Share |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/6470
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Bortolanza, Eliza | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4999872376213727 | por |
dc.contributor.advisor1 | Orso, Paulino José | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | Paulino José Orso http://lattes.cnpq.br/8247504761634290 | por |
dc.contributor.referee1 | Schmitt, Silvana Lazzarotto | - |
dc.contributor.referee2 | Silva, João Carlos da | - |
dc.contributor.referee3 | Sacardo, Michele Silva | - |
dc.date.accessioned | 2023-02-28T17:00:43Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-16 | - |
dc.identifier.citation | Bortolanza, Eliza. A História do Município e da Educação de Três Barras do Paraná. 2022. 83 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel . | por |
dc.identifier.uri | https://tede.unioeste.br/handle/tede/6470 | - |
dc.description.resumo | Esta pesquisa teve como objetivo investigar a história do município e da educação de Três Barras do Paraná. Por meio de bibliografas, de documentos e de entrevistas, procurou-se aproximar e compreender como ocorreu esse processo e as mudanças no campo da educação. Primeiramente, averiguou-se como aconteceram as transformações políticas até a emancipação do município e examinaram-se as lutas que se desencadearam em torno da ocupação do território e das disputas pela posse da terra. Na sequência, buscou-se compreender a trajetória da escolarização, verificar como foram criadas as primeiras escolas, e, posteriormente, a extinção da maioria delas, bem como os métodos de ensino e a organização curricular. Por fim, tratou-se da inserção da Pedagogia Histórico-Crítica (SAVIANI, 2018, 1999, 1985), que se constitui numa teoria pedagógica transformadora. Alude-se a como foram travados os primeiros contatos com essa teoria pedagógica, os grupos de estudos realizados no município, a análise da realidade socioeducacional; além do início de uma atividade mais sistemática de estudo, objetivando a realização de um processo de formação continuada dos profissionais de educação de toda a Rede Municipal de Educação, no intuito de possibilitar a compreensão teórica e uma consequente atividade prática em consonância com sua concepção teórico-metodológica. A partir da investigação e da análise realizada foi possível constatar que a história da educação, a organização e as lutas sociais caminham juntas. A despeito disso, também foi possível compreender que a educação pode exercer um papel relevante no processo de transformação social. | por |
dc.description.abstract | This research had the objective of investigating the history of the municipality and the education of Três Barras do Paraná. Through bibliographies, documents, and interviews, we sought to get closer and understand how that process occurred and how the changes succeeded. First, we ascertained how occurred the political transformations until the municipality emancipation, and we examined the struggles that happened about the territory occupation and the disputes for land tenure. Next, we aimed to understand the path of schooling, to verify how the first schools were created, and later, the extinction of most of them, the teaching methods, and the curriculum organization. Lastly, we will discuss the inclusion of the Historical Critical Pedagogy, that consists of a transforming pedagogical theory. We alluded how were conducted the first contacts, the study groups made in the municipality, the analysis of the socio-educational reality and the beginning of a more systematic activity of study, assuring the accomplishment of a process of a continued formation for the education professionals of all the municipal education network, in the intention of allowing the theoretical comprehension and a consequent practical activity in consonance with its theoretical-methodological conception. From the investigation and the concluded analysis, it was possible to determine that the history of education, organization and the social struggles belong together. In this regard this, it was also possible to comprehend that education can play a relevant role in the process of social transformation. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Edineia Teixeira (edineia.teixeira@unioeste.br) on 2023-02-28T17:00:43Z No. of bitstreams: 2 ELIZA_ BORTOLANZA.2022.pdf: 2923268 bytes, checksum: f159a938439d53a5ccfb2a4a1716f67a (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-02-28T17:00:43Z (GMT). No. of bitstreams: 2 ELIZA_ BORTOLANZA.2022.pdf: 2923268 bytes, checksum: f159a938439d53a5ccfb2a4a1716f67a (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2022-08-16 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual do Oeste do Paraná | por |
dc.publisher.department | Centro de Educação, Comunicação e Artes | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UNIOESTE | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
dc.subject | Pedagogia | por |
dc.subject | História da Educação | por |
dc.subject | Pedagogia Histórico-Crítica | por |
dc.subject | Três Barras do Paraná | por |
dc.subject | Pedagogy | eng |
dc.subject | Education History | - |
dc.subject | Historical-Critical | - |
dc.subject | Três Barras do Paraná | - |
dc.subject.cnpq | SOCIEDADE E EDUCAÇÃO | por |
dc.title | A História do Município e da Educação de Três Barras do Paraná | por |
dc.title.alternative | The History of the Municipality and Education of Três Barras do Paraná. | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.publisher.campus | Cascavel | por |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação(CVL) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ELIZA_ BORTOLANZA.2022.pdf | Arquivo completo | 2.85 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
This item is licensed under a Creative Commons License