Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6653
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRibeiro, Juliane Fontana-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/572468797324083por
dc.contributor.advisor1Gagliotto, Giseli Monteiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0928027113674345por
dc.contributor.referee1Gagliotto, Giseli Monteiro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0928027113674345por
dc.contributor.referee2Jacondino, Eduardo Nunes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3875955392841663por
dc.contributor.referee3Ballão, Cléa Maria-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9176863270701276por
dc.date.accessioned2023-05-30T12:57:04Z-
dc.date.issued2022-12-15-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Juliane Fontana. Os/as educadores/as e a educação sexual de crianças pequenas: diálogos possíveis entre a psicanálise e a educação. 2022. 281 f.. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná,Francisco Beltrão,2022.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/6653-
dc.description.resumoA presente dissertação apresenta a Pesquisa de Mestrado em Educação, que teve como objetivo identificar o trabalho do/a educador/a na educação sexual de crianças pequenas no espaço escolar. Diante do contexto político e social, das manifestações contrárias à educação sexual na infância dentro da escola, nosso problema de pesquisa procurou responder: Como tem sido o trabalho do/a educador/a na educação sexual das crianças pequenas no espaço escolar? Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa, por meio da revisão teóricobibliográfica das produções científicas no banco de dados da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e da BDTD (Biblioteca Digital de Teses e Dissertações), dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação e Psicologia, com as seguintes categorias de análise: A. “educador”, “educação sexual” e “criança pequena”; e a B. “educador”, “criança pequena” e “psicanálise”. Além disso, realizamos uma análise dos documentos de domínio público e governamentais, que tratam das propostas de educação sexual para as crianças pequenas, na educação infantil. Entre eles, temos o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil – RCNEI e a Base Nacional Curricular Comum – BNCC. A sexualidade, a infância e a educação sexual estão inscritas na história e na cultura, de modo que articulamos outros campos do saber, como: a filosofia, a sociologia, a antropologia e a psicanálise. Outrossim, buscamos elucidar fatores históricos, sociais, econômicos e subjetivos que podem influenciar sobre o modo de vivenciar a sexualidade e educar para a sexualidade, ao considerarmos uma transmissão de cultura e de saber dos adultos para com as crianças pequenas. O posicionamento teórico utilizado nesta pesquisa considera a sexualidade nos seus aspectos inconscientes e conscientes, subjetivos e sociais, bem como uma construção ininterrupta e dialética, ao longo da história, em cada tempo e em cada lugar. Deste modo, articulamos a Psicanálise e a Educação, por acreditar que o campo educacional é fértil na escuta às investigações da criança acerca da sexualidade infantil. Neste sentido, utilizamos o referencial teórico-metodológico do materialismo histórico-dialético a fim de apreender as múltiplas determinações em que o objeto está enredado. Como resultado, apontamos para uma escassez de pesquisas acerca da temática e para a ausência de propostas claras que possam nortear o trabalho do educador com a criança pequena, referente à educação sexual. Conclui-se que há possibilidade de trabalho e a psicanálise pode contribuir com o campo educacional, a fim de desmistificar as questões acerca da sexualidade infantil.por
dc.description.abstractLa presente disertación presenta la Investigación de Maestría en Educación, que tuvo como objetivo identificar el trabajo del educador en la educación sexual de los niños pequeños en el espacio escolar. Frente al contexto político y social, las manifestaciones en contra de la educación sexual en la infancia dentro de la escuela, nuestro problema de investigación buscó responder: ¿Cómo ha sido el trabajo del educador en la educación sexual de los niños pequeños en el espacio escolar? Para eso, realizamos una investigación cualitativa, a través de una revisión teórico-bibliográfica de las producciones científicas en la base de datos de la CAPES (Coordinación para el Perfeccionamiento del Personal de Educación Superior) y BDTD (Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones), de los Programas de Posgrado. -Graduación Stricto Sensu en Educación y Psicología, con las siguientes categorías de análisis: A. "educador", "educación sexual" y "pequeño niño"; y B. “educador”, “pequeño niño” y “psicoanálisis”. Además, realizamos un análisis de documentos públicos y gubernamentales, que tratan sobre propuestas de educación sexual para niños pequeños, en educación infantil. Entre ellos, tenemos el Referente Curricular Nacional para la Educación Infantil – RCNEI y la Base Curricular Común Nacional – BNCC. La sexualidad, la infancia y la educación sexual se inscriben en la historia y la cultura, por lo que articulamos otros campos del saber, como son: la filosofía, la sociología, la antropología y el psicoanálisis. Además, buscamos dilucidar los factores históricos, sociales, económicos y subjetivos que pueden influir en la forma de vivir la sexualidad y educar para la sexualidad, cuando