Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6915
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRodrigues, Erica-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8316120942324775por
dc.contributor.advisor1Santos, Franciele Soares dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8310447915314417por
dc.contributor.referee1Santos, Franciele Soares dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8310447915314417por
dc.contributor.referee2Fiorese, Gilmar-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9795139862995941por
dc.contributor.referee3Turmena, Leandro-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1505672969409490por
dc.date.accessioned2023-11-23T13:26:14Z-
dc.date.issued2023-09-28-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Erica. Padronização, alinhamento e controle da formação e do trabalho docente no novo ensino médio em Santa Catarina: parceria da Secretaria do Estado da Educação com o Instituto IUNGO. 2023. 213 f. Dissertação ( Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2023.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/6915-
dc.description.resumoEste trabalho faz parte da Linha de Pesquisa Sociedade, Conhecimento e Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Francisco Beltrão - PR. O objetivo principal é analisar a compreensão dos professores da Escola de Educação Básica (EEB) Padre Antônio Vieira, localizada no município de Ipuaçu - /SC com relação aos processos de padronização, de alinhamento e de controle da formação e do trabalho docente implantados no contexto do Novo Ensino Médio (NEM) no estado de Santa Catarina (SC), em parceria com o Instituto Iungo. Para tanto, o método escolhido para o estudo foi o Materialismo Histórico e Dialético. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, com o desenvolvimento de análises bibliográfica e documental sobre a proposta do NEM-SC para a formação de professores, que ocorreram a partir das plataformas virtuais do Instituto Iungo em parceria com a Secretaria de Educação de SC (SED/SC). Além disso, realizouse uma entrevista semiestruturada, com o objetivo identificar as (in) compreensões dos professores que participaram da implementação do NEM na EEB Padre Antônio Viera. Como resultados, verificamos que as atuais reformas educacionais empreendias por meio do NEM-SC revelam o processo de empresariamento da educação, bem como as implicações das parcerias público-privadas para a escola. Nesse contexto, a formaçãoe o trabalho docente assumem uma posição de destaque, pois há um interesse por parte dos reformadores empresariais em controlar esses campos (FREITAS, 2018). O estado de SC, desde 2017, vem firmando parcerias com instituições privadas, como o IAS, ou do terceiro setor, como o Instituto Iungo, as quais definem o conteúdo da educação, por meio dos cadernos curriculares, da elaboração dos portfólios que estruturam o currículo flexível do NEM, bem como a proposta de formação continuada do professorado da rede pública. Tais ações asseguram que o trabalho dos professores esteja em consonância com as metas e as diretrizes estabelecidas pelo setor empresarial. Diante desse cenário, o desafio que se coloca é o de continuar os estudos e as reflexões para se criarem estratégias que desmantelem os ditames do capital na sua forma neoliberal sobre a escola, sobre a formação e sobre o trabalho docente. Em conclusão, concorda-se com Freitas (2018) que é preciso organizar formas de resistência, como a luta contra o desprofissionalismo do magistério, assegurando condições adequadas para a formação teórica e prática.por
dc.description.abstractThis work is part of the Research Line Society, Knowledge, and Education, of the Postgraduate Program in Education (PPGE) of the State University of Western Paraná (Unioeste, acronym in Portuguese), campus of Francisco Beltrão - PR. The main objective is to analyze the understanding of the teachers of the Basic Education School (EEB, acronym in Portuguese) Padre Antônio Vieira, located in the municipality of Ipuaçu - /SC concerning the processes of standardization, alignment, and control of training and teaching work implemented in the context of the New High School (NEM, acronym in Portuguese ) in the state of Santa Catarina (SC), in partnership with the Iungo Institute. To this end, the method chosen for the study was Historical and Dialectical Materialism. The research has a qualitative approach, to the case study type, with the development of bibliographic and documentary analyses on the proposal of NEM-SC for teacher training, which occurred from the virtual platforms of the Iungo Institute in partnership with the Secretary of Education of SC (SED-SC, acronym in Portuguese). In addition, a semi-structured interview was conducted to identify the understandings of teachers who participated in the implementation of NEM at EEB Padre Antônio Viera. As a result, we found that the current educational reforms undertaken through NEM-SC reveal the process of entrepreneurialization of education, as well as the implications of public-private partnerships forthe school. In this context, teacher training and work assume a prominent position, as there is an interest on the part of business reformers in controlling these fields (FREITAS, 2018). Since 2017, the state of Santa Catarina has been partnering with private institutions, such as IAS, or the third sector, such as the Iungo Institute, which define the content of education, through curriculares notebooks, the elaboration of portfolios that structure the flexible curriculum of the NEM, as well as the proposal for continuing education of public-school teachers. These actions ensure that teachers’ work is in line with the goals and guidelines established by the business sector. Given this scenario, the challenge is to continue studies and reflections to create strategies that dismantle the dictates of capital in its neoliberal form on school, training, and teaching work. In conclusion, it is agreed with Freitas (2018) that it is necessary to organize forms of resistance, such as the fight against the deprofessionalism of the teaching profession, ensuring adequate conditions for theoretical and practical training.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Juliana Correa (juliana.correa@unioeste.br) on 2023-11-23T13:26:14Z No. of bitstreams: 1 Erica Rodrigues 23.pdf: 2767944 bytes, checksum: ff0a567e994cdec9c9c18c079d150f68 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-11-23T13:26:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Erica Rodrigues 23.pdf: 2767944 bytes, checksum: ff0a567e994cdec9c9c18c079d150f68 (MD5) Previous issue date: 2023-09-28eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Humanaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectNovo ensino médiopor
dc.subjectEmpresariamento da educaçãopor
dc.subjectFormação e trabalho docentepor
dc.subjectNew high schooleng
dc.subjectEntrepreneurship of educationeng
dc.subjectTraining and teaching workeng
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS:EDUCAÇÃOpor
dc.titlePadronização, alinhamento e controle da formação e do trabalho docente no novo ensino médio em Santa Catarina: parceria da Secretaria do Estado da Educação com o Instituto IUNGOpor
dc.title.alternativeStandardization, alignment, and control of teacher training and work in the new secondary education in Santa Catarina: partnership between the State Secretariat of Education and the IUNGO institute.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusFrancisco Beltrãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação (FBE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Erica Rodrigues 23.pdf2.7 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.