Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6426
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorElsenbach, Loreci Aparecida Wickert-
dc.creator.LattesEndereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4150401870145983por
dc.contributor.advisor1Soligo, Valdecir-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5365966751665341 por
dc.contributor.referee1Soligo, Valdecir-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5365966751665341 por
dc.contributor.referee2Correa, João Jorge-
dc.contributor.referee3Pasini, Juliana Fatima Serraglio-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0755566438950766por
dc.date.accessioned2023-02-07T13:57:27Z-
dc.date.issued2022-12-09-
dc.identifier.citationElsenbach, Loreci Aparecida Wickert. Relações comparativas entre características de contexto e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) em municípios de pequeno porte do estado do Paraná. 2022.141 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/6426-
dc.description.resumoO tema qualidade da educação tem sido alvo de debates nas políticas públicas, principalmente a partir da década de 1990. Com a criação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) em 2007, essas políticas são tratadas com maior ênfase, pois este índice é considerado como principal instrumento para “medir” a “qualidade da educação” básica brasileira. Entretanto, o IDEB tem recebido críticas e divergências quando tratado como único e principal indicador da qualidade de ensino, sendo resultante de apenas duas dimensões: desempenho e fluxo escolar. As avaliações em larga escala são políticas públicas que dizem atestar "qualidade da educação”, mas entendemos esse termo como algo abrangente, complexo e desafiador, envolvendo aspectos internos e externos do contexto escolar, que muitas vezes são negligenciados e não computados em processos avaliativos. Assim, essa pesquisa teve como objetivo geral identificar relações entre características de contexto e o rendimento escolar aferido pelo IDEB em municípios de pequeno porte do estado do Paraná. O município de Serranópolis do Iguaçu, parâmetro nesta pesquisa, foi selecionado por ter se destacado com notas expressivas em edições consecutivas do IDEB. Esse trabalho envolveu 61 municípios paranaenses de pequeno porte, mediante a seleção critérios de comparabilidade. Os estudos partem de uma perspectiva comparativa, considerando os diferentes contextos e especificidades dos municípios pesquisados. Nas análises comparativas foram utilizados indicadores socioeconômicos (Índice de Gini e Índice da Incidência de Pobreza) e educacionais (Taxa de Analfabetismo e Distorção Idade-Série) os quais foram relacionados com o IDEB, visando compreender variáveis existentes, que determinam ou influenciam no desempenho escolar e consequentemente em resultados do IDEB em municípios de pequeno porte. Consideramos que estudos desenvolvidos com essa temática podem contribuir com reflexões e análises, auxiliando gestores e demais envolvidos em aspectos educacionais a compreender melhor o conceito do termo “qualidade da educação”, reconhecer os fatores que repercutem em resultados de avaliações externas em larga escala, aferidos pelo IDEB, e repensar a necessidade de implementação de políticas que visam redução das desigualdades sociais e educacionais.por
dc.description.abstractThe quality of education theme has been the subject of debates in public policies, mainly since the 1990s. With the creation of the Basic Education Development Index (IDEB) in 2007, these policies are treated with greater emphasis, as this index is considered the main instrument to “measure” the “Brazilian basic education quality”. However, the IDEB has received criticism and disagreements when treated as the only and main indicator of teaching quality, resulting from only two dimensions: performance and school flow. Large-scale evaluations are public policies that claim to attest to "education quality", but we understand this term as something comprehensive, complex, and challenging, involving internal and external aspects of the school context, which are often neglected and not computed in evaluation processes. This study aimed to identify relationships between context characteristics and school performance measured by IDEB in small municipalities in the state of Paraná. The municipality of Serranópolis do Iguaçu, parameter in this research, was selected for having stood out with expressive scores in consecutive editions of IDEB. This study involved 61 small municipalities of Paraná, through the selection of comparability criteria. The studies depart from a comparative perspective, considering the different contexts and specificities of the surveyed municipalities. In the comparative analyzes, socioeconomic indicators (Gini Index and Poverty Incidence Index), and educational indicators (Illiteracy Rate and Age-Grade Distortion) were used, which were related to the IDEB, aiming to understand existing variables that determine or influence school performance and consequently the IDEB results in small municipalities. We consider that studies developed with this theme may contribute with reflections and analyses, helping managers and others involved in educational aspects to better understand the concept of the term "quality of education", to recognize the factors that affect the results of large-scale external evaluations, measured by IDEB, and rethink the need to implement policies aimed at reducing social and educational inequalitieseng
dc.description.provenanceSubmitted by Edineia Teixeira (edineia.teixeira@unioeste.br) on 2023-02-07T13:57:27Z No. of bitstreams: 2 Lorecí_Elsenbach.2022.pdf: 1483419 bytes, checksum: fa55eeb8e628615e8c3fa3aef7bed608 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-02-07T13:57:27Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Lorecí_Elsenbach.2022.pdf: 1483419 bytes, checksum: fa55eeb8e628615e8c3fa3aef7bed608 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2022-12-09eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectQualidade da educaçãopor
dc.subjectIDEBpor
dc.subjectAvaliações em larga escalapor
dc.subjectIndicadores socioeconômicos e educacionaispor
dc.subjectQuality of educationeng
dc.subjectIDEBeng
dc.subjectLarge-scale assessmentseng
dc.subjectSocioeconomic and educational indicatorseng
dc.subject.cnpqSOCIEDADE E EDUCAÇÃOpor
dc.titleRelações comparativas entre características de contexto e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) em municípios de pequeno porte do estado do Paranápor
dc.title.alternativeComparative relationships between context characteristics and the basic education development index (IDEB) in small municipalities in the Paraná Stateeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Lorecí_Elsenbach.2022.pdfArquivo completo1.45 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons