Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6483
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorNovak, Eliane-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1629591144583093por
dc.contributor.advisor1Tureck, Lucia Terezinha Zanato-
dc.contributor.referee1Melo, Douglas Christian Ferrari de-
dc.contributor.referee2Silva, João Carlos da-
dc.date.accessioned2023-03-06T19:14:08Z-
dc.date.issued2022-08-26-
dc.identifier.citationNovak, Eliane. A luta do movimento social (ACADEVI) pela educação da pessoa com deficiência visual: ingresso e permanência no ensino superior em Cascavel e Toledo (PR), de 2000 a 2020. 2022. 101 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/6483-
dc.description.resumoA partir da constatação de que as pessoas com deficiência visual têm sido consideradas fora dos padrões aceitos historicamente pela sociedade, e que a sociedade atual também é responsável por manter a concepção conservadora e incoerente de que a pessoa com deficiência visual é incapaz de ser um sujeito autônomo, com plenos direitos, compreende-se que essa visão perpassa a educação. Assim, a política de educação inclusiva encontra entraves para sua implementação no sistema de ensino do país. A presente pesquisa objetiva refletir sobre a participação da ACADEVI (Associação Cascavelense de Pessoas com Deficiência Visual), enquanto um movimento social, na educação de pessoas com deficiência visual, no seu ingresso, permanência e conclusão no ensino superior, em Cascavel e Toledo (PR), de 2000 a 2020, destacando o papel do Atendimento Educacional Especializado nesse processo, uma vez que ele integra a política educacional vigente. O método do materialismo histórico-dialético embasa a pesquisa; a metodologia contempla pesquisa qualitativa com revisão bibliográfica e análise documental, em legislações, dissertações, teses, livros e artigos científicos; a aplicação de questionário para 16 pessoas cegas ou com visão reduzida, que cursaram/cursam o ensino superior constitui a pesquisa de campo. A Psicologia Histórico-Cultural contribui com conceitos sobre a supercompensação, a qual pode ser alcançada pela pessoa com deficiência, possibilitando autonomia na direção de superar as concepções mística e biológica, e alcançar a validade social. A ACADEVI, como movimento social, contribuiu/contribui na formação humana e social de seus associados e continua atuando na luta para permanência dos direitos já conquistados, por meio de vários embates, e para que se amplie cada vez mais a participação de pessoas com deficiência no ensino superior e em outros espaços sociais. A partir do estudo verificaram-se as condições que pessoas com deficiência visual tiveram/têm para estarem no espaço acadêmico e como enfrentaram/enfrentam o estudo na universidade. Os resultados demonstram que pessoas cegas ou com visão reduzida têm tido acesso e condições para cursar o ensino superior, através de mobilizações coletivas, sendo este um fator que influencia as instituições de ensino superior – públicas e privadas, contribuindo para ampliação do Atendimento Educacional Especializado, ainda que haja muito a ser realizado em termos da acessibilidade necessária.por
dc.description.abstractBased on the realization that people with visual impairments have been considered outside the standards historically accepted by society, and that current society is also responsible for maintaining the conservative and incoherent conception that the visually impaired person is incapable of being a subject autonomous, with full rights, it is understood that this vision permeates education. Thus, the inclusive education policy encounters obstacles to its implementation in the country's education system. This research aims to reflect on the participation of ACADEVI (Associação Cascavelense de Pessoas com Deficiência Visual), as a social movement, in the education of people with visual impairment, in their entry, stay and conclusion in higher education, in Cascavel and Toledo (PR), from 2000 to 2020, highlighting the role of Specialized Educational Assistance in this process, since it integrates the current educational policy. The method of historical-dialectical materialism underlies the research; the methodology includes qualitative research with bibliographic review and document analysis, in legislation, dissertations, theses, books and scientific articles; the application of a questionnaire to 16 blind people or people with reduced vision, who attended/are attending higher education constitutes the field research. Historical Cultural Psychology contributes with concepts about supercompensation, which can be achieved by people with disabilities, enabling autonomy in the direction of overcoming mystical and biological conceptions, and achieving social validity. ACADEVI, as a social movement, contributed/contributes to the human and social formation of its members and continues to fight for the permanence of the rights already conquered, through several clashes, and for the participation of people with disabilities to be increasingly expanded. in higher education and other social spaces. From the study, the conditions that people with visual impairment had/have to be in the academic space and how they faced/face the study at the university were verified. The results show that people who are blind or have reduced vision have had access and conditions to attend higher education, through collective mobilizations, which is a factor that influences higher education institutions - public and private, contributing to the expansion of Specialized Educational Assistance, although there is still a lot to be done in terms of the necessary accessibility.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Edineia Teixeira (edineia.teixeira@unioeste.br) on 2023-03-06T19:14:08Z No. of bitstreams: 2 Eliane _Novak.2022.pdf: 914584 bytes, checksum: 195ad63a115df8e5bc85bc74335e361a (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-03-06T19:14:08Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Eliane _Novak.2022.pdf: 914584 bytes, checksum: 195ad63a115df8e5bc85bc74335e361a (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2022-08-26eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectPessoas com deficiência visualpor
dc.subjectMovimento socialpor
dc.subjectEducação inclusivapor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectAtendimento educacional especializadopor
dc.subjectVisually impaired peopleeng
dc.subjectSocial movementeng
dc.subjectinclusive educationpor
dc.subjectUniversity educationpor
dc.subjectSpecialized educational servicepor
dc.subject.cnpqSOCIEDADE E EDUCAÇÃOpor
dc.titleA luta do movimento social (ACADEVI) pela educação da pessoa com deficiência visual: ingresso e permanência no ensino superior em Cascavel e Toledo (PR), de 2000 a 2020por
dc.title.alternativeThe struggle of the social movement (ACADEVI) for the education of the visually impaired: admission and permanence in higher education in Cascavel and Toledo (PR), from 2000 to 2020eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Eliane _Novak.2022.pdfArquivo completo893.15 kBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons