Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6492
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorConfortim, Sandra Maria Canesso-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0171720889708305por
dc.contributor.advisor1Francischett, Mafalda Nesi-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8041231173562955por
dc.contributor.advisor-co1Sbardelotto, Vanice Schossler-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4576535991559238por
dc.contributor.referee1Francischett, Mafalda Nesi-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8041231173562955por
dc.contributor.referee2Umbelino, Janaina Damasco-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4550288548686353por
dc.contributor.referee3Callai, Helena Copetti-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7425467026617423por
dc.date.accessioned2023-03-13T16:54:40Z-
dc.date.issued2022-12-08-
dc.identifier.citationCONFORTIM , Sandra Maria Canesso. O ensino de geografia para os anos iniciais do ensino fundamental por meio de registros históricos. 2022. 123 f.. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2022.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/6492-
dc.description.resumoEsta dissertação é resultado da pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação - Stricto Sensu, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus Francisco Beltrão, na Linha de Cultura, Processos Educativos e Formação de Professores. Vinculada ao grupo: Representações, Espaços, Tempos e Linguagens em Experiências Educativas – RETLEE. Apresentamos uma investigação sobre o ensino de Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental, na qual se desenvolveu uma experiência pedagógica com as turmas dos 4ºs e 5ºs anos. Trata-se de um estudo de caso, realizado na Escola Municipal Dom Pedro I do município de Marmeleiro - PR, e consiste em analisar o sentido de lugar pelas crianças, por meio do estudo dos artefatos familiares e suas contribuições para o ensino e aprendizagem de Geografia. Esta dissertação se concretiza devido à necessidade de conhecer como ensinar Geografia para o entendimento espacial da criança, de modo que os conceitos geográficos se tornem importantes para sua formação, sua vivência, com significado e com aporte na cultura regional. Para tal, buscamos apoio em autores como: Lacoste (1998), Santos (2009, 2012, 2014), Castro (1992, 2000), Vigotskii, Luria e Leontiev (2010), Vigotski (1995, 2001), Leontiev (2004, 2010), Callai (2004, 2005, 2011, 2017), Cavalcanti (2010, 2011, 2015) e Chauí (2000). Pelo experimento pedagógico, realizamos um resgate de objetos, de registros (fotografias, documentos) que as famílias guardam como acervo importante, que identifica a história e a constituição territorial do lugar. Deste modo, na investigação buscamos a associação da cultura regional, local e global ao contexto da educação geográfica e da formação do pensamento espacial da criança para assim analisarmos: a) como a criança cria a significação de lugar; b) que contribuições o resgate histórico oportuniza a compreensão da Geografia; c) quais os elementos que se evidenciam na composição do pensamento espacial da criança; d) de que forma, enquanto professores, podemos contribuir para que o estudante se sinta inserido e compreendendo o contexto histórico local-global. Destacamos a importância dos objetos, das lembranças e demais representações para a memória familiar, para a produção de sentido e de significado sobre o lugar de pertencimento das pessoas.por
dc.description.abstractThis dissertation is the result of research developed in the Graduate Program in Education - Stricto Sensu, of the State University of West Paraná, Francisco Beltrão Campus, in the Line of Culture, Educational Processes and Teacher Training, linked to the Group: Representations, Spaces, Times and Languages in Educational Experiences – RETLEE. We present an investigation on the teaching of Geography in the early years of Elementary School, in which a pedagogical experience was developed with the 4th and 5th grade classes. This is a case study, carried out at the Dom Pedro I Municipal School in the municipality of Marmeleiro - PR, and consists of analyzing the appropriation of the sense of place by children, through the study of family artifacts and their contributions to the teaching and learning of children. Geography. This dissertation is materialized due to the need to know how to teach Geography for the spatial understanding of the child, so that the geographic concepts become important for his formation, his experience, with meaning and contribution to the regional culture. To this end, we seek support from authors such as: in Lacoste (1998), Santos (2009, 2012, 2014), Castro (1992, 2000), Vigotskii, Luria and Leontiev (2010), Vygotsky (1995, 2001), Leontiev (2004) , 2010), Callai (2004, 2005, 2011, 2017), Cavalcanti (2010, 2011, 2015) and Chauí (2000). Through the pedagogical experiment, we carried out a rescue of objects, of records (photographs, documents) that families keep as an important collection, which identifies the history and territorial constitution of the place. Thus, in the investigation we seek to identify the association of regional, local and global culture with the context of geographic education and the formation of the child's spatial thinking and thus analyze: a) how the child creates the meaning of place; b) what contributions the historical rescue provides the understanding of Geography; c) which elements are evident in the composition of the child's spatial thinking; d) how, as teachers, we can contribute so that the student feels inserted and understands the localglobal historical context. We emphasize the importance of objects, memories and other representations for family memory, for the production of meaning and meaning about people's place of belonging.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Juliana Correa (juliana.correa@unioeste.br) on 2023-03-13T16:54:40Z No. of bitstreams: 2 Sandra M. C. Confortim 2022.pdf: 7496557 bytes, checksum: 978cda20a05e5ba7572a2c28214412ad (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-03-13T16:54:40Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Sandra M. C. Confortim 2022.pdf: 7496557 bytes, checksum: 978cda20a05e5ba7572a2c28214412ad (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2022-12-08eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Humanaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEnsino de geografiapor
dc.subjectEstudo do lugarpor
dc.subjectMuseu escolarpor
dc.subjectTeaching geographyeng
dc.subjectStudy of the placeeng
dc.subjectSchool museumeng
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOpor
dc.titleO ensino de geografia para os anos iniciais do ensino fundamental por meio de registros históricospor
dc.title.alternativeTeaching Geography for the early years of Elementary School through historical recordseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusFrancisco Beltrãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação (FBE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Sandra M. C. Confortim 2022.pdf7.32 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons