Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6875
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLepreda, Adriana Schawabe Reis-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1104010642535527por
dc.contributor.advisor1Nogueira, Clelia Maria Ignatius-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7001703570357441por
dc.contributor.advisor-co1Silva, Luciana Del Castanhel Peron da-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5380611529070405por
dc.contributor.referee1Nogueira, Clélia Maria Ignatius-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7001703570357441por
dc.contributor.referee2Silva, Luciana Del Castanhel Peron da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5380611529070405por
dc.contributor.referee3Guimarães, Gilda Lisboa-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2681053695821897por
dc.contributor.referee4Zanella, Marli Schmitt-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/0294897833824760por
dc.date.accessioned2023-10-31T17:01:47Z-
dc.date.issued2023-08-28-
dc.identifier.citationLEPREDA, Adriana Schawabe Reis. A mobilização de ideias-base de Função por estudantes autistas em uma perspectiva inclusiva. 2023. 208 f. Dissertação (Mestrado - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/6875-
dc.description.resumoO propósito da Educação Inclusiva é oferecer oportunidades para que todos os estudantes aprendam juntos, sem discriminação. Contudo, não basta somente possibilitar que os alunos estejam em uma mesma sala de aula, pois incluir é proporcionar a todo e qualquer aluno o acesso ao conhecimento historicamente construído pelo homem. Na revisão bibliográfica realizada para a sustentação desta pesquisa, identificou-se que há carências de estudos teóricos e práticos em relação ao tema e a resposta à questão norteadora da investigação contribuirá para a prática docente, especialmente na mediação do acesso ao conhecimento a respeito de função, tanto para estudantes autistas quanto para não autistas. Dessa maneira, considerando-se a perspectiva da neurodiversidade, da Educação Matemática Inclusiva e do processo de ensino e de aprendizagem de alunos autistas, desenvolveu-se a investigação cujo objetivo foi identificar quais ideias-base de função são mobilizadas por estudantes de uma turma de oitavo ano, dentre os quais, dois autistas, na implementação de um conjunto de situações-problema de estruturas multiplicativas. A investigação buscou responder à seguinte questão: Que possibilidades e dificuldades a implementação, em uma perspectiva inclusiva, de um conjunto de situações-problema, envolvendo ideias-base de função, apresenta para a identificação e consolidação dessas ideias em estudantes de uma turma do oitavo ano, com dois alunos autistas? A investigação realizada, de característica qualitativa, sustentada na Teoria dos Campos Conceituais, de Gérard Vergnaud, considerou trabalhos já desenvolvidos e implementados com estudantes não autistas, para desenvolver, como instrumento de produção de dados, um conjunto composto por oito situações-problema, elaboradas de forma a legitimar - no sentido de reconhecer, respeitar e valorizar - as diferenças dos estudantes autistas, objetivando a mobilização das ideias-base de função. Os resultados apontaram que os participantes da pesquisa mobilizaram as ideias-base de variável, dependência e regularidade, mas apresentaram dificuldades com a generalização. Isso ressalta a necessidade de retomar e aprofundar os estudos com as ideias-base, para sua consolidação, antes da formalização do conceito de função.por
dc.description.abstractThe purpose of Inclusive Education is to provide opportunities for all students to learn together, without discrimination. However, it is not enough just to ensure that students attend the same classroom, because to include is to provide all students with access to the knowledge historically constructed by humankind. In the bibliographic review performed to support this research, it was identified that there is a lack of theoretical and practical studies regarding the theme and the answer to the guiding question of the investigation will contribute to pedagogical practice, especially in the mediation of access to knowledge about affine function, both for autistic and non-autistic students. Thus, considering the perspective of neurodiversity, Inclusive Mathematics Education and the teaching and learning process of autistic students, the investigation aimed to identify which basic ideas of function are mobilized by students of an eighth-grade class, among which two autistics, in the sequence of problem situations of multiplicative structures. The investigation aimed to answer the following question: What possibilities and difficulties does the implementation, in an inclusive perspective, of a sequence of problem situations, involving basic ideas of function, presents for the identification and consolidation of these ideas in students of an eighth-grade class, with two autistic students? The research conducted, of qualitative characteristic, supported by the Theory of Conceptual Fields, by Gérard Vergnaud, considered works already developed and implemented with non-autistic students, to develop, as an instrument of data production, a sequence composed of eight problem situations, elaborated in order to legitimize - in the sense of recognizing, respecting and valuing - the differences of autistic students, aiming at the mobilization of the basic ideas of function. The results indicated that the research participants mobilized the basic ideas of variable, dependence, and regularity, but had difficulties with generalization. This highlights the need to revisit and deepen the studies with the basic ideas, for their consolidation, before the formalization of the function concept.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Neusa Fagundes (neusa.fagundes@unioeste.br) on 2023-10-31T17:01:47Z No. of bitstreams: 1 Adriana_Lepreda2023.pdf: 3977969 bytes, checksum: 58aa4f8bf8af2e80d573ee0b58c3232c (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-10-31T17:01:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Adriana_Lepreda2023.pdf: 3977969 bytes, checksum: 58aa4f8bf8af2e80d573ee0b58c3232c (MD5) Previous issue date: 2023-08-28eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Exatas e Tecnológicaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectEducação Matemáticapor
dc.subjectTeoria dos Campos Conceituaispor
dc.subjectIdeiasbasepor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectAutismopor
dc.subjectMathematics Educationeng
dc.subjectConceptual Fields Theoryeng
dc.subjectIdeas-baseeng
dc.subjectInclusioneng
dc.subjectAutismeng
dc.subject.cnpqEducação Matemáticapor
dc.titleA mobilização de ideias-base de Função por estudantes autistas em uma perspectiva inclusivapor
dc.title.alternativeThe mobilization of ideas-base of Affine Function by autistic students in an inclusive perspectiveeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Adriana_Lepreda2023.pdf3.88 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.