consideramos una transmisión de cultura y saberes de adultos a niños pequeños. El posicionamiento teórico utilizado en esta investigación considera la sexualidad en sus aspectos inconsciente y consciente, subjetivo y social, así como una construcción ininterrumpida y dialéctica, a lo largo de la historia, en cada tiempo y en cada lugar. De esta forma, articulamos Psicoanálisis y Educación, creyendo que elXIV campo educativo es fértil en la escucha de las investigaciones del niño sobre la sexualidad infantil. En este sentido, utilizamos el marco teóricometodológico del materialismo histórico-dialéctico para aprehender las múltiples determinaciones en las que se enreda el objeto. Como resultado, apuntamos la escasez de investigaciones sobre el tema y la ausencia de propuestas claras que puedan orientar el trabajo del educador con niños pequeños, en lo que se refiere a la educación sexual. Se concluye que existe una posibilidad de trabajo y que el psicoanálisis puede contribuir en el campo educativo, con el fin de desmitificar cuestiones sobre la sexualidad infantil.spa
dc.description.abstractThis dissertation presents the Master's Research in Education, which aimed to identify the work of the educator in the sexual education of small children in the school space. Given the political and social context, the manifestations against sexual education in childhood within the school, our research problem sought to answer: How has the work of the educator been in the sexual education of small children in the school space? For this purpose, we conduct qualitative research, through a theoretical-bibliographic review of scientific productions in the CAPES database (Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel) and BDTD (Digital Library of Theses and Dissertations), of the Stricto Sensu Graduate Programs in Education and Psychology, with the following categories of analysis: A. “educator”, “sexual education” and “small child”; and B. “educator”, “small child” and “psychoanalysis”. In addition, we conducted an analysis of public domain and governmental documents, that deal with proposals for sex education for small children in early childhood education. Among them, we have the National Curriculum Reference for Early Childhood Education – RCNEI and the National Common Curriculum Base – BNCC. Sexuality, childhood and sex education are inscribed in history and culture, so we articulate other fields of knowledge, such as: philosophy, sociology, anthropology and psychoanalysis. Furthermore, we seek to elucidate historical, social, economic and subjective factors that can influence the way of experiencing sexuality and educating for sexuality, when considering a transmission of culture and knowledge from adults to small children. The theoretical position used in this research considers sexuality in its unconscious and conscious, subjective and social aspects, as well as an uninterrupted and dialectical construction, throughout history, in every time and in every place. In this way, we articulate Psychoanalysis and Education, believing that the educational field is fertile for listening to children's investigations about child sexuality. In this sense, we used the theoretical-methodologicalXVI referential of the historical-dialectical materialism in order to apprehend the multiple determinations in which the object is entangled. As a result, we point to a scarcity of research on the theme and to the absence of clear proposals that can guide the work of the educator with the small children, regarding sex education. It is concluded that there is a possibility of work and psychoanalysis can contribute to the educational field, in order to demystify the questions about child sexuality.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Juliana Correa (juliana.correa@unioeste.br) on 2023-05-30T12:57:04Z No. of bitstreams: 2 Juliane F. Ribeiro 2022.pdf: 1976414 bytes, checksum: 7149608bdbd8682f8d8ed1bc51f6fb21 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-05-30T12:57:04Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Juliane F. Ribeiro 2022.pdf: 1976414 bytes, checksum: 7149608bdbd8682f8d8ed1bc51f6fb21 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2022-12-15eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Humanaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectCrianças pequenaspor
dc.subjectEducação sexualpor
dc.subjectEducadorespor
dc.subjectInfânciapor
dc.subjectPsicanálisepor
dc.subjectSexualidadepor
dc.subjectNiños pequeñosspa
dc.subjectEducación sexualspa
dc.subjectEducadoresspa
dc.subjectInfanciaspa
dc.subjectPsicoanálisisspa
dc.subjectSexualidadspa
dc.subjectsmall childreneng
dc.subjectSex educationeng
dc.subjectEducatorseng
dc.subjectChildhoodeng
dc.subjectPsychoanalysiseng
dc.subjectSexualityeng
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS:EDUCAÇÃOpor
dc.titleOs/as educadores/as e a educação sexual de crianças pequenas: diálogos possíveis entre a psicanálise e a educaçãopor
dc.title.alternativeEducadores y educación sexual para niños pequeños: diálogos posibles entre psicoanálisis y educación.spa
dc.title.alternativeEducators and the sex education of small children: possible dialogues between psychoanalysis and education.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusFrancisco Beltrãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação (FBE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Juliane F. Ribeiro 2022.pdf1.93 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons