Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6764
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSartori, Maristela Aparecida-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1556260816522450por
dc.contributor.advisor1Martins, Cleide Viviane Buzanello-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0380880522220338por
dc.contributor.advisor-co1Lemes, Adelize Trentin-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2121638750811193por
dc.contributor.referee1Palagi, Ana Maria Marques-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7725530207542627por
dc.contributor.referee2Silva, Danielle Leticia da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6909513430234807por
dc.contributor.referee3Martins, Cleide Viviane Buzanello-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0380880522220338por
dc.date.accessioned2023-08-22T19:13:41Z-
dc.date.issued2023-07-12-
dc.identifier.citationSARTORI, Maristela Aparecida. A microbiologia no âmbito das ciências ambientais: segundo o livro didático e os documentos norteadores do componente curricular biologia do ensino médio no estado do Paraná. 2023. 56 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Toledo, 2023.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/6764-
dc.description.resumoAo falar em educação, formação de adolescentes e jovens, pensamos primeiramente em que tipo de pessoas queremos formar. Segundo a BNCC, essa construção deve ser baseada no desenvolvimento humano integral, que alcance os aspectos: intelectual, físico, emocional, social e cultural, no sentido que os estudantes sejam capazes de construir uma sociedade mais solidária, inclusiva, ética, responsável, justa e sustentável. Sendo assim, o estudante conseguiria estabelecer uma relação entre os conteúdos formais vistos na escola e a aplicabilidade desses saberes em suas experiências diárias. A microbiologia, que aborda os seres vivos microscópicos ou os microrganismos, fazem parte do nosso meio e do cotidiano, seja na saúde, no meio ambiente, na aplicação de biotecnologias, entre outros. Estes microrganismos podem ser nocivos ou inofensivos e até necessários em muitos casos. São os vírus, as bactérias, os protozoários, as algas e os fungos. Considerando a relevância científica deste conteúdo, sendo que os microrganismos foram os primeiros habitantes do planeta e são utilizados em larga escala em vários setores, como nas indústrias alimentícia, farmacêutica, na biorremediação como agentes despoluidores. Por isso observa-se a necessidade de seu estudo e apreensão pelo estudante do ensino médio, em compreender a importância de apropriação desse conhecimento de forma transformadora, construindo um novo significado em sua vida. Esses conteúdos ao serem abordados, devem estar em consonância com os livros didáticos utilizados em sala de aula e os documentos que norteiam o sistema educacional em âmbito federal, estadual e municipal. Portanto, a pesquisa sobre os conteúdos de Microbiologia no âmbito das Ciências Ambientais segundo o livro didático utilizado e os documentos norteadores do componente curricular Biologia, propõe realizar essa análise no Estado Paraná, a partir de 2021 com a implementação do Novo Ensino Médio, nas escolas estaduais públicas da rede de ensino.por
dc.description.abstractWhen talking about education and training for teenagers and young people, we thought about what kind of people we want to train. According to the BNCC, this construction must be based on integral human development, which encompasses all aspects: intellectual, physical, emotional, social and cultural, in the sense that students are able to build a more supportive, inclusive, ethical, responsible society, fair and sustainable. Thus, the student manages to establish a relationship between the formal contents seen at school and the applicability of this knowledge in their experimental experiences. The microbiology, which address microscopic living beings or microorganisms, are part of our environment, and of our daily life, whether in health, the environment, the application of biotechnologies, among others. These microorganisms can be negative or harmless and even necessary in many cases. These are viruses, bacteria, protozoa, algae and fungi. To focus on the great importance of this content, since microorganisms were the first inhabitants of the planet and are used on a large scale in various sectors, such as in the food and pharmaceutical industries, in bioremediation as depolluting agents, there is a need for their study and understanding by the high school student, in understanding this importance, appropriating this knowledge in a transforming way, building a new meaning in their life. These contents to be seen must be in line with the textbooks used in the classroom and the documents that guide the educational system at the federal, state and municipal levels.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Marilene Donadel (marilene.donadel@unioeste.br) on 2023-08-22T19:13:41Z No. of bitstreams: 1 Maristela_Sartori_2023.pdf: 654549 bytes, checksum: a71d5ce7a85ddd60892d6ab7d4fd9350 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-22T19:13:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Maristela_Sartori_2023.pdf: 654549 bytes, checksum: a71d5ce7a85ddd60892d6ab7d4fd9350 (MD5) Previous issue date: 2023-07-12eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Engenharias e Ciências Exataspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Ambientaispor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectMicrobiologiapor
dc.subjectMeio ambientepor
dc.subjectDocumentos educacionais norteadorespor
dc.subjectLivro didáticopor
dc.subjectMicrobiologyeng
dc.subjectEnvironmenteng
dc.subjectGuiding educationaleng
dc.subjectDocuments, textbookpor
dc.subject.cnpqOUTROSpor
dc.titleA microbiologia no âmbito das ciências ambientais: segundo o livro didático e os documentos norteadores do componente curricular biologia do ensino médio no estado do Paranápor
dc.title.alternativeMicrobiology in the framework of environmental sciences: according to the textbook and the guiding documents of the curricular component biology of high school education in the state of Paranápor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusToledopor
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Ambientais (TOL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Maristela_Sartori_2023.pdf639.21 kBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.