Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6853
Tipo do documento: Tese
Title: Referenciação na construção de sentidos em reportagens de popularizaçao da ciência sobre a Covid-19
Other Titles: Reference in the construction of meanings in science popularization reports on Covid-19
Autor: Bernardi, Eviliane 
Primeiro orientador: Sella, Aparecida Feola
Primeiro membro da banca: Sella, Aparecida Feola
Segundo membro da banca: Panichi, Edina Regina Pugas
Terceiro membro da banca: Cordeiro, Isabel Cristina
Quarto membro da banca: Baumgartner, Carmen Teresinha
Quinto membro da banca: Corbari, Clarice Cristina
Resumo: Objetiva-se, nesta pesquisa, investigar como o processo de referenciação estabelecido por anáforas diretas constituídas por recursos lexicais e por procedimentos de (re)formulação contribui para a recontextualização do discurso científico e para a construção dos sentidos em reportagens de popularização da ciência sobre a Covid-19. O corpus é composto por dez reportagens de popularização da ciência sobre o tema Covid-19, publicadas na Revista Pesquisa FAPESP, entre março de 2020 e março de 2021. Trata-se de verificar as ocorrências de anáforas diretas constituídas por recursos lexicais na (re)construção de objetos de discurso relacionados à Covid-19 e as ocorrências mais representativas dos procedimentos de (re)formulação na construção da referência estabelecidos por Zamponi (2005) e suas funções discursivas: expressões metafóricas; exemplificações; anáforas definicionais e didáticas; e aposições. Esta pesquisa é qualitativa com viés analítico-descritivo e interpretativista. Centrase na perspectiva sociocognitiva e interacional do fenômeno da referenciação, segundo orientações teóricas da Linguística Textual. Para fundamentar as análises, a pesquisa ancorase em estudos que consideram a referenciação como atividade discursiva de construção e reconstrução de objetos de discurso, constituídos no discurso e concebidos interativamente, segundo o viés sociocognitivo e interacional, como Mondada e Dubois (2003), Apothéloz e Reichler-Béguelin (1995), Koch (2002, 2005, 2006a, 2006b, 2008a, 2008b, 2008c, 2008d), Marcuschi (2005, 2007), Schwarz-Friesel (2007), Zamponi (2005), Apothéloz (2003), Cavalcante (2003, 2015, 2016), entre outros. Os resultados indicam que, em função do contexto histórico-político-social em que se insere a pandemia de Covid-19, tanto no Brasil quanto no mundo, caracterizado por polarizações com relação à doença, ao tratamento, às vacinas e à própria ciência, a reelaboração dos objetos de discurso por meio de anáforas diretas por recursos lexicais e a ocorrência de procedimentos de (re)formulação nas reportagens de popularização da ciência sinalizam não só o objetivo de tornar a informação científica menos abstrata, mas também o objetivo de persuadir o leitor, seja para capturar a atenção, guiar o comportamento ou conduzir atitudes.
Abstract: The objective of this research is to investigate how the referential process established by direct anaphoras constituted by lexical resources and by (re)formulation procedures contributes to the recontextualization of scientific discourse and the construction of meanings in science popularization reports on Covid-19. The corpus consists of ten science popularization reports on the topic of Covid-19, published in the journal Pesquisa FAPESP, between March 2020 and March 2021. The objective is to verify the occurrences of direct anaphoras constituted by lexical resources in the (re)construction of discourse objects related to Covid-19 and the most representative occurrences of the (re)formulation procedures in the construction of the reference established by Zamponi (2005) and their discursive functions: metaphorical expressions; exemplifications; definitional and didactic anaphoras; and appositions. This research is qualitative with an analytical-descriptive and interpretive bias. It focuses on the sociocognitive and interactionist perspective of the phenomenon of reference, according to theoretical guidelines of Text Linguistics. To support the analyses, this research is anchored in studies that consider reference as a discursive activity of construction and reconstruction of discourse objects, which are constituted in discourse and interactively conceived, according to the sociocognitive and interactionist bias, as Mondada and Dubois (2003), Apothéloz and Reichler-Béguelin (1995), Koch (2002, 2005, 2006a, 2006b, 2008a, 2008b, 2008c, 2008d), Marcuschi (2005, 2007), Schwarz-Friesel (2007), Zamponi (2005), Apothéloz (2003), Cavalcante (2003, 2015, 2016), among others. The results indicate that, due to the historical-political-social context in which the Covid-19 pandemic is situated, both in Brazil and worldwide, characterized by polarizations regarding the disease, its treatment, vaccines and science itself, the re-elabortion of discourse objects through direct anaphoras by lexical resources and the occurrence of (re)formulation procedures in science popularization reports indicate not only the objective of making scientific information less abstract, but also the objective of persuading the reader, whether to capture the reader's attention, guide behavior or shape attitudes.
Keywords: Referenciação
Reportagem de popularização da ciência
Linguística Textual
Reference
Science popularization report
Text Linguistics
CNPq areas: Linguagem e Sociedade
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Letras
Campun: Cascavel
Citation: BERNARDI, Eviliane. Referenciação na construção de sentidos em reportagens de popularizaçao da ciência sobre a Covid-19. 2023. 229 f. Tese (Doutorado - Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6853
Issue Date: 15-Aug-2023
Appears in Collections:Doutorado em Letras (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Eviliane_Bernardi2023.pdf2.18 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.