Share |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/6466
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | O Colombo que nasceu na América: figurações do self made man na literatura estadunidense – o romantismo de J. F. Cooper em Mercedes of Castile: or, the voyage to Cathay (1840) |
Other Titles: | The Columbus who was born in América: depictions of the self-made man in the Literature of The United States – the romanticism of J. F. Cooper in Mercedes of Castile: or, the voyage to Cathay (1840) |
Autor: | BERNDT, JORGE ANTONIO |
Primeiro orientador: | Fleck, Gilmei Francisco |
Primeiro coorientador: | Oliveira, Marcio da Silva |
Primeiro membro da banca: | Cerdeira, Phelipe de Lima |
Segundo membro da banca: | Almeida, Carlos Henrique Lopes de |
Terceiro membro da banca: | Oliveira, Marcio da Silva |
Resumo: | Ao considerarmos a hipótese de que o interesse do ser humano pelo passado é constante, o estudo dos gêneros híbridos que mesclam a ficção e a história podem, nesse sentido, contribuir para a formação de novas perspectivas sobre eventos e personagens em relação àquelas já institucionalizadas pela escrita da história romântica nacionalista. Nesse cenário, os romances históricos que versam acerca do “descobrimento” da América têm um papel significativo na nossa formação, pois é nesse episódio que encontramos a anunciação da fundação de nossa identidade presente (TODOROV, 1983). Nesta dissertação, inserida no escopo de interesse do Grupo de Pesquisa “Ressignificações do passado na América: processos de leitura, escrita e tradução de gêneros híbridos de história e ficção – vias para a descolonização”, analisamos o romance Mercedes of Castile: or, the voyage to Cathay (1840), de James Fenimore Cooper (1789-1851). Esse é um relato romanesco no qual se renarrativiza um dos acontecimentos sócio-políticos mais importantes da Europa e da América do século XV. Nosso propósito é demostrarmos que Mercedes of Castile: or, the voyage to Cathay (1840), de Cooper, trata-se de um exemplar da modalidade do romance histórico clássico scottiano, segundo a classificação de Fleck (2017) e como essa forma repercutiu na construção discursiva de Cristóvão Colombo. Para isso, comparamos a estrutura narrativa e as estratégias escriturais empregadas pelo seu autor às características do cânone scottiano, presentes em Waverley ([1814], 1985) e Ivanhoe ([1819], 1994), de Walter Scott, iniciador do gênero romance histórico, segundo a perspectiva de Lukács (2011). Apoiamo-nos, nesse sentido, nos estudos da literatura comparada e naqueles referentes ao romance histórico e sua trajetória, como os de Lukács (2011), Aínsa (1988; 1991), Menton (1993), Hutcheon (1991), Mata Induráin (1995), Fernández Prieto (2003), Fleck (2007; 2010; 2014; 2017), entre outros. Pela análise desse corpus, revelamos as primeiras imagens ficcionais romanescas sobre o “descobrimento” da América e, também, a ficcionalização inaugural da personagem Cristóvão Colombo na prosa, produzidas no espaço estadunidense do século XIX. Procuramos relacionar essas imagens romanescas primeiras de Colombo com o ideal do self-made man construído na cultura estadunidense. Nossa abordagem busca, da mesma forma, elucidar aspectos históricos e sociais que levaram os Estados Unidos da América a serem o berço da temática do “descobrimento” no romance, fazendo nascer o Colombo romanesco. Desse modo, com as análises propostas, conseguimos revelar o quanto a escrita de Cooper se atrela aos paradigmas clássicos do romance histórico, consolidados pelo escocês Walter Scott, e como se projetam nas imagens ficcionais de Colombo os ideais da sociedade romântica estadunidense que forjaram uma identidade nacional por meio, também, da arte literária. |
Abstract: | When the hypothesis that the interest of the human being for the past is considered, the study of the hybrid genres which mix history and fiction can contribute to the constitution of new perspectives. Such views could be related to events and characters whose depictions were established by the writing of the nationalist and romantic History. In this scenario, the historical novels which deal with the “Discovery of America” assume a special role in the formation of the continent, because it was this very moment that built the current identity (TODOROV, 1983). Included in the scope of the Research Group “Remeanings of the past in America: processes of reading, writing, and translating of hybrid genres of History and fiction – paths to decolonisation”, this dissertation analyses the novel Mercedes of Castile: or, the voyage to Cathay (1840), by James Fenimore Cooper. This is a novelistic report in which one of the most important socio-political events of Europe and America from the 15th century is told. The purpose is to demonstrate that Mercedes of Castile: or, the voyage to Cathay (COOPER, 1840) is an example of the modality of the Scottian classical historical novel, according to the assortment proposed by Fleck (2017) and to unfold how this form reverberated in the discursive construction of Christopher Columbus. To answer this problem, we compare the narrative structure and the writing strategies employed by its author with the characteristics of the Scottian canon present in Waverley ([1814], 1985) and Ivanhoe ([1819], 1994), written by Walter Scott – the initiator of the historical novel, in Lukács’ (2011) perspective. Concepts were taken from Comparative Literature and the field of studies dedicated to historical novel and its trajectory, with Lukács (2011), Aínsa (1988; 1991), Menton (1993), Hutcheon (1991), Mata Induráin (1995), Fernández Prieto (2003), Fleck (2007; 2010; 2014; 2017), among others. Through the analysis of such corpus, the first fictional images of the “Discovery of America” are revealed, as well as the inaugural fictionalisation of Christopher Columbus in prose, produced in the space of the United States from the 19th century. It aims to connect these first novelistic images of Cooper to the self-made man ideal. This approach further sought to clarify the historical and social aspects that led United States to become the home of the thematic of the “Discovery” within the trajectory of the novel, giving birth to the novelistic Columbus. Thus, with the proposed analyses, this text reveals how much Cooper’s writing is linked to the classical paradigms of the historical novel, consolidated by Walter Scott. As a result, it also stresses how the ideals of the United States’ romantic society are projected in the fictional images of Columbus, in order to shape a national identity, also through the literary art |
Keywords: | Cristóvão Colombo Literatura Comparada Poética do descobrimento Literatura estadunidense Romance histórico clássico Mercedes of Castile: or, the Voyage to Cathay. Christopher Columbus Comparative Literature Poetics of the Discovery Literature of United States Classical historical novel Mercedes of Castile: or, the Voyage to Cathay |
CNPq areas: | LINGUAGEM E SOCIEDADE |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Educação, Comunicação e Artes |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Campun: | Cascavel |
Citation: | BERNDT, JORGE ANTONIO. O Colombo que nasceu na América: figurações do self made man na literatura estadunidense – o romantismo de J. F. Cooper em Mercedes of Castile: or, the voyage to Cathay (1840). 2022. 181 f. Dissertação( Mestrado em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, 2022 . |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |
URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/6466 |
Issue Date: | 19-Dec-2022 |
Appears in Collections: | Mestrado em Letras (CVL) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
JORGE_BERNDT.2022.pdf | Arquivo completo | 1.4 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
This item is licensed under a Creative Commons License