Share |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/6853
Tipo do documento: | Tese |
Title: | Referenciação na construção de sentidos em reportagens de popularizaçao da ciência sobre a Covid-19 |
Other Titles: | Reference in the construction of meanings in science popularization reports on Covid-19 |
Autor: | Bernardi, Eviliane ![]() |
Primeiro orientador: | Sella, Aparecida Feola |
Primeiro membro da banca: | Sella, Aparecida Feola |
Segundo membro da banca: | Panichi, Edina Regina Pugas |
Terceiro membro da banca: | Cordeiro, Isabel Cristina |
Quarto membro da banca: | Baumgartner, Carmen Teresinha |
Quinto membro da banca: | Corbari, Clarice Cristina |
Resumo: | Objetiva-se, nesta pesquisa, investigar como o processo de referenciação estabelecido por anáforas diretas constituídas por recursos lexicais e por procedimentos de (re)formulação contribui para a recontextualização do discurso científico e para a construção dos sentidos em reportagens de popularização da ciência sobre a Covid-19. O corpus é composto por dez reportagens de popularização da ciência sobre o tema Covid-19, publicadas na Revista Pesquisa FAPESP, entre março de 2020 e março de 2021. Trata-se de verificar as ocorrências de anáforas diretas constituídas por recursos lexicais na (re)construção de objetos de discurso relacionados à Covid-19 e as ocorrências mais representativas dos procedimentos de (re)formulação na construção da referência estabelecidos por Zamponi (2005) e suas funções discursivas: expressões metafóricas; exemplificações; anáforas definicionais e didáticas; e aposições. Esta pesquisa é qualitativa com viés analítico-descritivo e interpretativista. Centrase na perspectiva sociocognitiva e interacional do fenômeno da referenciação, segundo orientações teóricas da Linguística Textual. Para fundamentar as análises, a pesquisa ancorase em estudos que consideram a referenciação como atividade discursiva de construção e reconstrução de objetos de discurso, constituídos no discurso e concebidos interativamente, segundo o viés sociocognitivo e interacional, como Mondada e Dubois (2003), Apothéloz e Reichler-Béguelin (1995), Koch (2002, 2005, 2006a, 2006b, 2008a, 2008b, 2008c, 2008d), Marcuschi (2005, 2007), Schwarz-Friesel (2007), Zamponi (2005), Apothéloz (2003), Cavalcante (2003, 2015, 2016), entre outros. Os resultados indicam que, em função do contexto histórico-político-social em que se insere a pandemia de Covid-19, tanto no Brasil quanto no mundo, caracterizado por polarizações com relação à doença, ao tratamento, às vacinas e à própria ciência, a reelaboração dos objetos de discurso por meio de anáforas diretas por recursos lexicais e a ocorrência de procedimentos de (re)formulação nas reportagens de popularização da ciência sinalizam não só o objetivo de tornar a informação científica menos abstrata, mas também o objetivo de persuadir o leitor, seja para capturar a atenção, guiar o comportamento ou conduzir atitudes. |
Abstract: | The objective of this research is to investigate how the referential process established by direct anaphoras constituted by lexical resources and by (re)formulation procedures contributes to the recontextualization of scientific discourse and the construction of meanings in science popularization reports on Covid-19. The corpus consists of ten science popularization reports on the topic of Covid-19, published in the journal Pesquisa FAPESP, between March 2020 and March 2021. The objective is to verify the occurrences of direct anaphoras constituted by lexical resources in the (re)construction of discourse objects related to Covid-19 and the most representative occurrences of the (re)formulation procedures in the construction of the reference established by Zamponi (2005) and their discursive functions: metaphorical expressions; exemplifications; definitional and didactic anaphoras; and appositions. This research is qualitative with an analytical-descriptive and interpretive bias. It focuses on the sociocognitive and interactionist perspective of the phenomenon of reference, according to theoretical guidelines of Text Linguistics. To support the analyses, this research is anchored in studies that consider reference as a discursive activity of construction and reconstruction of discourse objects, which are constituted in discourse and interactively conceived, according to the sociocognitive and interactionist bias, as Mondada and Dubois (2003), Apothéloz and Reichler-Béguelin (1995), Koch (2002, 2005, 2006a, 2006b, 2008a, 2008b, 2008c, 2008d), Marcuschi (2005, 2007), Schwarz-Friesel (2007), Zamponi (2005), Apothéloz (2003), Cavalcante (2003, 2015, 2016), among others. The results indicate that, due to the historical-political-social context in which the Covid-19 pandemic is situated, both in Brazil and worldwide, characterized by polarizations regarding the disease, its treatment, vaccines and science itself, the re-elabortion of discourse objects through direct anaphoras by lexical resources and the occurrence of (re)formulation procedures in science popularization reports indicate not only the objective of making scientific information less abstract, but also the objective of persuading the reader, whether to capture the reader's attention, guide behavior or shape attitudes. |
Keywords: | Referenciação Reportagem de popularização da ciência Linguística Textual Reference Science popularization report Text Linguistics |
CNPq areas: | Linguagem e Sociedade |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Educação, Comunicação e Artes |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Campun: | Cascavel |
Citation: | BERNARDI, Eviliane. Referenciação na construção de sentidos em reportagens de popularizaçao da ciência sobre a Covid-19. 2023. 229 f. Tese (Doutorado - Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/6853 |
Issue Date: | 15-Aug-2023 |
Appears in Collections: | Doutorado em Letras (CVL) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Eviliane_Bernardi2023.pdf | 2.18 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.