Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6359
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMachado, Rosa Cleide Marques-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5509212269827934por
dc.contributor.advisor1Szymanski, Maria Lidia Sica-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9237911847876411por
dc.contributor.referee1Sforni, Marta Sueli de Faria-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9919089239265864por
dc.contributor.referee2Iacono, Jane Peruzo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0508456648541332por
dc.date.accessioned2022-12-14T19:24:36Z-
dc.date.issued2022-08-19-
dc.identifier.citationMachado, Rosa Cleide Marques. Transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: contribuições da Teoria Histórico-Cultural pelo olhar dos professores. 2022.199 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/6359-
dc.description.resumoA presente pesquisa, fundamentada na Teoria Histórico-Cultural, objetivou investigar as múltiplas determinações na transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, a qual se constitui em um dos elementos que interferem na taxa de reprovação no início do Ensino Fundamental. Para compreender essa passagem, aprofunda-se a discussão das atividades-guia que a permeiam, investiga-se como o professor do 1º. ano fundamental a compreende e retomam-se as publicações que a envolvem, na BDTD - Biblioteca de Teses e dissertações e na SciELO - Scientific Electronic Library Online, no período de 2010 a 2020. Com roteiros semiestruturados, entrevistaram-se 26(vinte e seis) professoras que atuam no 1º. ano do Ensino Fundamental de 15(quinze) escolas do município de Cascavel (PR), que correspondem às duas maiores e às duas menores escolas de cada uma das regiões geográficas do município pesquisado. Selecionadas com base no critério de número de alunos. No processo de análise dos dados coletados, emergiram como categorias: os conceitos de Atividade-guia, Brincadeira de papéis sociais e Atividade de estudo, que impulsionam o desenvolvimento da criança nessa passagem na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural, a qual fundamenta o currículo da rede municipal de Cascavel; e as dificuldades e as possibilidades de superação na transição entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental. Os resultados revelam que essa passagem é um momento peculiar do processo de escolarização, no qual as novas condições em que a criança se encontra provocam e exigem transformações mais aceleradas em seu desenvolvimento, colocando o professor diante de novos desafios pedagógicos que são determinados por fatores relacionados à criança, ao docente, à escola, à família e às políticas públicas. Ainda que haja uma articulação dialética entre esses fatores, os dados destacam a importância do professor e das políticas públicas que condicionam suas condições de trabalho, para condução dessa passagem, que é complexa e multideterminada. Isso exige que sua formação docente, inicial e continuada, o prepare para uma práxis pedagógica que o coloque, assim como os alunos, em Atividade de estudo, cujo motivo volta-se à humanização, isto é, ao desenvolvimento do pensamento teórico-crítico pela apropriação dos conhecimentos científicos historicamente elaborados pelos homens. Dessa forma, estar-se-á contribuindo para uma inserção social que possa constituir-se como transformadora, na direção da equalização do acesso à Educação, à saúde e a condições adequadas de vida.por
dc.description.abstractThis research, based on historical-cultural theory, aimed to investigate the multiple determinations in the transition from Early Childhood Education to Elementary School, which constitutes one of the elements interfering in the failure rate at the beginning of elementary school. To understand this passage, it is discussed the conception of guiding activities and it is investigated how it is understood by the teacher of the 1st. fundamental year. Besides, it was analyzed the publications about that subject, in the BDTD - Library of Theses and Dissertations and in SciELO - Scientific Electronic Library Online, from 2010 to 2020. With semi-structured scripts, 26 (twenty-six) teachers who work in the 1st year of 15(fifteen) elementary schools in the municipality of Cascavel (PR), were interviewed. Those school correspond to the two largest and the two smallest ones in each geographic region of the municipality surveyed. The school’s selection was based on the student’s number. In the process of analyzing the collected data, the following categories emerged: the concepts of Guide Activity, Play of social roles and Study Activity - that drive the child's development in this passage from the perspective of the Historical-Cultural Theory, which underlies the curriculum of the municipal network of Cascavel -; and the difficulties and possibilities of overcoming the transition between Early Childhood Education and Elementary School. The results reveal that this transition is a peculiar moment in the schooling process, in which the new conditions involving the child require faster transformations in their development, placing the teacher in front of new pedagogical challenges determined by factors related to the child, to the teacher, to the family and to public policies. Although there is a dialectical articulation between these factors, the data highlight the importance of the teacher and the public policies that regulate their working conditions, to conduct this transition, which is complex and multi-determined. This process requires that initial and continuing teacher formation, prepare him for a pedagogical praxis that places him, as well as the students, in Study Activity, whose motive turns to humanization, that is, to the development of theoretical-critical thinking through the appropriation of scientific knowledge historically developed by men. Thus, it will be contributing to a social insertion that can promote a transformation, in the sense of equalizing access to education, health and adequate living conditions.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Edineia Teixeira (edineia.teixeira@unioeste.br) on 2022-12-14T19:24:36Z No. of bitstreams: 2 Rosa_Machado.2022.pdf: 2322278 bytes, checksum: 517d9ba38526f5f360d8c41549f0dd86 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-12-14T19:24:36Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Rosa_Machado.2022.pdf: 2322278 bytes, checksum: 517d9ba38526f5f360d8c41549f0dd86 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2022-08-19eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectPsicologia Histórico-Culturalpor
dc.subjectTransiçãopor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectEnsino fundamentalpor
dc.subjectPeriodização do desenvolvimentopor
dc.subjectHistorical-Cultural Psychologyeng
dc.subjectTransitioneng
dc.subjectEarly childhood educationeng
dc.subjectElementary schooleng
dc.subjectPeriodization of developmenteng
dc.subject.cnpqSociedade e Educaçãopor
dc.titleTransição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: contribuições da Teoria Histórico-Cultural pelo olhar dos professorespor
dc.title.alternativeTransition from Early Childhood Education to Elementary School: contributions of historical-cultural theory through the eyes of teacherseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rosa_Machado.2022.pdfArquivo completo2.27 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons