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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6714
Tipo do documento: Tese
Title: Formação de Professores em Materiais Manipulativos no contexto da Lesson Study com vistas a uma Alfabetização Matemática Inclusiva
Other Titles: Teacher Education in Manipulative Materials in the context of Lesson Study Towards Inclusive Mathematical Literacy
Autor: Silva, Davi Cezar da 
Primeiro orientador: Boscarioli, Clodis   
Primeiro coorientador: Powell, Arthur Belford
Primeiro membro da banca: Bezerra, Renata Camacho
Segundo membro da banca: Vertuan, Rodolfo Eduardo
Terceiro membro da banca: Borges, Fabio Alexandre
Quarto membro da banca: Souza, Maria Alice Veiga Ferreira de
Quinto membro da banca: Bolzan, Doris Pires Vargas
Resumo: O Ensino da Matemática para a Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental tem gerado discussões, na literatura, em relação aos desafios enfrentados pelos professores na condução dos processos de ensino e aprendizagem. Somando-se a tais desafios, temos a inclusão de alunos na rede regular de ensino. Dentre as possibilidades, como enfoque para este estudo, apresenta-se o desenvolvimento ou direcionamento e adaptação de materiais manipulativos para promover a inclusão nas aulas de Matemática. Nesse contexto, e considerando as inserções de novos conhecimentos relacionados à disciplina, a utilização destes materiais pode se caracterizar como uma ferramenta que visa um ensino para a diversidade e assim, serem utilizados por todos os alunos, caracterizando uma Alfabetização Matemática Inclusiva. Nesta pesquisa, investigamos os aspectos de um planejamento de aulas, com base na metodologia Lesson Study, nas etapas de desenvolvimento ou direcionamento, adaptação e aplicação de materiais manipulativos em uma formação continuada de professores para uma Alfabetização Matemática Inclusiva. A condução da investigação se baseou na interrogação: quais aspectos de uma formação de professores em materiais manipulativos no contexto da LS com vistas a Alfabetização Matemática Inclusiva contribuíram [ou não] para a aprendizagem docente? Para respondê-la, descrevemos as redes e categorias emergidas por meio das narrativas dos professores participantes, que evidenciaram suas aprendizagens ao longo da formação. Para atender ao objetivo geral, sob as características da pesquisa qualitativa e com base na pesquisa-ação, com o uso de observações e intervenções, propusemos e avaliamos possibilidades relacionadas às práticas docentes para aulas de Matemática. Por meio da implementação, que pautou a formação, foi proposto um fluxo de trabalho com base no ciclo da Lesson Study, gerando uma sistematização para a elaboração, direcionamento, adaptação e aplicação de Materiais Manipulativos Inclusivos. Como resultados, entendemos que trabalhos realizados em grupos, quando se constituem como colaborativos, otimizam e potencializam propostas que tenham objetivos de promover a inclusão de alunos na rede regular de ensino. Nesse sentido, o curso de extensão contribuiu, enquanto formação continuada, para a atualização profissional dos participantes. Verificamos que o fluxo de trabalho proposto estimulou reflexões sobre a própria prática, indicando possíveis mudanças em abordagens futuras dos professores participantes e ainda, promoveu construções de novos conhecimentos tanto em relação aos documentos que orientam as escolas, quanto em assuntos específicos da Matemática. Esperamos assim, que esta pesquisa possa contribuir à formação e aprendizagem docente e, por conseguinte, na aprendizagem e inclusão de alunos, bem como em ampliar as possibilidades em relação aos materiais manipulativos para uma Alfabetização Matemática Inclusiva.
Abstract: Teaching and learning mathematics in kindergarten and early grades of elementary schools has generated discussions in the literature regarding the challenges faced by teachers. Adding to such challenges is the policy of inclusion. Among the possible responses to promote inclusive education, as a focus for this study, is the development and adaptation of manipulative materials in mathematics classes. In this context and the insertions of new content knowledge, the use of those materials can be characterized as tools that aim at teaching all students, characterizing an inclusive mathematical literacy. In this research, we investigate the aspects of a lesson planning, based on the Lesson Study methodology, in the stages of development or direction, adaptation and application of manipulative materials for an Inclusive Mathematical Literacy, in a continuing education of teachers. The research was based on the question: what aspects of a teacher professional learning about using manipulative materials in the context of Lesson Study for inclusive mathematical literacy contributed (or not) to teacher learning? To answer the question, we describe the networks and categories that emerged from the narratives of the participating teachers, highlighting teachers' learning throughout the Lesson Study. To meet the general objective, based on under the qualitative action research, using observations and interventions, we proposed and evaluated possibilities related to mathematics teaching practices. Through implementation, we proposed a workflow based on the Lesson Study cycle, generating a systematization for the elaboration, direction, adaptation, and application of inclusive manipulative materials. As a result, we understand that when group work is collaborative, it optimizes and strengthens proposals that aim to promote inclusive education. In this sense, the extension course contributed to the professional learning of the participants. We verified that the proposed workflow stimulated reflections about teachers’ practices, indicating possible future changes for the participating teachers. The Lesson Study also promoted the construction of new knowledge both in relation to the documents that guide the schools and in specific issues of mathematics. Thus, we hope that this research contributes to teacher professional development and learning and, consequently, to the learning and inclusion of students, as well as to expand the possibilities in relation to manipulative materials for an inclusive mathematical literacy.
Keywords: Formação Continuada de Professores
Educação Infantil e Anos Iniciais
Alfabetização Matemática Inclusiva
Materiais Manipulativos
Lesson Study
Continuing Teacher Professional Development
Early Childhood Education
Inclusive Mathematical Literacy
Manipulative Materials
Lesson Study
CNPq areas: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática
Campun: Cascavel
Citation: Silva, Davi Cezar da. . Formação de Professores em Materiais Manipulativos no contexto da Lesson Study com vistas a uma Alfabetização Matemática Inclusiva. 2023. 203 f. Tese( Doutorado em Educação em Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6714
Issue Date: 22-Mar-2023
Appears in Collections:Doutorado em Educação em Ciências e Educação Matemática (CVL)

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