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https://tede.unioeste.br/handle/tede/6764
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | A microbiologia no âmbito das ciências ambientais: segundo o livro didático e os documentos norteadores do componente curricular biologia do ensino médio no estado do Paraná |
Other Titles: | Microbiology in the framework of environmental sciences: according to the textbook and the guiding documents of the curricular component biology of high school education in the state of Paraná |
Autor: | Sartori, Maristela Aparecida |
Primeiro orientador: | Martins, Cleide Viviane Buzanello |
Primeiro coorientador: | Lemes, Adelize Trentin |
Primeiro membro da banca: | Palagi, Ana Maria Marques |
Segundo membro da banca: | Silva, Danielle Leticia da |
Terceiro membro da banca: | Martins, Cleide Viviane Buzanello |
Resumo: | Ao falar em educação, formação de adolescentes e jovens, pensamos primeiramente em que tipo de pessoas queremos formar. Segundo a BNCC, essa construção deve ser baseada no desenvolvimento humano integral, que alcance os aspectos: intelectual, físico, emocional, social e cultural, no sentido que os estudantes sejam capazes de construir uma sociedade mais solidária, inclusiva, ética, responsável, justa e sustentável. Sendo assim, o estudante conseguiria estabelecer uma relação entre os conteúdos formais vistos na escola e a aplicabilidade desses saberes em suas experiências diárias. A microbiologia, que aborda os seres vivos microscópicos ou os microrganismos, fazem parte do nosso meio e do cotidiano, seja na saúde, no meio ambiente, na aplicação de biotecnologias, entre outros. Estes microrganismos podem ser nocivos ou inofensivos e até necessários em muitos casos. São os vírus, as bactérias, os protozoários, as algas e os fungos. Considerando a relevância científica deste conteúdo, sendo que os microrganismos foram os primeiros habitantes do planeta e são utilizados em larga escala em vários setores, como nas indústrias alimentícia, farmacêutica, na biorremediação como agentes despoluidores. Por isso observa-se a necessidade de seu estudo e apreensão pelo estudante do ensino médio, em compreender a importância de apropriação desse conhecimento de forma transformadora, construindo um novo significado em sua vida. Esses conteúdos ao serem abordados, devem estar em consonância com os livros didáticos utilizados em sala de aula e os documentos que norteiam o sistema educacional em âmbito federal, estadual e municipal. Portanto, a pesquisa sobre os conteúdos de Microbiologia no âmbito das Ciências Ambientais segundo o livro didático utilizado e os documentos norteadores do componente curricular Biologia, propõe realizar essa análise no Estado Paraná, a partir de 2021 com a implementação do Novo Ensino Médio, nas escolas estaduais públicas da rede de ensino. |
Abstract: | When talking about education and training for teenagers and young people, we thought about what kind of people we want to train. According to the BNCC, this construction must be based on integral human development, which encompasses all aspects: intellectual, physical, emotional, social and cultural, in the sense that students are able to build a more supportive, inclusive, ethical, responsible society, fair and sustainable. Thus, the student manages to establish a relationship between the formal contents seen at school and the applicability of this knowledge in their experimental experiences. The microbiology, which address microscopic living beings or microorganisms, are part of our environment, and of our daily life, whether in health, the environment, the application of biotechnologies, among others. These microorganisms can be negative or harmless and even necessary in many cases. These are viruses, bacteria, protozoa, algae and fungi. To focus on the great importance of this content, since microorganisms were the first inhabitants of the planet and are used on a large scale in various sectors, such as in the food and pharmaceutical industries, in bioremediation as depolluting agents, there is a need for their study and understanding by the high school student, in understanding this importance, appropriating this knowledge in a transforming way, building a new meaning in their life. These contents to be seen must be in line with the textbooks used in the classroom and the documents that guide the educational system at the federal, state and municipal levels. |
Keywords: | Microbiologia Meio ambiente Documentos educacionais norteadores Livro didático Microbiology Environment Guiding educational Documents, textbook |
CNPq areas: | OUTROS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Engenharias e Ciências Exatas |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais |
Campun: | Toledo |
Citation: | SARTORI, Maristela Aparecida. A microbiologia no âmbito das ciências ambientais: segundo o livro didático e os documentos norteadores do componente curricular biologia do ensino médio no estado do Paraná. 2023. 56 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Toledo, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/6764 |
Issue Date: | 12-Jul-2023 |
Appears in Collections: | Mestrado em Ciências Ambientais (TOL) |
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Maristela_Sartori_2023.pdf | 639.21 kB | Adobe PDF | View/Open Preview |
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