Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6679
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBanheza, Karen Vanessa Gozer-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4301796327838566por
dc.contributor.advisor1Ciani, Andreia Büttner-
dc.contributor.referee1Ciani, Andreia Büttner-
dc.contributor.referee2Ferreira, Pamela Emanueli Alves-
dc.contributor.referee3Buriasco, Regina Luzia Corio de-
dc.date.accessioned2023-06-06T18:43:56Z-
dc.date.issued2022-11-04-
dc.identifier.citationBanheza, Karen Vanessa Gozer. Matematização: um outro estudo. 2022. 64 f. Dissertação( Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/6679-
dc.description.resumoNas últimas décadas, a abordagem para o ensino da Matemática, surgida em meados da década de sessenta nos Países Baixos, denominada Educação Matemática Realística, vem sendo estudada e pesquisada no Brasil. No contexto de uma reforma escolar holandesa, Hans Freudenthal se configurou como o principal pesquisador responsável pelas ideias e pioneiro dessa abordagem na Educação Matemática. Dentre suas características fundamentais é a ideia de matematização e a ação de matematizar. No intuito de realizar um estudo sobre a matematização no âmbito da Educação Matemática Realística essa pesquisa foi idealizada. Assim, esta dissertação de mestrado se constitui em um relatório dessa pesquisa, tendo o caráter bibliográfico e cunho qualitativo, a qual se propõe a investigar o termo matematização do pondo de vista do autor Hans Freudenthal, por meio de seus artigos e livros. Visa-se, além do estudo da matematização, corroborar com a compreensão da origem do termo matematização no âmbito da Educação Matemática Realística. A pesquisa adota um procedimento metodológico não convencional, inspirado na metodologia de pesquisa construída em uma tese de doutorado, na qual foi realizado um estudo investigativo a respeito de uma teoria por meio de processos lógicos. A partir do estudo e da análise realizada, compreendemos que Hans Freudenthal não definiu um modo de proceder com a matematização, um passo a passo de como um aprendiz pode seguir para realizar a matematização. Percebemos que para ele a atividade de matematizar, de matematização, é uma atividade que ocorre como um processo natural, que deve partir da realidade do indivíduo, ou seja, compreendo que o que ele chama de matematização, é o aprender a matemática considerando a realidade própria do individuo, por meio de situações que levem o indivíduo a construir sua própria matemática, e não aprender uma matemática já pronta, algoritmizada.por
dc.description.abstractIn the last decades, the approach to the teaching of Mathematics, which emerged in the 1960s in the Netherlands, called Realistic Mathematics Education, has been studied and studied in Brazil. In the context of a Dutch school reform, Hans Freudenthal was the main researcher responsible for the ideas and pioneer of this approach in Mathematics Education. Among its fundamental characteristics is an idea of mathematization and an action of mathematizing. In order to carry out a study on mathematization within the scope of Realistic Mathematics Education, this was idealized. Thus, this master's dissertation in a report of this research, having a bibliographic and qualitative character, which proposes to investigate the term mathematization from the point of view of the author Hans Freudenthal through his articles and books. In addition to the study of mathematization, the aim is to corroborate the understanding of the origin of the term mathematization in the context of Realistic Mathematics Education. The research adopts an unconventional methodological procedure, inspired by the research methodology built in a doctoral thesis, in which an investigative study was carried out regarding a theory through logical processes. From the study and realization, we understand that Hans Freudenthal did not define a way of proceeding with the analysis, a step of how an apprentice can follow to carry out a mathematization. We realize that for him the activity of mathematization, mathematization, is an activity that occurs as a natural process, it must start from the reality of the individual, that is, understand what he calls mathematization, it is learning mathematics considering the reality of the individual. individual, through situations that lead the individual to his own mathematics, and not learn a ready-made, algorithmized mathematics. In addition, through the methodology used, it was possible to highlight that mathematization is presented in two ways: “Mathematization is an activity of a subject in reality”; and “Mathematization is a process possible for humans.”eng
dc.description.provenanceSubmitted by Edineia Teixeira (edineia.teixeira@unioeste.br) on 2023-06-06T18:43:56Z No. of bitstreams: 2 KAREN_BANHEZA.2022.pdf: 1379223 bytes, checksum: 90c5f8ebaebe9d7896497bccc7dfe779 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-06-06T18:43:56Z (GMT). No. of bitstreams: 2 KAREN_BANHEZA.2022.pdf: 1379223 bytes, checksum: 90c5f8ebaebe9d7896497bccc7dfe779 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2022-11-04eng
dc.description.sponsorshipFundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná (FA)por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Exatas e Tecnológicaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectEducação Matemáticapor
dc.subjectMatematizaçãopor
dc.subjectHans Freudenthalpor
dc.subjectMetodologia de Pesquisa Qualitativa.por
dc.subjectEducação Matemática Realísticapor
dc.subjectMathematics Educationeng
dc.subjectMathematizationeng
dc.subjectHans Freudenthaleng
dc.subjectRealistic Mathematics Educationeng
dc.subjectQualitative Research Methodologyeng
dc.subject.cnpqEDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EDUÇÂO MATEMÁTICApor
dc.titleMatematização: um outro estudopor
dc.title.alternativeMathematization: another studyeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KAREN_BANHEZA.2022.pdfArquivo completo1.35 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons