Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6909
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCosta, Darciel Sinhori da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4230394309513253por
dc.contributor.advisor1Martins, Suely Aparecida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2450774413938872por
dc.contributor.referee1Martins, Suely Aparecida-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2450774413938872por
dc.contributor.referee2Zanella, José Luiz-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2956130454620999por
dc.contributor.referee3Melo, Alessandro de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2762977075318460por
dc.contributor.referee4Lima , Angela Maria de Souza-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/4207025108497025por
dc.date.accessioned2023-11-22T19:09:23Z-
dc.date.issued2023-05-24-
dc.identifier.citationCOSTA, Darciel Sinhori da. Trabalho, educação e juventude: contexto dos jovens do conjunto habitacional Terra Nossa em Francisco Beltrão/PR. 2023. 159 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2023.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/6909-
dc.description.resumoEsta dissertação foi realizada no âmbito da Linha de Pesquisa Sociedade, Conhecimento e Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Campus de Francisco Beltrão e discorre acerca das trajetórias e experiências dos jovens, com idade entre dezoito a vinte e quatro anos, egressos do Ensino Médio e residentes no Conjunto Habitacional Terra Nossa, nos quesitos vida escolar e inserção no mercado de trabalho, com o objetivo de destacar os atravessamentos das categorias educação e trabalho e suas implicações no contexto do referido grupo. Como objetivos específicos para esta pesquisa delineamos compreender a questão social no Brasil relacionada a sua constituição histórica e mudanças no mundo do trabalho; caracterizar como se constituiu o Conjunto Habitacional Terra Nossa e o perfil socioeconômico dos seus jovens; descrever e analisar as experiências na educação formal, visando a identificar suas particularidades e categorizar os atravessamentos das experiências no mercado de trabalho e, consequentemente, sua relação com o percurso escolar. Para tal, nos pautamos no materialismo histórico, enquanto método e entrevistas semiestruturadas com oito jovens residentes no bairro. Pudemos observar que coexistem duas redes de ensino, voltadas ao enquadramento das juventudes aos postos de trabalho conforme a etnia, classe social, renda e gênero. A rede voltada aos filhos da classe trabalhadora, visa à formação pragmática ao mercado de trabalho, voltada aos interesses dos novos padrões de acumulação flexível e precarização das relações de trabalho na atualidade. Identificamos, enquanto particularidade história em âmbito local, os movimentos migratórios com início na década de trinta, cuja expansão culmina na segregação sócioespacial e cultural de grupos desconsiderados, que acabam por fixar suas moradias nas áreas periféricas do município, formando bairros com características e potencialidades únicas que, no entanto, são afetados por estruturas e instituições sociais, as quais limitam as condições de existência de seus moradores, principalmente quanto à vivência da condição juvenil de moratória social. Concluímos da necessidade de aproximação das juventudes periféricas de Francisco Beltrão com um ensino voltado à superação da visão fragmentada entre trabalho intelectual e manual, numa perspectiva politécnica, com vistas à expansão do período de juventude desses jovens, além da necessidade em aproximá-los de movimentos sociais e organizações que objetivem o fortalecimento e melhoria de suas condições de vida, das políticas públicas e dos direitos sociais voltados a este público, considerando suas raízes étnico culturais.por
dc.description.abstractThis dissertation was carried out within the scope of the Research Line Society, Knowledge and Education, of the Graduate Program in Education of the State University of Western Paraná, UNIOESTE, Francisco Beltrão Campus. The work intends to discuss the trajectories and experiences of young people, aged between eighteen and twenty-four years old, who graduated from high school and residents of the Terra Nossa housing complex, in terms of school life and insertion in the labor market, with the aim of highlighting the intersections of education and work categories and their implications in the context of that group. As specific objectives for this research, we outline understanding the social issue in brazil related to its historical constitution and changes in the world of work; characterize how the Terra Nossa housing complex was constituted and the socioeconomic profile of its young people; describe and analyze experiences in formal education, aiming to identify their particularities and categorize the crossings of experiences in the labor market and, consequently, their relationship with the school path. For this, we are guided by historical materialism, as a method and semi-structured interviews with eight young people. We could observe that two teaching networks coexist, aimed at framing young people for jobs according to ethnicity, social class, income and gender. The network aimed at children of the working class, aims at pragmatic training for the labor market, focused on the interests of new patterns of flexible accumulation and the precariousness of work relations today. We identified, as a historical particularity at the local level, the migratory movements that began in the thirties, whose expansion culminates in the socio-spatial and cultural segregation of disregarded groups, who end up fixing their homes in the peripheral areas of the municipality, forming neighborhoods with unique characteristics and potential. Which, however, are affected by social structures and institutions, which limit the conditions of existence of their residents, mainly regarding the experience of the juvenile condition of social moratorium. we conclude from the need to approach Francisco Beltrão peripheral youth with teaching aimed at overcoming the fragmented view between intellectual and manual work, in a polytechnic perspective, with a view to expanding the period of youth of these young people, in addition to the need to bring them closer to movements and organizations that aim to strengthen and improve their living conditions, public policies and social rights aimed at this public, considering their ethnic and cultural rootseng
dc.description.provenanceSubmitted by Juliana Correa (juliana.correa@unioeste.br) on 2023-11-22T19:09:23Z No. of bitstreams: 1 Darciel S. da Costa 23.pdf: 1955810 bytes, checksum: d3f9e361b0190c961961501d04263c86 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-11-22T19:09:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Darciel S. da Costa 23.pdf: 1955810 bytes, checksum: d3f9e361b0190c961961501d04263c86 (MD5) Previous issue date: 2023-05-24eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Humanaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectTrabalhopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectJuventudepor
dc.subjectDesigualdade Socialpor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectSchool dropouteng
dc.subjectWorkeng
dc.subjectYoutheng
dc.subjectTerra Nossapor
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS:EDUCAÇÃOpor
dc.titleTrabalho, educação e juventude: contexto dos jovens do conjunto habitacional Terra Nossa em Francisco Beltrão/PRpor
dc.title.alternativeWork, education and youth: the context of Young people in the terra nossa housing complex in Francisco Beltrão/PR.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusFrancisco Beltrãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação (FBE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Darciel S. da Costa 23.pdf1.91 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.