Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6347
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFuzzo, Regis Alessandro-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3247548559630090por
dc.contributor.advisor1Rezende, Veridiana-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5630494004651939 por
dc.contributor.referee1Santos Júnior, Valdir Bezerra dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4303117052907026por
dc.contributor.referee2Ferreira, Veronica Gitirana Gomes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4727708481050412por
dc.contributor.referee3Nogueira, Clelia Maria Ignatius -
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7001703570357441 por
dc.contributor.referee4Vertuan, Rodolfo Eduardo-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/7270314006427713por
dc.date.accessioned2022-12-09T11:50:36Z-
dc.date.issued2022-10-31-
dc.identifier.citationFuzzo, Regis Alessandro. UMA TIPOLOGIA DE SITUAÇÕES DE JUROS SIMPLES COM BASE NA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS. 2022. 129 f. Dissertação( Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/6347-
dc.description.resumoA presente investigação tem como principal objetivo estabelecer uma tipologia de situações de juros simples com base na Teoria dos Campos Conceituais. Para caracterizá-las, utilizaram-se os seguintes aspectos da TCC: tipo de relações – ternárias e quaternárias; categorias de situações das estruturas aditivas e multiplicativas; situações aditivas, multiplicativas ou mistas, ou seja, aquelas que envolvem operações aditiva e multiplicativa ao mesmo tempo; e esquemas relacionais. A investigação é de caráter documental e adotou como fonte de dados as três (03) obras de livros didáticos de matemática do Ensino Médio mais selecionadas em âmbito nacional, conforme dados estatísticos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), aprovadas pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático – PNLD 2018. Para a identificação das situações de juros simples, em cada obra foi considerado o capítulo específico de matemática financeira, que trata desse conceito. Identificaram-se 33 situações, as quais apresentaram a característica de problemas complexos, ou seja, problemas que envolvem várias relações e questões. As análises mostraram que essas situações apresentam etapas intermediárias necessárias para resolver a questão principal que está em jogo. Identificamos as seguintes classes de situações: composição de medidas; proporção simples; e transformação de medidas, todas com etapas intermediárias das estruturas multiplicativas e/ou aditivas. Dentre as 33 situações, 12 exigiram, para resolução, conversão da unidade de medida da taxa ou do período. Essas relações de conversão foram caracterizadas como parte da categoria das estruturas multiplicativas do tipo proporção simples. Ainda, identificou-se a possiblidade da proporção simples ser composta por relações e não somente grandezas.por
dc.description.abstractThe main aim of this investigation is to establish a typology of simple interest situations based on the Conceptual Fields Theory. To characterize them, the following aspects of TCF were used: type of relationships – ternary and quaternary; categories of situations of the additive and multiplicative structures; additive, multiplicative or mixed situations, that is, those involving additive and multiplicative operations at the same time; and relational schemes. This is a documentary investigation that adopted as data source the three (03) works of high school mathematics textbooks most selected nationwide, based on statistical data from the National Education Development Fund, approved by the National Book and Teaching Material Program of 2018. For the identification of simple interest situations, in each work a specific chapter on financial mathematics, which deals with this concept, was considered. Thirty-three situations were identified, which presented the characteristic of complex problems, that is, problems that involve several relationships and questions. The analyses showed that these situations present intermediate stages which are necessary to resolve the main question raised. We identified the following classes of situations: composition of measures; simple proportion; and measurement transformation, all with intermediate stages of multiplicative and/or additive structures. Among the 33 situations, 12 required, to be solved, conversion of the unit of measurement of the rate or period. These conversion relations were characterized as part of the category of multiplicative structures of the simple proportion type. It was also identified the possibility of the simple proportion being composed of relationships and not just measureseng
dc.description.provenanceSubmitted by Edineia Teixeira (edineia.teixeira@unioeste.br) on 2022-12-09T11:50:36Z No. of bitstreams: 2 Regis_Fuzzo.2022.pdf: 1958211 bytes, checksum: 515cf318ad283ddc4509f39a1ce01401 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-12-09T11:50:36Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Regis_Fuzzo.2022.pdf: 1958211 bytes, checksum: 515cf318ad283ddc4509f39a1ce01401 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2022-10-31eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Exatas e Tecnológicaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectEducação Matemáticapor
dc.subjectMatemática financeirapor
dc.subjectEstruturas aditivaspor
dc.subjectEstruturas multiplicativaspor
dc.subjectMathematics educationeng
dc.subjectFinancial mathematicseng
dc.subjectAdditive structureseng
dc.subjectMultiplicative structureseng
dc.subject.cnpqEDUCAÇÃO MATEMÁTICApor
dc.titleUMA TIPOLOGIA DE SITUAÇÕES DE JUROS SIMPLES COM BASE NA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAISpor
dc.title.alternativeA TYPOLOGY OF SIMPLE INTEREST SITUATIONS BASED ON THE CONCEPTUAL FIELDS THEORYeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Regis_Fuzzo.2022.pdfArquivo completo1.91 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons