Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6341
Tipo do documento: Tese
Title: Mulheres negras guerreiras que deslizam e relampejam nos interstícios culturais e imagéticos
Other Titles: Black warrior women that flash up and slide in cultural and imagetic intestices
Autor: Vasconcelos, Ana Maria Martins Alves 
Primeiro orientador: Silva, Acir Dias da
Primeiro membro da banca: Silva, Acir Dias da
Segundo membro da banca: Diniz, Alai Garcia
Terceiro membro da banca: Gomes, Francisco Alves
Quarto membro da banca: Santos, Maricélia Nunes dos
Quinto membro da banca: Martins, Zeloi Aparecida
Resumo: Nesta pesquisa, o tempo histórico, as singularidades e distâncias sociogeográficas quase intransponíveis da história da África, o póscolonialismo, as questões políticas e sociais como fatores de interferência nos processos de mudança, na literatura, na cultura, na política, na arte e seus efeitos midiáticos foram relevantes para o processo de constituição deste corpus. As linguagens cinematográficas possibilitam, a depender do „olhar‟, ir além das discussões tradicionais, acadêmicas ou não. Assim, esta pesquisa visa estudar o filme Pantera Negra (2018) e o Documentário Mulheres Guerreiras com Lupita Nyong'o (2019), cujo pressuposto inicial é a intermidialidade. Foram estudadas falas de personagens com base em narrativas e cenas das duas mídias, de modo a descrever, apontar, analisar e, identificar como as identidades das personagens do filme são atualizadas a partir das guerreiras factuais apresentadas no documentário. Destarte, para responder à questão-problema, novas leituras e experiências relativas aos fenômenos sociais foram conduzidas para observar como as personagens „relampejam‟, ao modo de Benjamin e quais relâmpagos ocorrem entre elas para identificar os deslizamentos entre uma e outra. Observou-se a partir da metodologia que a análise fílmica não se separa da experiência estética enquanto crítica. Portanto, foi preciso „outro olhar‟ para a experiência estética para perceber as faíscas resultantes do movimento entre fotogramas, diálogos e imagens das duas mídias, os quais perpassam velozes com base nas faíscas teóricas. E, assim como se inventa ou descobre um ponto novo no bordado, na tecelagem, uma metodologia de análise foi criada em dois momentos. No primeiro, foi preciso „olhar‟ o desfiar fílmico das duas obras, ou seja, decompor as cenas e observar memórias, ancestralidade, roteiro, trama e atualizar as personagens, cenas ao observar a diegese e as relações intermidiáticas. Tais propostas se apoiaram também em cada tessitura de Ryan Coogler e Anna Cox, diretores das mídias. No segundo, bell hooks (1989) intermediou uma perspectiva desta espectadora negra, pesquisadora e suas ambiguidades. O olhar opositor proposto por hooks é o que chamamos, em termos de método, de „outro olhar‟. „Olhar‟ para resistir particularmente às cenas e talvez criar conceitos; olhar para identificar o que o filme e o documentário são capazes de criar, tecer e faiscar teoricamente. Contudo, as faíscas teóricas só se deixam fixar no próprio relampejar e quando reconhecidas. Tal percepção é a que muda no olhar, seja na cena, seja em relação ao todo, seja na relação entre as cenas das duas obras para atualizar aquelas imagens. Nessa complexa análise, os fios teóricos de bell hooks, Vera Follain de Figueiredo, Pauline Chiziane, Sojourner Truth, Toni Morrison, Achille Mbembe, Walter Benjamin e Stuart Hall foram referências, tanto nos aspectos específicos como nas atualizações das obras cinematográficas. Por fim, no continuum, foi relevante fazer parte das histórias das mulheres guerreiras com „outro olhar‟, com lentes conceituais e metodológicas que criam condições para detectar o poder necropolítico e perceber, a partir de outro ponto de vista, o processo escravocrata e violento vivido pelas mulheres negras na história.
Abstract: In this research, historical time, the almost insurmountable sociogeographic singularities and distances of African history, post-colonialism, political and social issues as factors of interference on changing processes in literature, culture, politics, in art and their mediatic effects were also relevant to the process of constituting its corpus. The cinematographic languages make it possible, depending on the „regard‟, to go beyond traditional, and academic discussions, or not. Thus, this research aims at studying the Black Panther (2018) movie and Warrior women with Lupita Nyong'o (2019) documentary, whose initial assumption is intermediality. Some speeches of some characters were studied based on some narratives and scenes of both media, in order to describe, point out, analyze, and identify how the characters‟ identities in the film are updated from the factual warriors presented in the documentary. So, to answer the question-problem, new readings and experiences related to social phenomena were researched to observe how these characters 'flash up', in Benjamin's way and which flashes occur among them to identify the sliding between one and the other. The methodology supported that the film analysis is not separated from the aesthetic experience as a criticism. Therefore, it was necessary 'another regard' to the aesthetic experience to realize the resulting sparks from the movement among photograms, dialogues and images of both media, which pass through quickly based on theoretical sparks. So, thinking of a new stitch, created or discovered in embroidery, in weaving, a methodology of analysis was created in two moments. Firstly, it was necessary to 'regard' at the filmic unspinning of both media, that is, to decompose the scenes and observe memories, ancestry, screenplay, woof, and to update characters and scenes, when the intermedial diegesis and relationships were observed. The proposed analyses have also been supported by each texture of Ryan Coogler and Anna Cox, directors of the studied media. Secondly, bell hooks (1989) mediated a perspective of this black spectator, researcher and her ambiguities. The opposing regard proposed by hooks is what we name, in terms of method, as 'another regard'. Decompose, unspin, „regard‟ to resist specially to some scenes and perhaps produce concepts; „regard‟ to identify what these film and documentary can create, weave and spark theoretically. However, theoretical sparks only allow themselves to be fixed in their own flashes and when they are renowned. It is such perception that changes the regard, whether in the scene, or in its whole relation, or among the scenes of both filmic works to update those images. In this complex analysis, theoretical threads of bell hooks, Vera Follain de Figueiredo, Pauline Chiziane, Sojourner Truth, Toni Morrison, Achille Mbembe, Walter Benjamin and Stuart Hall were references, both in specific aspects and to update the cinematographic works. Finally, in continuum, it was relevant to take part of warriors women stories with 'another regard‟, with conceptual and methodological lenses that have built other conditions to detect necropolitical power and realize, from another point of view, the slavery and violent process that black women have lived along history.
Keywords: Ancestralidade
Identidade
Intermidialidade
Memórias
Outro olhar
Pantera Negra (2018)
Ancestry
Filmic update
Intermediality
Memories
Black Panther (2018)
CNPq areas: LETRAS::TEORIA LITERARIA
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Letras
Campun: Cascavel
Citation: VASCONCELOS, Ana Maria Martins Alves. Mulheres negras guerreiras que deslizam e relampejam nos interstícios culturais e imagéticos. 2022. 222 f. Tese (Doutorado - Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6341
Issue Date: 25-Aug-2022
Appears in Collections:Doutorado em Letras (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ana Maria_Vasconcelos2022.pdf6.14 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons