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https://tede.unioeste.br/handle/tede/6786
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Alfabetização Científica com Modelagem Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental |
Other Titles: | Scientific Literacy with Mathematical Modeling in the early years of Elementary School. |
Autor: | Silva, Simone Ribeiro da |
Primeiro orientador: | Vertuan, Rodolfo Eduardo |
Primeiro membro da banca: | Leite, Rosana Franzen |
Segundo membro da banca: | Kato, Lilian Akemi |
Resumo: | Modelagem Matemática e Alfabetização Científica são expressões que provém de áreas distintas: a primeira é bastante discutida na Educação Matemática, enquanto a segunda na Educação em Ciências. Entretanto, a possibilidade de articulá-las tem sido enfoque, ainda que sutil, de pesquisas em ambas as áreas. Assim, este trabalho de pesquisa tem como focos a Alfabetização Científica e a Modelagem Matemática, investigadas a partir da realização de atividades de Modelagem com os estudantes.O objetivo geral da pesquisa é investigar que aspectos de Alfabetização Científica emergem das atividades dos estudantes quando realizam atividades de Modelagem Matemática. Nesse sentido, buscamos responder a seguinte questão de pesquisa: Que características da Alfabetização Científica se mostram nas produções de estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental ao vivenciarem atividades de Modelagem Matemática? Para tanto, o percurso metodológico foi estruturado pelo desenvolvimento de um projeto de Iniciação Científica, enquanto estratégia metodológica, com estudantes de um quinto ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental, pela elaboração de situações problemáticas para desenvolver práticas de Modelagem Matemática e pela produção, coleta e análise de dados, os quais são constituídos das produções escritas e as manifestações orais dos estudantes, enquanto desenvolviam atividades de Modelagem. A análise dos dados é realizada considerando um quadro de oito aspectos sinalizadores do processo de Alfabetização Científica em Modelagem Matemática, construídos por meio de revisão de literatura e articuções teóricas sobre a Alfabetização Científica e Modelagem Matemática. Com a realização da etapa de análise, a qual organizamos e descrevemos em termos de análise local e análise global, evidenciamos três vertentes de Alfabetização Científica possibilitadas com o desenvolvimento das atividades de Modelagem analisadas que são: vertente conhecimento, vertente estratégias e vertente sensibilidade para a investigação. Diante desse processo de análise, apontamos seis características da Alfabetização Científica que emergiram nas produções dos estudantes ao desenvolverem atividades de Modelagem Matemática durante o projeto. |
Abstract: | Mathematical Modeling and Scientific Literacy are expressions that come from different areas: the first is widely discussed in Mathematics Education, while the second in Science Education. However, the possibility of articulating them has been the focus, albeit subtle, of research in both areas. Thus, this research work focuses on Scientific Literacy and Mathematical Modeling, investigated from the realization of Modeling activities with students. The general objective of the research is to investigate which aspects of Scientific Literacy emerge from the activities of students when they perform activities of Mathematical Modeling. In this sense, we seek to answer the following research question: What characteristics of Scientific Literacy are shown in the productions of students in the early years of Elementary School when experiencing Mathematical Modeling activities? To this end, the methodological course was structured by the development of a Scientific Initiation project, as a methodological strategy, with students from a fifth year of the initial years of Elementary School, by the elaboration of problematic situations to develop Mathematical Modeling practices and by the production, collection and data analysis, which are made up of the students' written productions and oral manifestations, while developing Modeling activities. Data analysis is carried out considering a framework of eight signaling aspects of the process of Scientific Literacy in Mathematical Modeling, constructed through a literature review and theoretical articulations on Scientific Literacy and Mathematical Modeling. With the completion of the analysis stage, which we organize and describe in terms of local analysis and global analysis, we evidenced three aspects of Scientific Literacy made possible with the development of the analyzed Modeling activities, which are: knowledge aspect, strategies aspect and sensibilitie aspect for the investigation. Given this analysis process, we point out six characteristics of Scientific Literacy that emerged in the students' productions when developing Mathematical Modeling activities during the project |
Keywords: | Matemática Iniciação Científica Ensino Fundamental; Investigação Educação Matemática Mathematics Scientific research Elementary School Investigation Mathematics Education |
CNPq areas: | EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática |
Campun: | Cascavel |
Citation: | Silva, Simone Ribeiro da. Alfabetização Científica com Modelagem Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 202 178 f. Dissertação( Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná,Cascavel. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |
URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/6786 |
Issue Date: | 6-Jun-2023 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática (CVL) |
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