Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6284
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMachado, Jeniffer Sabrina-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0303487285008190por
dc.contributor.advisor1Strieder, Dulce Maria-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4981747301070724 por
dc.contributor.advisor-co1Schneider, Eduarda Maria-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5480725187623336por
dc.contributor.referee1Strieder, Dulce Maria-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4981747301070724 por
dc.contributor.referee2Schneider, Eduarda Maria-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5480725187623336por
dc.contributor.referee3Ferraz, Daniela Frigo-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8545353645381794por
dc.contributor.referee4Fujii, Rosangela Araujo Xavier-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/3295825457060769por
dc.date.accessioned2022-11-09T13:01:40Z-
dc.date.issued2022-09-15-
dc.identifier.citationMachado, Jeniffer Sabrina. As metodologias ativas na formação inicial de professores de Ciências e Biologia: um olhar para os estágios curriculares supervisionados. 2022. 209 f. Dissertação( Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2022.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/6284-
dc.description.resumoAs metodologias ativas se apresentam como um modelo de ensino com potencial de avançar para um currículo mais flexível e centrado no aluno, tornando-o protagonista e agente principal do seu processo de aprendizagem. Nesse contexto, a formação docente pode atuar como catalizadora ou limitadora da imersão neste modelo inovador. No sentido de aprofundar as compreensões sobre as metodologias ativas e a formação de professores, este trabalho de ordem bibliográfica, documental e de campo exploratório, buscou responder à seguinte questão: O que os documentos de formação inicial de professores, os relatórios dos Estágios Supervisionados e os estagiários de Ciências e Biologia nos mostram sobre o uso de metodologias ativas na formação docente? O objetivo desta pesquisa foi estabelecer indicativos sobre o uso de metodologias ativas por estagiários de Ciências e Biologia no ensino fundamental anos finais e nível médio, observando o resultado de duas instituições de ensino superior da região Oeste do estado do Paraná. Para constituição e análise dos dados, utilizou-se a Análise Textual Discursiva (ATD), sendo construídas três categorias de análise: I. Metodologias ativas como alternativa ao ensino tradicional, II. Metodologias ativas e o papel do aluno e do professor no ensino e aprendizagem, III. As metodologias ativas na formação inicial de professores de Ciências e Biologia. Por meio dos estudos realizados, foi possível constatar que os Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) das duas instituições de ensino não abordam, em seu conteúdo, o tema metodologias ativas. Além disso, as respostas dos estagiários do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do ano de 2019 ao questionário apontam que estes consideram ter estudado sobre metodologias ativas em algum momento do curso, e a grande maioria indicou ter utilizado estas durante os estágios supervisionados de Ciências e Biologia. Porém, os relatórios de Estágios Supervisionados indicam que os estagiários utilizaram de forma predominante o ensino tradicional, em que as aulas expositivas, expositivas dialogadas e aulas práticas apareceram como destaque nos planos de aula. No que se refere à utilização de metodologias ativas, a sala de aula invertida foi a mais utilizada, seguida pela Aprendizagem em grupo/time (TBL) e pela Gamificação, porém, de forma tímida e pontual. Assim, os resultados mostram contradições entre o discurso e a prática dos estagiários quanto a utilizar metodologias ativas na prática docente, o que permitiu inferir que a formação oferecida pelos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas das duas universidades, em relação ao tema metodologias ativas, apresenta elementos de fragilidade conforme transparecem, nos dados analisados, aspectos de dicotomia entre a teoria e a prática. A partir disso, é necessário avançar para reflexões mais significativas em relação ao caminho a ser percorrido para a implementação das metodologias ativas na prática docente, mesmo que seja um caminho marcado por dificuldades e barreiras, porém, é importante considerar que obstáculos e adversidades estão presentes em qualquer processo de inovação, e que avançar, retornar, escolher novos caminhos e continuar a caminhada é parte de uma trajetória de sucesso em qualquer áreapor
dc.description.abstractActive methodologies present themselves as a teaching model with the potential to move towards a more flexible and student-centered curriculum, making them the protagonist and main agent of their learning process. In this context, teacher training can act as a catalyst or limit for immersion in this innovative model. In order to deepen the understanding of active methodologies and teacher training, this exploratory bibliographic, documentary and field work sought to answer the following question: What do the documents of initial teacher training, the reports of Supervised Internships and do the Science and Biology interns show us about the use of active methodologies in teacher training? The objective of this research sought to establish indications on the use of active methodologies by Science and Biology interns in elementary school, final years and high school, observing the results of two higher education institutions in the western region of the state of PR. For data constitution and analysis, Discursive Textual Analysis (DTA) was used, with three categories of analysis being constructed: I. Active methodologies as an alternative to traditional teaching, II. Active methodologies and the role of the student and the teacher in teaching and learning, III. Active methodologies in the initial training of Science and Biology teachers. Through the studies carried out, it was possible to verify that the Pedagogical Course Projects (PPC) of the two educational institutions do not address the topic of active methodologies in their content. In addition, the answers of the interns of the Degree in Biological Sciences of the year 2019 to the questionnaire indicate that they consider they have studied active methodologies at some point in the course, and the vast majority indicated that they had used these during the supervised internships of sciences. and Biology. However, the Supervised Internship reports indicate that the interns predominantly used traditional teaching, where expository classes, dialoged expository and dialogic discursive classes appeared as a highlight in the lesson plans. Regarding the use of active methodologies, the inverted classroom was the most used, followed by Group/Team Learning (TBL) and Gamification, but in a timid and punctual way. Thus, the results show us contradictions between the discourse and the practice of the trainees regarding the use of active methodologies in teaching practice, which made us infer that the training offered by the Degree courses in Biological Sciences of the two universities, in relation to the theme active methodologies, presents elements of fragility insofar as aspects of dichotomy between theory and practice appear in the analyzed data. From this, we need to move towards more significant reflections in relation to the path to be followed for the implementation of active methodologies in teaching practice, even if it is a path marked by difficulties and barriers, however, it is important to remember that obstacles and adversities are present in any innovation process and that moving forward, returning, choosing new paths and continuing the journey is part of a successful trajectory in any areaeng
dc.description.provenanceSubmitted by Edineia Teixeira (edineia.teixeira@unioeste.br) on 2022-11-09T13:01:40Z No. of bitstreams: 2 Jeniffer_Machado.2022.pdf: 1688959 bytes, checksum: a5eacc06458ceab485a4259ca2421c24 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-11-09T13:01:40Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Jeniffer_Machado.2022.pdf: 1688959 bytes, checksum: a5eacc06458ceab485a4259ca2421c24 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2022-09-15eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Exatas e Tecnológicaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectMetodologias ativaspor
dc.subjectMetodologias inovadoraspor
dc.subjectEstágio Supervisionado em Ciências e Biologiapor
dc.subjectAnálise Textual Discursivapor
dc.subjectEducação em Ciênciaspor
dc.subjectActive methodologieseng
dc.subjectInnovative methodologieseng
dc.subjectSupervised Internship in Science and Biologyeng
dc.subjectDiscursive Textual Analysiseng
dc.subjectScience Educationeng
dc.subject.cnpqEDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICApor
dc.titleAs metodologias ativas na formação inicial de professores de Ciências e Biologia: um olhar para os estágios curriculares supervisionadospor
dc.title.alternativeThe methodologies active in the initial training of Science and Biology teachers: a look at supervised curricular internshipseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Jeniffer_Machado.2022.pdfArquivo completo1.65 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons