Share |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/6530
Tipo do documento: | Tese |
Title: | Manuela Sáenz: da história às ressignificações ficcionais – um percurso da colonialidade à descolonização e à decolonialidade |
Other Titles: | Manuela Sáenz: de la historia a las resignificaciones ficcionales – una trayectoria desde la colonialidad a la descolonización y a la decolonialidad |
Autor: | Rohde, Marina Luísa |
Primeiro orientador: | Fleck, Gilmei Francisco |
Primeiro membro da banca: | Cerdeira, Phelipe de Lima |
Segundo membro da banca: | Corbari, Clarice Cristina |
Terceiro membro da banca: | Florentino, Nádia Nelziza Lovera de |
Quarto membro da banca: | Lopez, Cristian Javier |
Resumo: | Com base nos estudos de narrativas híbridas de história e ficção inseridos no contexto do Grupo de Pesquisa “Ressignificações do passado na América: processos de leitura, escrita e tradução de gêneros híbridos de história e ficção – vias para a descolonização”, analisamos as ressignificações da figura empírica de Manuela Sáenz (1795 – 1856) a partir de veredas sócio-históricas e literárias, sendo esta uma pesquisa bibliográfica e documental, de cunho comparatista e qualitativo. Dessa forma, buscamos evidenciar que a arte literária é o espaço em que, potencialmente, as personagens minimizadas pelo discurso histórico positivista são ressignificadas. Nesse processo estabelecemos, além do cotejo de três biografias, uma trajetória sincrônica dos romances escritos na América que retratam Manuela Sáenz como protagonista, bem como a análise de dois romances históricos. O corpus que fundamenta nosso estudo insere-se em um contexto interamericano, mais precisamente nos Estados Unidos, Equador e Argentina. Assim, as produções biográficas eleitas são: Manuela Sáenz La Libertadora del Libertador ([1944] 1978), de Alfonso Rumazo González; The Four Seasons of Manuela: The Love Story of Manuela Sáenz and Simón Bolívar ([1952] 1966), de Victor Wolfang Von Hagen e For Glory and Bolívar: the remarkable life of Manuela Sáenz (2008), de Pamela S. Murray. Com relação às narrativas híbridas de história e ficção, os romances selecionados são: Manuela (1991 [2000]), de Luís Zúñiga e La Gloria eres tú ([2004] 2019), de Silvia Miguens. A seleção desse conjunto considerou critérios como a presença ou a ausência do elemento crítico e questionador dos registros oficiais por meio de narrativas que expõem pontos de vista verossímeis, capazes de ressignificar ou corroborar modelos eurocêntricos de apreensão do passado. Associamos, ainda, às ideologias presentes nas diferentes modalidades de romance histórico, os conceitos de colonialidade, descolonização e decolonialidade a partir dos pressupostos teóricos de Mignolo (2012, 2016, 2017). Além disso, pontuamos o interesse pelo protagonismo de Manuela Sáenz e pela inserção dessas narrativas no espaço equatoriano e argentino. A sustentação teórica dessa abordagem, tanto a personalidade histórica como as diferentes modalidades de romance histórico, encontra respaldo nos estudos de Aínsa (1991), Menton (1993), Márquez Rodríguez (1996), Chambers (2001), Fernández Prieto (2003), Hennes (2005), Murray (2006; 2008) Fleck (2011; 2017), entre outros. Nossa pesquisa evidencia que a representação de Sáenz para a América compreende um emaranhado de discursos que destoam entre si, conferindo-lhe figurações entre a amante e louca ou política e diplomática. Portanto, as figurações escriturais de Manuela Sáenz, seja nas biografias ou nos romances, revelam um percurso entre a colonialidade e a descolonização com vias que vislumbram à decolonialidade. |
Abstract: | Based on the studies of hybrid narratives of history and fiction inserted in the context of the Research Group “Reframing of the past in America: processes of reading, writing and translation of hybrid genres of history and fiction – ways to decolonization”, we analyze the reinterpretations of the empirical figure of Manuela Sáenz (1795 – 1856) from socio-historical and literary paths by means of a bibliographical and documentary research, with a comparative and qualitative nature. In this way, we seek to show that literary art is the space in which, potentially, the characters minimized by the positivist historical discourse are re-signified. In this process, we established, in addition to comparing three biographies, a synchronic trajectory of novels written in America that portray Manuela Sáenz as the protagonist, as well as the analysis of two historical novels. The corpus that underlies our study is inserted in an inter-American context, more precisely in the United States, Ecuador and Argentina. Thus, the chosen biographical productions are Manuela Sáenz La Libertadora del Libertador ([1944] 1978), by Alfonso Rumazo González; The Four Seasons of Manuela: The Love Story of Manuela Sáenz and Simón Bolívar ([1952] 1966), by Victor Wolfang Von Hagen and For Glory and Bolívar: the remarkable life of Manuela Sáenz (2008), by Pamela S. Murray. Regarding the hybrid narratives of history and fiction, the selected novels are Manuela (1991 [2000]), by Luís Zúñiga and La Gloria eres tú ([2004] 2019), by Silvia Miguens. The selection of this corpus considered criteria such as the presence or absence of the critical and questioning element of the official records through narratives that expose credible points of view, capable of reframing or corroborating Eurocentric models of apprehension of the past. We also associate the concepts of coloniality, decolonization and decoloniality with the ideologies present in the different modalities of historical novels based on the theoretical assumptions of Mignolo (2012, 2016, 2017). In addition, we point out the interest in Manuela Sáenz's protagonism and the insertion of these narratives in the Ecuadorian and Argentine space. The theoretical support of this approach, both to the historical personality and to the different modalities of the historical novel, finds support in the studies of Aínsa (1991), Menton (1993), Márquez Rodríguez (1996), Chambers (2001), Fernández Prieto (2003), Hennes (2005), Murray (2006; 2008) Fleck (2011; 2017), among others. Our research shows that Sáenz's representation to America comprises a tangle of discourses that are at odds with each other, giving her figurations between lover and crazy or political and diplomatic. Therefore, Manuela Sáenz's scriptural figurations, whether in biographies or novels, reveal a journey between coloniality and decolonization with paths that glimpse decoloniality. |
Keywords: | Manuela Sáenz Romance histórico Ressignificações do passado Estudos decoloniais Biografia Manuela Sáenz Historical novel Reframing of the past Decolonial studies Biography |
CNPq areas: | LINGUAGEM E SOCIEDADE |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Educação, Comunicação e Artes |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Campun: | Cascavel |
Citation: | Rohde, Marina Luísa. Manuela Sáenz: da história às ressignificações ficcionais – um percurso da colonialidade à descolonização e à decolonialidade. 2022. 363 f. Tese( Doutorado em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |
URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/6530 |
Issue Date: | 21-Dec-2022 |
Appears in Collections: | Doutorado em Letras (CVL) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MARINA_ROHDE.2022.pdf | Arquivo completo | 2.39 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
This item is licensed under a Creative Commons License