis that, with respect to the student group analyzed, the creative action when dealing with Modeling activities is formed through interactions between students and between students and their mediator teachers. These interactions operate as triggers for the creative action or for the creation of an idea, as well as interventions that inhibit such action. It is from freedom - as a political, social, cultural and thought act made possible by the Modeling environment - that the need for investigation can be initiated in the students, in order to motivate them to work collaboratively in order to produce new artefacts and to give new meanings to existing artefacts.
Keywords: Educação Matemática
Psicologia Cultural da Criatividade
Criatividade Colaborativa
Criatividade no ensino e aprendizagem
Mathematics Education
Cultural Psychology of Creativity
Collaborative creativity
Creativity in teaching and learning
CNPq areas: EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática
Campun: Cascavel
Citation: Setti, Elenice Josefa Kolancko. Ações Criativas de um grupo de estudantes ao lidar com atividades de Modelagem Matemática. 2022. 298 f. Tese( Doutorado em Educação em Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6962
Issue Date: 9-Dec-2022
Appears in Collections:Doutorado em Educação em Ciências e Educação Matemática (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ELENICE JOSEFA KOLANCKO SETTI.pdfArquivo completo6.25 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.