Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6394
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCUNHA, AMANDA FERNANDES DA-
dc.contributor.advisor1Deitos, Roberto Antônio-
dc.contributor.advisor-co1Reis, Luiz Fernando-
dc.contributor.referee1Zanardini, João Batista-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5660324798334927por
dc.contributor.referee2Falção, Mary Sylvia Miguel-
dc.date.accessioned2023-02-01T14:49:11Z-
dc.date.issued2022-12-12-
dc.identifier.citationCUNHA, AMANDA FERNANDES DA. O Financiamento da educação básica no município de Toledo/PR (2013 a 2020). 2022. 192 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/6394-
dc.description.resumoA presente dissertação objetiva analisar a relação entre o fundo público e o financiamento da educação básica no município de Toledo/PR. O estudo desenvolveu-se a partir de uma abordagem bibliográfica e documental com coleta e análise de dados disponibilizados no Portal da Transparência do referido município, estando organizado em dois capítulos. Entendendo a necessidade de depreender sobre temáticas que se correlacionam e que incidem sobre o objeto de estudo, no primeiro capítulo buscamos assimilar aspectos sobre o orçamento e os fundos educacionais (FUNDEF, FUNDEB e FUNDEB Permanente). Para atingir nosso propósito, abordamos outras temáticas que nos auxiliaram na compreensão do nosso objeto de estudo, sendo estes: o federalismo brasileiro e as transferências constitucionais, a crise do capital e as políticas sociais no Brasil, organismo internacionais, reforma do Estado e a financeirização, dívida pública. No segundo capítulo objetivou-se apropriar-se do objeto deste estudo, sendo o financiamento da educação pública no município de Toledo/PR, com recorte temporal de 2013 a 2020. Para esse intento, foram analisados os dados relacionados aos movimentos de receitas e despesas do município. Também realizamos a caracterização da Rede Pública Municipal de ensino, apresentando os números relativos às matrículas, números de professores e funcionários. Por fim, examinamos os dados referentes às receitas e despesas com manutenção e desenvolvimento do ensino (MDE), com o FUNDEB e com a Função Educação. A partir da análise dos dados e sua correlação com o estudo bibliográfico, foi possível verificar que, apesar do município possuir um orçamento superavitário, o investimento na área da educação limita-se a cumprir o que está previsto em lei, mesmo tendo condições de ampliar o investimento nesta área.por
dc.description.abstractThis dissertation aims to analyze the relationship between the public fund and the financing of basic education in the city of Toledo/PR. The study was developed from a bibliographical and documental approach with collection and analysis of data made available on the Transparency Portal of that municipality, being organized into two chapters. Understanding the need to infer about themes that are correlated and that affect the object of study, in the first chapter we seek to assimilate aspects of the budget and educational funds (FUNDEF, FUNDEB and FUNDEB Permanente). To achieve our purpose, we approached other themes that helped us to understand our object of study, namely: Brazilian federalism and constitutional transfers, the capital crisis and social policies in Brazil, international organizations, State reform and financialization, public debt. In the second chapter, the objective of this study was to appropriate the object of this study, being the financing of public education in the city of Toledo/PR, with a time frame from 2013 to 2020. For this purpose, data related to the movements of income and expenses were analyzed of the municipality. We also carried out the characterization of the Municipal Public Education Network, presenting the numbers related to enrollment, numbers of teachers and employees. Finally, we examine the data referring to revenues and expenses with maintenance and development of education (MDE), with FUNDEB and with the Education Function. From the analysis of the data and its correlation with the bibliographic study, it was possible to verify that, despite the municipality having a surplus budget, investment in the area of education is limited to complying with what is provided for by law, even having conditions to expand investment in this area.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Edineia Teixeira (edineia.teixeira@unioeste.br) on 2023-02-01T14:49:11Z No. of bitstreams: 2 Amanda_ Cunha.2023.pdf: 2416758 bytes, checksum: 393e1645a5b827942302e2911fa7ac0b (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-02-01T14:49:11Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Amanda_ Cunha.2023.pdf: 2416758 bytes, checksum: 393e1645a5b827942302e2911fa7ac0b (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2022-12-12eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectFinanciamentopor
dc.subjectFundo Públicopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectPolíticas Sociaispor
dc.subjectFinancingeng
dc.subjectPublic Fundeng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectSocial Policieseng
dc.subject.cnpqEDUCAÇÃOpor
dc.titleO Financiamento da educação básica no município de Toledo/PR (2013 a 2020)por
dc.title.alternativeFinancing basic education in the city of Toledo/PR (2013 to 2020)eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Amanda_ Cunha.2023.pdfArquivo completo2.36 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons