Share |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/6482
Tipo do documento: | Tese |
Title: | ENSINO DE EVOLUÇÃO BIOLÓGICA: ARTICULAÇÕES ENTRE EPISTEMOLOGIA, HISTÓRIA E DIDÁTICA EM UM GRUPO COLABORATIVO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA |
Other Titles: | TEACHING BIOLOGICAL EVOLUTION: ARTICULATIONS BETWEEN EPISTEMOLOGY, HISTORY AND DIDACTIC IN A COLLABORATIVE GROUP OF BIOLOGY TEACHERS |
Autor: | Giuffrida, Kamilla Zabotti |
Primeiro orientador: | Justina, Lourdes Aparecida Della |
Primeiro membro da banca: | Pietricoski, Luciana Borowski |
Segundo membro da banca: | Schneider, Eduarda Maria |
Terceiro membro da banca: | Caldeira, Ana Maria de Andrade |
Quarto membro da banca: | Cunha, Márcia Borin da |
Resumo: | A epistemologia da Biologia e a história da ciência, ao refletir sobre o status do conhecimento, possibilita uma abordagem contextualizada da produção dos conceitos, especialmente o evolutivo, permitindo assim situar alguns pressupostos didáticos, colocando-o como conceito central e organizador do conhecimento biológico. Nesse contexto, esse estudo tem como objetivo principal, compreender a articulação das dimensões epistemológica, histórica e didática do conhecimento evolutivo, como base formadora de um Grupo Colaborativo de professores de Biologia. Dessa forma, dada a organização multipaper, este estudo é divido em duas etapas, sendo que na primeira se trata de estudo teórico e epistemológico, ao qual antecedeu a construção e organização do Grupo Colaborativo, sendo este a segunda etapa. A primeira etapa resultou em dois artigos. No primeiro discutimos a história da ciência por meio de um episódio histórico – as contribuições do geneticista evolucionista Theodosius Dobzhansky – e seu papel essencial para construção dos principais conceitos da Teoria Sintética da Evolução. De forma complementar, realizamos uma discussão teórica em correlação com a epistemologia de Lakatos, a respeito das principais mudanças da Teoria Sintética da Evolução e da Síntese Estendida da Evolução, ao qual se constitui como as preposições atuais da Biologia evolutiva. A segunda etapa da pesquisa, de caráter empírico, resultou do desenvolvimento de um Grupo Colaborativo com professores de Biologia. No terceiro artigo teorizamos as compreensões emergentes do discurso de professores sobre formação continuada, onde incialmente prevaleceu a formação continuada a partir do modelo da racionalidade técnica, mas com o desenvolvimento do Grupo Colaborativo, reconstruções emergiram nas reflexões coletivas mediante trocas de experiências, vivências, entre outros aspectos. No quarto e último artigo, com base nas compreensões emergentes no discurso de professores, teorizamos acerca da articulação entre epistemologia, história e didática visando o ensino de Biologia em torno do eixo evolutivo. O aprofundamento no fenômeno estudado, mostrou a integração e mobilização de diferentes saberes docentes, vinculados as dimensões epistêmica, histórica e didática, fundamental para superar a fragmentação dos conteúdos biológicos e almejando assim, um ensino mais holístico da Biologia. |
Abstract: | The epistemology of Biology and the history of science, when reflecting on the status of knowledge, allows a contextualized approach to the production of concepts, especially the evolutionary one, thus allowing to place some didactic assumptions, placing it as a central concept and organizer of biological knowledge. In this context, this study's main objective is to understand the articulation of the epistemological, historical and didactic dimensions of evolutionary knowledge, as the basis for forming a Collaborative Group of Biology teachers. Thus, given the multipaper organization, this study is divided into two stages, the first of which is a theoretical and epistemological study, which preceded the construction and organization of the Collaborative Group, which is the second stage. The first stage resulted in two articles. In the first one, we discuss the history of science through a historical episode – the contributions of the evolutionary geneticist Theodosius Dobzhansky – and his essential role in the construction of the main concepts of the Synthetic Theory of Evolution. Complementarily, we carried out a theoretical discussion in correlation with Lakatos' epistemology, regarding the main changes in the Synthetic Theory of Evolution and the Extended Synthesis of Evolution, which constitutes the current prepositions of Evolutionary Biology. The second stage of the research, of an empirical nature, resulted from the development of a Collaborative Group with Biology teachers. In the third article, we theorize the emerging understandings of the teachers' discourse on continuing education, where continuing education initially prevailed based on the technical rationality model, but with the development of the Collaborative Group, reconstructions emerged in collective reflections through exchanges of experiences, experiences, among other aspects. In the fourth and last article, based on the emerging understandings in the teachers' discourse, we theorize about the articulation between epistemology, history and didactics aiming at the teaching of Biology around the evolutionary axis. The deepening of the phenomenon studied, showed the integration and mobilization of different teaching knowledge, linked to the epistemic, historical and didactic dimensions, fundamental to overcome the fragmentation of biological contents and thus aiming for a more holistic teaching of Biology. |
Keywords: | Formação de Professores Ensino de Biologia Ensino de Evolução Biológica Teoria Sintética Síntese Estendida da Evolução Teacher training Biology Teaching Teaching of Biological Evolution Synthetic Theory Extended Synthesis of Evolution |
CNPq areas: | EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática |
Campun: | Cascavel |
Citation: | Giuffrida, Kamilla Zabotti. ENSINO DE EVOLUÇÃO BIOLÓGICA: ARTICULAÇÕES ENTRE EPISTEMOLOGIA, HISTÓRIA E DIDÁTICA EM UM GRUPO COLABORATIVO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA. 2022. 181 f. Tese( Doutorado em Educação em Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |
URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/6482 |
Issue Date: | 12-Dec-2022 |
Appears in Collections: | Doutorado em Educação em Ciências e Educação Matemática (CVL) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
KAMILLA_GIUFFRIDA.2022.pdf | Arquivo completo | 2.57 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
This item is licensed under a Creative Commons License