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Tipo do documento: Dissertação
Title: Os materiais de baixo custo em práticas experimentais da educação básica: delineamentos da produção acadêmica no ensino de física
Other Titles: Low cost materials in experimental practices in basic education: designs of academic production in physics teaching
Autor: Bório , André Bonfante 
Primeiro orientador: Strieder , Dulce Maria
Primeiro membro da banca: Strieder , Dulce Maria
Segundo membro da banca: Zara , Reginaldo Aparecido
Terceiro membro da banca: Ustra , Sandro Rogério Vargas
Resumo: As práticas experimentais começaram a ser inseridas no contexto escolar brasileiro há mais de um século, com uma forte relação com projetos internacionais e práticas realizadas nas universidades. Seu objetivo era melhorar a aprendizagem dos conhecimentos científicos, porque se considerava, no contexto da dicotomia teoriaprática, que os alunos se aproximavam dos conteúdos teóricos, porém havia o grande obstáculo relativo a como usar o que foi aprendido ou identificar como a física auxilia na compreensão do cotidiano. Apesar do longo percurso, as práticas experimentais pouco integram o dia a dia escolar atual, em parte, sob a justificativa da ausência de recursos financeiros para aquisição de materiais e estruturação dos laboratórios didáticos. Neste viés, há algumas décadas a literatura acadêmica aponta a alternativa do uso de práticas experimentais com materiais de baixo custo (MBC). Dessa forma, com o objetivo de aprofundar a compreensão sobre o tema das práticas experimentais com a alternativa de uso de MBC no ensino de Ciências/Física e guiados por desconfortos gerados pelo discurso de que as atividades práticas com MBC são uma alternativa valiosa para o ensino e aprendizagem, ao mesmo tempo em que se observa que são efetivamente pouco utilizadas, buscamos encontrar encaminhamentos para a questão: o que nos mostram as produções acadêmicas sobre a inserção dos MBC no ensino e aprendizagem em Ciências/Física? A pesquisa tem, em consonância com o problema proposto, o objetivo de investigar os sentidos produzidos (conceituações, caracterizações, iniciativas, dificuldades, limites e contribuições ao ensino e aprendizagem) sobre as atividades práticas caracterizadas por seus autores como sendo de baixo custo, expressos nos artigos publicados nos anais do XXII, XXIII e XXIV Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF) e disponibilizados no meio on-line em seus respectivos sites. A construção dos dados nos levou a um corpus de 35 artigos, os quais foram lidos em sua íntegra, então foram analisados a partir da Análise Textual Discursiva (ATD), na perspectiva de se obter novas compreensões com relação ao problema e objetivos de pesquisa. Com a análise do corpus, explorando interpretações em forma de metatextos, chegou-se à construção de nove categorias finais, sendo elas: democratização do acesso às práticas experimentais; diversificação do espaço escolar destinado à prática experimental; necessidade de financiamento da educação; superação de aulas tradicionais; motivação do aluno; risco na construção da visão de ciência pelo aluno; superficialidade da abordagem dos tipos de materiais e limites de uso; limitações da reflexão crítica sobre as definições; relevância da formação docente inicial e continuada. Assim, as compreensões identificaram elementos que indicam a importância da presença dos MBC nas práticas experimentais e lacunas a serem superadas nas produções sobre o tema, sugestionando encaminhamentos para novas investigações no sentido de potencializar sua inserção em sala de aula, por ora ainda insuficiente para o cenário educacional em Ciências/Física do país.
Abstract: Experimental practices began to be inserted in the Brazilian school context more than a century ago, with a strong relationship with international projects and practices carried out in universities. Its objective was to improve the learning of scientific knowledge, since it was considered, in the context of the theory-practice dichotomy, that students approach theoretical content, but there was a great obstacle related to how to use what was learned or identify how physics helps to understand everyday life. Despite the long journey, the experimental practices barely make up the current school day, in part, under the justification of the lack of economic resources for the acquisition of materials and the structuring of didactic laboratories. In this tendency, for some decades the academic literature has pointed to the alternative of using experimental practices with low-cost materials (LCM). Thus, with the aim of deepening the understanding of the subject of experimental practices with the alternative of using the LCM in the teaching of Sciences/Physics and guided by the discomfort generated by the discourse that the practical activities with the LCM are a valuable alternative for teaching and learning, while observing that they are effectively little used, we seek to find directions to the question: what do academic productions show us about the insertion of LCM in teaching and learning in Sciences/Physics? The research has, in accordance with the proposed problem, the objective of investigating the meanings produced (conceptualizations, characterizations, initiatives, difficulties, limits and contributions to teaching and learning) on practical activities characterized by their authors as low cost, expressed in the articles published in the proceedings of the XXII, XXIII and XXIV Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF) and available online on their respective websites. The construction of the data led us to a corpus of 35 articles, which were read in full, then analyzed through Discursive Textual Analysis (DTA), in order to obtain new understandings about the problem and the objectives of the research. With the analysis of the corpus, exploring interpretations in the form of metatexts, nine final categories were constructed, namely: democratization of access to experimental practices; diversification of the school space for experimental practice; need for education financing; overcoming traditional classes; student motivation; risk in the construction of the student's vision of science; superficiality of the approach to the types of materials and limits of use; limitations of critical reflection on definitions; relevance of initial and continuing teacher training. In that way, the understandings identified elements that point to the importance of the presence of the LCM in the experimental practices and gaps to be overcome in the productions on the subject, suggesting directions for future research in order to enhance its insertion in the classroom, for now still. insufficient for the educational scenario in Sciences/Physics in our country.
Keywords: Ensino de Física
Experimentação
Materiais de baixo custo
Teaching Physics
Experimentation
Low cost materials
CNPq areas: Educação em Ciências e Educação matemática
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática
Campun: Cascavel
Citation: Bório , André Bonfante. Os materiais de baixo custo em práticas experimentais da educação básica: delineamentos da produção acadêmica no ensino de física. 2022. 137 f. Dissertação(Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2022 .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6110
Issue Date: 7-Jun-2022
Appears in Collections:Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática (CVL)

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