Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6378
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBaalbaki, Angela Aiche Kittlaus-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8578702155556822por
dc.contributor.advisor1André, Tamara Cardoso-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9519719491233229por
dc.contributor.referee1Souza, Silvana Aparecida de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9384529360074084por
dc.contributor.referee2Prado, Fernando Correa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2601183021071758por
dc.date.accessioned2023-01-23T14:36:40Z-
dc.date.issued2022-09-26-
dc.identifier.citationBaalbaki, Angela Aiche Kittlaus. Burocracia e controle da escolas estaduais do Paraná: o registro de classes on-line. 2022. 117 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu - PR .por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/6378-
dc.description.resumoA burocracia, presente e enraizada nos projetos e sistemas implantados nas instituições escolares criados conforme os interesses da classe dominante e imposta pelo Estado, é reflexo de políticas públicas educacionais. Nas escolas públicas Estaduais do Paraná, os programas e sistemas, como o Registro de Classe On-line (RCO), são ferramentas de burocratização e controle das práticas escolares. Esta pesquisa tem como foco a análise dos processos burocráticos materializados no RCO e programas atrelados a ele. O fundamento teórico-metodológico é o materialismo dialético, por meio de análise bibliográfica e documental, bem como relato pessoal de experiência com o uso do RCO na escola. O objetivo geral é analisar o RCO como instrumento de controle sobre a educação e a escola. São objetivos específicos: conhecer as principais concepções da relação entre burocracia e Estado; analisar e conceituar o RCO de uma perspectiva histórica e dialética; descrever como o sindicato dos trabalhadores em educação do Estado do Paraná (APP-Sindicato), vem orientando sobre o RCO. O primeiro capítulo discute conceitos de Estado e burocracia sob diferentes concepções. O segundo capítulo analisa o RCO e seu papel burocrático na escola, bem como as orientações da APP-Sindicato. Por fim, considerando as pesquisas bibliográficas e a prática escolar, a última parte é dedicada a uma análise sobre o funcionamento do sistema RCO e dos programas atrelados a ele, bem como as contradições entre o discurso das propostas apresentadas pela Secretaria de Educação do Paraná (SEED-PR) e o sistema implementado nas escolas.por
dc.description.abstractThe bureaucracy, present and rooted in the projects and systems implemented in school institutions created according to the interests of the ruling class and imposed by the State, is a reflection of educational public policies. In state public schools in Paraná, programs and systems, such as the Online Class Registration (RCORegistro de classe online), are tools for bureaucratization and control of school practices. This research focuses on the analysis of the bureaucratic processes materialized in the RCO and programs linked to it. The theoretical-methodological foundation is dialectical materialism, through bibliographical and documentary analysis, as well as a personal report of experience with the use of RCO in school. The general objective is to analyze the RCO as an instrument of control over education and the school. The specific objectives are: to know the main conceptions of the relationship between bureaucracy and the State; analyze and conceptualize RCO from a historical and dialectical perspective; describe how the union of workers in education of the State of Paraná (APP-Sindicato), has been advising on the RCO. The first chapter discusses concepts of State and bureaucracy under different conceptions. The second chapter analyzes the RCO and its bureaucratic role in the school, as well as the APP-Sindicato guidelines. Finally, considering the bibliographical research and school practice, the last part is dedicated to an analysis of the functioning of the RCO system and the programs linked to it, as well as the contradictions between the discourse of the proposals presented by the Secretary of Education of Paraná (Secretaria de Educação do Estado do Paraná - SEED-PR) and the system implemented in schools.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Katia Abreu (katia.abreu@unioeste.br) on 2023-01-23T14:36:40Z No. of bitstreams: 2 Angela_Aiche_Kittlaus_Baalbaki_2022.pdf: 2122834 bytes, checksum: ffa2c5d87ef7b955869194cea44a4e86 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-01-23T14:36:40Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Angela_Aiche_Kittlaus_Baalbaki_2022.pdf: 2122834 bytes, checksum: ffa2c5d87ef7b955869194cea44a4e86 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2022-09-26eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação Letras e Saúdepor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectPolíticas públicas educacionaispor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectBurocraciapor
dc.subjectRCOpor
dc.subjectEducational public policieseng
dc.subjectSchooleng
dc.subjectBureaucracyeng
dc.subjectRCOeng
dc.subject.cnpqEDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.titleBurocracia e controle da escolas estaduais do Paraná: o registro de classes on-linepor
dc.title.alternativeBureaucracy and control of state schools in Paraná: the online class recordeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusFoz do Iguaçupor
Appears in Collections:Mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteiras (FOZ)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Angela_Aiche_Kittlaus_Baalbaki_2022.pdfDocumento principal2.07 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons