Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6200
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSantana, Vanessa Aparecida Maldonado-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4232356906038704por
dc.contributor.advisor1Zanardini, Isaura Monica Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6456334067333175por
dc.contributor.referee1Santos, Fabiano Antonio dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2585001774260409por
dc.contributor.referee2Zanardini, João Batista-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5660324798334927por
dc.contributor.referee3Zanardini, Isaura Monica Souza-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6456334067333175por
dc.date.accessioned2022-09-21T14:40:08Z-
dc.date.issued2022-07-06-
dc.identifier.citationSantana, Vanessa Aparecida Maldonado. Uma agenda globalmente estruturada para a educação, a educação infantil e as concepções de avaliação e qualidade da educação defendidas pela Unesco. 2022. 104 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2022.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/6200-
dc.description.resumoA presente pesquisa foi desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, Nível Mestrado e Doutorado (PPGE), da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus Cascavel. A área de concentração foi Educação, e a Linha de Pesquisa Educação, Políticas Sociais e Estado. Assim, destaca-se o objetivo central de analisar as recomendações para a Educação Infantil e as concepções de Avaliação e Qualidade da Educação nos documentos que resultaram de três grandes Encontros Internacionais de Educação como parte de uma Agenda Globalmente Estruturada para a Educação (AGEE) e materializada pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). A investigação foi realizada a partir de pesquisa bibliográfica sobre textos, dissertações, teses e artigos; e documental sobre a UNESCO e os documentos produzidos a partir de três grandes Encontros Internacionais de Educação realizada entre os anos de 1990 e 2015: Jomtien (1990), Dakar (2000) e Incheon (2015). Logo, constatamos que a AGEE exerce papel crucial na elaboração de diretrizes para as Políticas Educacionais amparada na ideologia do desenvolvimento, tal como compreendemos que a UNESCO atua com órgão disseminador de tais fundamentos aos países periféricos. A formação do capital humano desde a Educação Infantil, estruturada pela base comum de conhecimentos, fortalece e subsidia a divisão internacional do trabalho no processo de crises do capitalismo.por
dc.description.abstractThis research was developed with the Graduate Program in Education (Stricto Sensu), Master's and Doctoral Degree (Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, Nível Mestrado e Doutorado - PPGE) at the State University of Western Paraná (Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE), Cascavel Campus. The concentration area of the study was Education and the Research Line was Education, Social Policies and Nation. The objective was to analyze the guidelines for early childhood education and the conceptions of Evaluation and Quality of Education in documents that resulted from three major International Meetings on Education, as part of a globally structured agenda by UNESCO. The investigation was based on bibliographic research of essays, dissertations, theses and articles, as well as documents about UNESCO and three major International Education Meetings, held between 1990 and 2015: Jomtien (1990), Dakar (2000) and Incheon (2015). Therefore, we observe that AGEE plays a crucial role in the elaboration of guidelines for Educational Policies, supported by the ideology of development, just as UNESCO acts as a disseminator of such fundamentals to peripheral countries. The formation of human capital since kindergarten, structured by the common base of knowledge, strengthens and supports the international division of labor in the process of capitalist crises.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Edineia Teixeira (edineia.teixeira@unioeste.br) on 2022-09-21T14:40:08Z No. of bitstreams: 2 Vanessa_Santana2022.pdf: 1715668 bytes, checksum: 92e90196ffa7ca77f3c0742ca818c03a (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-09-21T14:40:08Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Vanessa_Santana2022.pdf: 1715668 bytes, checksum: 92e90196ffa7ca77f3c0742ca818c03a (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2022-05-30eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectQualidade da Educaçãopor
dc.subjectAvaliação da Educaçãopor
dc.subjectUNESCOpor
dc.subjectAgenda Globalmente Estruturada para a Educaçãopor
dc.subjectEducação Infantilpor
dc.subjectQuality of Educationeng
dc.subjectEvaluation of Educationeng
dc.subjectUNESCOeng
dc.subjectGlobally Structured Agenda for Educationeng
dc.subjectEarly Childhood Educationeng
dc.subject.cnpqSociedade e Educaçãopor
dc.titleUma agenda globalmente estruturada para a educação, a educação infantil e as concepções de avaliação e qualidade da educação defendidas pela Unescopor
dc.title.alternativeA globally structured agenda for education, early childhood education and the conceptions of evaluation and quality of education defended by UNESCOeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Vanessa_Santana2022.pdfArquivo completo1.68 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons