Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6482
Tipo do documento: Tese
Title: ENSINO DE EVOLUÇÃO BIOLÓGICA: ARTICULAÇÕES ENTRE EPISTEMOLOGIA, HISTÓRIA E DIDÁTICA EM UM GRUPO COLABORATIVO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA
Other Titles: TEACHING BIOLOGICAL EVOLUTION: ARTICULATIONS BETWEEN EPISTEMOLOGY, HISTORY AND DIDACTIC IN A COLLABORATIVE GROUP OF BIOLOGY TEACHERS
Autor: Giuffrida, Kamilla Zabotti 
Primeiro orientador: Justina, Lourdes Aparecida Della
Primeiro membro da banca: Pietricoski, Luciana Borowski
Segundo membro da banca: Schneider, Eduarda Maria
Terceiro membro da banca: Caldeira, Ana Maria de Andrade
Quarto membro da banca: Cunha, Márcia Borin da
Resumo: A epistemologia da Biologia e a história da ciência, ao refletir sobre o status do conhecimento, possibilita uma abordagem contextualizada da produção dos conceitos, especialmente o evolutivo, permitindo assim situar alguns pressupostos didáticos, colocando-o como conceito central e organizador do conhecimento biológico. Nesse contexto, esse estudo tem como objetivo principal, compreender a articulação das dimensões epistemológica, histórica e didática do conhecimento evolutivo, como base formadora de um Grupo Colaborativo de professores de Biologia. Dessa forma, dada a organização multipaper, este estudo é divido em duas etapas, sendo que na primeira se trata de estudo teórico e epistemológico, ao qual antecedeu a construção e organização do Grupo Colaborativo, sendo este a segunda etapa. A primeira etapa resultou em dois artigos. No primeiro discutimos a história da ciência por meio de um episódio histórico – as contribuições do geneticista evolucionista Theodosius Dobzhansky – e seu papel essencial para construção dos principais conceitos da Teoria Sintética da Evolução. De forma complementar, realizamos uma discussão teórica em correlação com a epistemologia de Lakatos, a respeito das principais mudanças da Teoria Sintética da Evolução e da Síntese Estendida da Evolução, ao qual se constitui como as preposições atuais da Biologia evolutiva. A segunda etapa da pesquisa, de caráter empírico, resultou do desenvolvimento de um Grupo Colaborativo com professores de Biologia. No terceiro artigo teorizamos as compreensões emergentes do discurso de professores sobre formação continuada, onde incialmente prevaleceu a formação continuada a partir do modelo da racionalidade técnica, mas com o desenvolvimento do Grupo Colaborativo, reconstruções emergiram nas reflexões coletivas mediante trocas de experiências, vivências, entre outros aspectos. No quarto e último artigo, com base nas compreensões emergentes no discurso de professores, teorizamos acerca da articulação entre epistemologia, história e didática visando o ensino de Biologia em torno do eixo evolutivo. O aprofundamento no fenômeno estudado, mostrou a integração e mobilização de diferentes saberes docentes, vinculados as dimensões epistêmica, histórica e didática, fundamental para superar a fragmentação dos conteúdos biológicos e almejando assim, um ensino mais holístico da Biologia.
Abstract: The epistemology of Biology and the history of science, when reflecting on the status of knowledge, allows a contextualized approach to the production of concepts, especially the evolutionary one, thus allowing to place some didactic assumptions, placing it as a central concept and organizer of biological knowledge. In this context, this study's main objective is to understand the articulation of the epistemological, historical and didactic dimensions of evolutionary knowledge, as the basis for forming a Collaborative Group of Biology teachers. Thus, given the multipaper organization, this study is divided into two stages, the first of which is a theoretical and epistemological study, which preceded the construction and organization of the Collaborative Group, which is the second stage. The first stage resulted in two articles. In the first one, we discuss the history of science through a historical episode – the contributions of the evolutionary geneticist Theodosius Dobzhansky – and his essential role in the construction of the main concepts of the Synthetic Theory of Evolution. Complementarily, we carried out a theoretical discussion in correlation with Lakatos' epistemology, regarding the main changes in the Synthetic Theory of Evolution and the Extended Synthesis of Evolution, which constitutes the current prepositions of Evolutionary Biology. The second stage of the research, of an empirical nature, resulted from the development of a Collaborative Group with Biology teachers. In the third article, we theorize the emerging understandings of the teachers' discourse on continuing education, where continuing education initially prevailed based on the technical rationality model, but with the development of the Collaborative Group, reconstructions emerged in collective reflections through exchanges of experiences, experiences, among other aspects. In the fourth and last article, based on the emerging understandings in the teachers' discourse, we theorize about the articulation between epistemology, history and didactics aiming at the teaching of Biology around the evolutionary axis. The deepening of the phenomenon studied, showed the integration and mobilization of different teaching knowledge, linked to the epistemic, historical and didactic dimensions, fundamental to overcome the fragmentation of biological contents and thus aiming for a more holistic teaching of Biology.
Keywords: Formação de Professores
Ensino de Biologia
Ensino de Evolução Biológica
Teoria Sintética
Síntese Estendida da Evolução
Teacher training
Biology Teaching
Teaching of Biological Evolution
Synthetic Theory
Extended Synthesis of Evolution
CNPq areas: EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática
Campun: Cascavel
Citation: Giuffrida, Kamilla Zabotti. ENSINO DE EVOLUÇÃO BIOLÓGICA: ARTICULAÇÕES ENTRE EPISTEMOLOGIA, HISTÓRIA E DIDÁTICA EM UM GRUPO COLABORATIVO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA. 2022. 181 f. Tese( Doutorado em Educação em Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6482
Issue Date: 12-Dec-2022
Appears in Collections:Doutorado em Educação em Ciências e Educação Matemática (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KAMILLA_GIUFFRIDA.2022.pdfArquivo completo2.57 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons