Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6582
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorDapieve, Diane Ferreira da Silva-
dc.contributor.advisor1Cunha, Marcia Borin da-
dc.contributor.advisor-co1Strieder, Dulce Maria-
dc.contributor.referee1Fiorese, Claudia Almeida-
dc.contributor.referee2Justina, Lurdes Aparecida Della-
dc.contributor.referee3Ferreira, Luciana Nobre Abreu-
dc.contributor.referee4Lima, Guilherme da Silva-
dc.date.accessioned2023-04-19T18:57:08Z-
dc.date.issued2023-02-15-
dc.identifier.citationDapieve, Diane Ferreira da Silva. A divulgação científica na perspectiva dos docentes formadores: um estudo em cursos de Química Licenciatura do estado do Paraná. 2023. 218 f. Tese( Doutorado em Educação em Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/6582-
dc.description.resumoA Divulgação Científica (DC) na formação de professores se torna cada vez mais relevante na medida em que o contexto social influencia e impacta a prática docente. Nesse aspecto as demandas sociais e temporais repercutem na profissão docente e na prática do professor, levando-o a produzir e reelaborar os saberes docentes. Este trabalho teve como objetivo principal investigar como a DC se faz presente nos cursos de formação de professores de Química do estado do Paraná, tendo como referência o docente-formador. Tal investigação parte da análise do discurso de docentes formadores que participaram da pesquisa. Partimos do pressuposto que os saberes presentes durante todo o percurso de formação carregam ideologias e vozes valorativas que fazem parte dos discursos dos docentes-formadores e que, de algum modo, podem repercutir na futura prática dos licenciandos. Desse modo, a fim de olhar para os saberes docentes dos professores em relação à DC, ancoramo-nos nos pressupostos teóricos de Maurice Tardif. Esta pesquisa, que se caracteriza como qualitativa, se deu a partir de um questionário on-line, com base no qual selecionamos professores para uma entrevista individual e remota. Responderam ao questionário professores de oito instituições, pertencentes a 15 cursos de Química Licenciatura. A entrevista foi realizada com 14 professores que durante o questionário demonstraram ter conhecimento e práticas com a DC em seus respectivos cursos de atuação. Os dados foram analisados segundo pressupostos teóricos da análise discursiva de Bakhtin e o Círculo. A partir do diálogo com os dados, observamos diferentes valorações e signos ideológicos presentes nos discursos dos docentes-formadores, destacando-se valorações relacionadas ao processo de formação e à própria prática docente. A constituição dos saberes docentes é influenciada pelo contexto vivido e pelo próprio processo de formação – graduação, pós-graduação e formação continuada – dos diferentes docentes-formadores que, em diferentes graus, tornam se exemplos para a docência. Há, nesse contexto, a presença de uma perspectiva teórica de saberes da parte dos entrevistados, o que se mostra como a efetiva e desejada inserção da DC nos cursos de formação de professores de Química. A DC está presente na prática do professor por diferentes vias, e a formação docente reflete as perspectivas assumidas pelos docentes quando esses atuam no ensino, pesquisa e extensão na universidade.por
dc.description.abstractScientific Dissemination (SD) in teacher formation becomes increasingly relevant as the social context influences and impacts teaching practice. In this regard, social and temporal demands have repercussions on the teaching profession and on the teacher's practice, leading him to produce and re-elaborate teaching knowledge. The main objective of this work was to investigate how SD is present in the Bachelor’s Degree in Chemistry in the state of Paraná, having the teacher-trainer as a reference. This investigation starts from the analysis of the teacher-formation discourse who participated in the survey via invitation. We start from the assumption that the knowledge present throughout the formation course carries ideologies and evaluative voices, that ate part of the speeches of the teachers and that, in some way, can have repercussions on the future practice of the undergraduates, when they are in service. Thus, in order to look at the teaching knowledge of teachers in relation to SD, we are anchored in Tardif's theoretical assumptions. This research, which is characterized as a qualitative study, was based on an online questionnaire, on which we selected teachers for an individual and remote interview. Teachers from eight institutions, belonging to 15 Bachelor Chemistry courses, answered the questionnaire. The interview was conducted with 14 teachers, who during the questionnaire demonstrated knowledge and practices with SD in their respective courses. Data were analyzed according to theoretical assumptions of Bakhtin and Circle discursive analysis. From the dialogue with the data, we observed different valuations and ideological signs present in the speeches of the teacher-trainers, highlighting valuations related to the teacher-training process and the teaching practice. The constitution of teaching knowledge is influenced by the context experienced and by the training process itself – undergraduate, graduate and continuing education – by the different teacher-trainers who, in different degrees, become examples for teaching. There is, in this context, the presence of a theoretical perspective in the knowledge of part of the interviewees, which is shown as the effective and desired insertion of SD in the Bachelor Chemistry courses. SD is present in the teacher's practice in different ways and teacher training reflects the perspectives assumed by teachers when they work in teaching, research and extension at the universityeng
dc.description.provenanceSubmitted by Edineia Teixeira (edineia.teixeira@unioeste.br) on 2023-04-19T18:57:08Z No. of bitstreams: 2 DIANE_ DAPIEVE.2023.pdf: 1767107 bytes, checksum: 29fe019938add26fb4045621a2f0bded (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-04-19T18:57:08Z (GMT). No. of bitstreams: 2 DIANE_ DAPIEVE.2023.pdf: 1767107 bytes, checksum: 29fe019938add26fb4045621a2f0bded (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2023-02-15eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Exatas e Tecnológicaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectEnsino de Químicapor
dc.subjectFormação docentepor
dc.subjectDivulgação da ciênciapor
dc.subjectSaberes docentespor
dc.subjectAnálise do discursopor
dc.subjectTeaching chemistryeng
dc.subjectTeacher formationeng
dc.subjectScientific disseminationeng
dc.subjectTeaching knowledgeeng
dc.subjectDiscourse analysiseng
dc.subject.cnpqEDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICApor
dc.titleA divulgação científica na perspectiva dos docentes formadores: um estudo em cursos de Química Licenciatura do estado do Paranápor
dc.title.alternativeScientific dissemination from the teacher-formation perspective: a study on bachelor chemistry courses of the Paraná stateeng
dc.typeTesepor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Doutorado em Educação em Ciências e Educação Matemática (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DIANE_ DAPIEVE.2023.pdfArquivo completo1.73 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons