Share |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/6875
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Lepreda, Adriana Schawabe Reis | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1104010642535527 | por |
dc.contributor.advisor1 | Nogueira, Clelia Maria Ignatius | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7001703570357441 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Silva, Luciana Del Castanhel Peron da | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5380611529070405 | por |
dc.contributor.referee1 | Nogueira, Clélia Maria Ignatius | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7001703570357441 | por |
dc.contributor.referee2 | Silva, Luciana Del Castanhel Peron da | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5380611529070405 | por |
dc.contributor.referee3 | Guimarães, Gilda Lisboa | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/2681053695821897 | por |
dc.contributor.referee4 | Zanella, Marli Schmitt | - |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/0294897833824760 | por |
dc.date.accessioned | 2023-10-31T17:01:47Z | - |
dc.date.issued | 2023-08-28 | - |
dc.identifier.citation | LEPREDA, Adriana Schawabe Reis. A mobilização de ideias-base de Função por estudantes autistas em uma perspectiva inclusiva. 2023. 208 f. Dissertação (Mestrado - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR. | por |
dc.identifier.uri | https://tede.unioeste.br/handle/tede/6875 | - |
dc.description.resumo | O propósito da Educação Inclusiva é oferecer oportunidades para que todos os estudantes aprendam juntos, sem discriminação. Contudo, não basta somente possibilitar que os alunos estejam em uma mesma sala de aula, pois incluir é proporcionar a todo e qualquer aluno o acesso ao conhecimento historicamente construído pelo homem. Na revisão bibliográfica realizada para a sustentação desta pesquisa, identificou-se que há carências de estudos teóricos e práticos em relação ao tema e a resposta à questão norteadora da investigação contribuirá para a prática docente, especialmente na mediação do acesso ao conhecimento a respeito de função, tanto para estudantes autistas quanto para não autistas. Dessa maneira, considerando-se a perspectiva da neurodiversidade, da Educação Matemática Inclusiva e do processo de ensino e de aprendizagem de alunos autistas, desenvolveu-se a investigação cujo objetivo foi identificar quais ideias-base de função são mobilizadas por estudantes de uma turma de oitavo ano, dentre os quais, dois autistas, na implementação de um conjunto de situações-problema de estruturas multiplicativas. A investigação buscou responder à seguinte questão: Que possibilidades e dificuldades a implementação, em uma perspectiva inclusiva, de um conjunto de situações-problema, envolvendo ideias-base de função, apresenta para a identificação e consolidação dessas ideias em estudantes de uma turma do oitavo ano, com dois alunos autistas? A investigação realizada, de característica qualitativa, sustentada na Teoria dos Campos Conceituais, de Gérard Vergnaud, considerou trabalhos já desenvolvidos e implementados com estudantes não autistas, para desenvolver, como instrumento de produção de dados, um conjunto composto por oito situações-problema, elaboradas de forma a legitimar - no sentido de reconhecer, respeitar e valorizar - as diferenças dos estudantes autistas, objetivando a mobilização das ideias-base de função. Os resultados apontaram que os participantes da pesquisa mobilizaram as ideias-base de variável, dependência e regularidade, mas apresentaram dificuldades com a generalização. Isso ressalta a necessidade de retomar e aprofundar os estudos com as ideias-base, para sua consolidação, antes da formalização do conceito de função. | por |
dc.description.abstract | The purpose of Inclusive Education is to provide opportunities for all students to learn together, without discrimination. However, it is not enough just to ensure that students attend the same classroom, because to include is to provide all students with access to the knowledge historically constructed by humankind. In the bibliographic review performed to support this research, it was identified that there is a lack of theoretical and practical studies regarding the theme and the answer to the guiding question of the investigation will contribute to pedagogical practice, especially in the mediation of access to knowledge about affine function, both for autistic and non-autistic students. Thus, considering the perspective of neurodiversity, Inclusive Mathematics Education and the teaching and learning process of autistic students, the investigation aimed to identify which basic ideas of function are mobilized by students of an eighth-grade class, among which two autistics, in the sequence of problem situations of multiplicative structures. The investigation aimed to answer the following question: What possibilities and difficulties does the implementation, in an inclusive perspective, of a sequence of problem situations, involving basic ideas of function, presents for the identification and consolidation of these ideas in students of an eighth-grade class, with two autistic students? The research conducted, of qualitative characteristic, supported by the Theory of Conceptual Fields, by Gérard Vergnaud, considered works already developed and implemented with non-autistic students, to develop, as an instrument of data production, a sequence composed of eight problem situations, elaborated in order to legitimize - in the sense of recognizing, respecting and valuing - the differences of autistic students, aiming at the mobilization of the basic ideas of function. The results indicated that the research participants mobilized the basic ideas of variable, dependence, and regularity, but had difficulties with generalization. This highlights the need to revisit and deepen the studies with the basic ideas, for their consolidation, before the formalization of the function concept. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Neusa Fagundes (neusa.fagundes@unioeste.br) on 2023-10-31T17:01:47Z No. of bitstreams: 1 Adriana_Lepreda2023.pdf: 3977969 bytes, checksum: 58aa4f8bf8af2e80d573ee0b58c3232c (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-10-31T17:01:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Adriana_Lepreda2023.pdf: 3977969 bytes, checksum: 58aa4f8bf8af2e80d573ee0b58c3232c (MD5) Previous issue date: 2023-08-28 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual do Oeste do Paraná | por |
dc.publisher.department | Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UNIOESTE | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
dc.subject | Educação Matemática | por |
dc.subject | Teoria dos Campos Conceituais | por |
dc.subject | Ideiasbase | por |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.subject | Autismo | por |
dc.subject | Mathematics Education | eng |
dc.subject | Conceptual Fields Theory | eng |
dc.subject | Ideas-base | eng |
dc.subject | Inclusion | eng |
dc.subject | Autism | eng |
dc.subject.cnpq | Educação Matemática | por |
dc.title | A mobilização de ideias-base de Função por estudantes autistas em uma perspectiva inclusiva | por |
dc.title.alternative | The mobilization of ideas-base of Affine Function by autistic students in an inclusive perspective | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.publisher.campus | Cascavel | por |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática (CVL) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Adriana_Lepreda2023.pdf | 3.88 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.