Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6253
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Clenilza Lemos da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2498314022466580por
dc.contributor.advisor1Silva, João Carlos da-
dc.contributor.advisor-co1Machado, Maria Cristina Gomes-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3874168724032825por
dc.contributor.advisor-co2Favoreto, Aparecida-
dc.contributor.advisor-co2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3103506424875004por
dc.date.accessioned2022-10-21T14:34:38Z-
dc.date.issued2022-07-13-
dc.identifier.citationSilva, Clenilza Lemos da. O ensino de história local nos anos iniciais do ensino fundamental na proposta curricular do município de Cascavel (2008 - 2021). 2022. 145 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2022.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/6253-
dc.description.resumoEsta dissertação discute a História Local nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel - PR, a partir da implementação do Currículo (2008), cujo conteúdo era destinado aos estudantes do 4º Ano. Com a aprovação da Base Nacional Comum Curricular e a readequação do Currículo para Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel (2020), o conteúdo acerca da História Local foi antecipado para o 3º Ano do Ensino Fundamental - Anos Iniciais. O objetivo do trabalho visa contribuir com os processos de ensino e de aprendizagem, considerando a periodização do desenvolvimento humano da primeira etapa do Ensino Fundamental. A metodologia para realização do que se propõe, dar-se-á pela abordagem qualitativa com base em fontes bibliográficas e documentais. O silenciamento acerca de certos acontecimentos locais, a desvalorização sistemática do ensino de História e as generalizações sobre certas afirmações, produzidos pela historiografia tradicional, de base positivista, foram responsáveis por uma narrativa na forma da escrita da História a partir dos grandes feitos da classe dominante e seus representantes. O ensino de História Local apresenta-se como um ponto de partida de grande relevância, ao trabalhar com a realidade próxima, dando voz àqueles que estiveram marginalizados pela “História Oficial”. Considera-se que, em se tratando do ensino da História Local, há um certo desafio entre o que é proposto no currículo do município de Cascavel e o que é desenvolvido junto às escolas. Nesse sentido, vale destacar alguns pontos: 1. ausência de uma abordagem sistematizada sobre a História Local e sua importância na formação do estudante; 2. ampliar os investimentos, nas formações de professores e nos recursos pedagógicos; 3. aprofundar os estudos acerca da concepção teórico-metodológica da proposta curricular do Município. Por fim, identifica-se a necessidade em garantir ao estudante a compreensão dos processos de transformação e permanência ao longo do tempo na construção do conhecimento histórico, bem como no que diz respeito aos encaminhamentos teórico-metodológicos propostos no documento. Considera-se, portanto, que o ensino de História Local apresenta fragilidades no âmbito do trabalho escolar, conforme proposto no currículo do Município.por
dc.description.abstractThis dissertation discusses Local History in the Early Years of Primary Education in the Municipal Public Teaching Network of Cascavel - PR, from the introduction of the Curriculum (2008), which content was intended for the students of the 4th Year. With the approval of the National Common Curricular Base and the readjustment of the Curriculum for the Municipal Public Teaching Network of Cascavel (2020), the content about Local History was anticipated to the 3rd Year of Elementary School - Early Years. The objective of this work is to contribute to the teaching and learning processes, considering the periodization of human development in the first stage of elementary school. The methodology to accomplish what is proposed will be through a qualitative approach based on bibliographic and documental sources. The silencing about certain local events, the systematic devaluation of History teaching, and the generalizations about certain statements, produced by the traditional historiography, positivist-based, were responsible for a narrative in the form of History writing based on the great deeds of the dominant class and its representatives. The teaching of Local History presents itself as a starting point of great relevance, by working with the nearby reality, giving voice to those who were marginalized by the "Official History". It is considered that, when it comes to the teaching of Local History, there is a certain challenge between what is proposed in the curriculum of the city of Cascavel and what is developed in schools. In this regard, it is worth highlighting some points: 1. the absence of a systematized approach about Local History and its importance in the formation of the student; 2. increase investments in teacher training and pedagogical resources; 3. deepen the studies about the theoretical and methodological conception of the curriculum proposal of the Municipality. Finally, we identify the need to guarantee to the student the understanding of the processes of transformation and permanence throughout time in the construction of historical knowledge, as well as with respect to the theoretical-methodological guidelines proposed in the document. It is considered, therefore, that the teaching of Local History presents weaknesses in the scope of school work, as proposed in the curriculum of the Municipality.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Edineia Teixeira (edineia.teixeira@unioeste.br) on 2022-10-21T14:34:38Z No. of bitstreams: 2 Clenilza_Silva.2022.pdf: 4710643 bytes, checksum: 983d063b959f37ab5f9d62e0f87f2519 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-10-21T14:34:38Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Clenilza_Silva.2022.pdf: 4710643 bytes, checksum: 983d063b959f37ab5f9d62e0f87f2519 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2022-07-13eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectEnsino de Históriapor
dc.subjectHistória Localpor
dc.subjectCurrículo de Cascavelpor
dc.subjectEnsino Fundamentalpor
dc.subjectHistory Teachingeng
dc.subjectLocal Historyeng
dc.subjectCascavel Curriculumeng
dc.subjectElementary Schooleng
dc.subject.cnpqSociedade e Educaçãopor
dc.titleO ensino de história local nos anos iniciais do ensino fundamental na proposta curricular do município de Cascavel (2008 - 2021)por
dc.title.alternativeTEACHING LOCAL HISTORY IN THE EARLY YEARS OF ELEMENTARY EDUCATION IN THE CURRICULUM PROPOSAL OF THE MUNICIPALITY OF CASCAVEL (2008 - 2021)eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Clenilza_Silva.2022.pdfArquivo completo4.6 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons