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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6087
Tipo do documento: Tese
Title: Aprendizagem baseada em problemas na formação inicial de professores de ciências: uma análise a partir da teoria fundamentada nos dados
Other Titles: Problem-based learning in the initial training of science teachers: an analysis from grounded theory
Autor: Marques, Glessyan de Quadros 
Primeiro orientador: Cunha , Marcia Borin da
Primeiro membro da banca: Silva, Cirlande Cabral da
Segundo membro da banca: Malheiro, João Manoel da Silva
Terceiro membro da banca: Justina, Lourdes Aparecida Della
Quarto membro da banca: Fioresi, Claudia Almeida
Resumo: A Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) é uma metodologia de ensino ativa contextualizada, construtivista e colaborativa que tem como foco contribuir com a formação do estudante e com a sua aprendizagem autônoma, oferecendo subsídios para o desenvolvimento de intervenções pedagógicas fundamentadas na proposição e resolução de problemas em sala de aula. Neste estudo buscamos teorizar sobre o processo de desenvolvimento da metodologia ABP no âmbito da formação inicial de professores de Ciências/Química. Esta investigação, de natureza qualitativa, denominada como estudo de caso, foi desenvolvida com oito licenciandos de uma universidade pública, matriculados em uma disciplina didático-pedagógica ministrada de forma remota pela professora-pesquisadora. A pesquisa ocorreu ao longo de quatro etapas de intervenção fundamentadas em ABP: inicialmente foi desenvolvido um levantamento dos conhecimentos prévios dos licenciandos; em seguida, foram propostos aos licenciandos dois problemas abertos, o primeiro envolvendo a elaboração de roteiros para entrevistas com professores da Educação Básica, e o segundo propondo a elaboração de problemas em forma de enunciado e a posterior resolução fundamentada; e por fim, foi realizada a avaliação conjunta da proposta. A construção dos dados ocorreu por meio de discursos orais videogravados e relatos escritos desenvolvidos ao longo das etapas da pesquisa. A análise dos dados seguiu os pressupostos da Teoria Fundamentada nos Dados proposta por Kathy Charmaz (2009). Nossa tese sugere que o processo de ensino e aprendizagem pautado em ABP no ensino remoto realizado com licenciandos em formação inicial de professores de Ciências envolve potencialidades e limitações. Entendemos que o ensino remoto exige naturalmente a organização de um ambiente de interatividade (professor-alunos, alunos-conteúdos, aluno-aluno) mais dinâmico e flexível e demanda maior independência dos alunos em relação a sua aprendizagem. Esse ambiente de interação mais dinâmico, no qual os alunos precisam demonstrar maior independência e autonomia na resolução de problemas, foi proporcionado pela metodologia ABP. Ao longo do processo os licenciandos foram estimulados a participar ativamente na execução das tarefas, na seleção do material para estudo, na definição dos temas/assuntos a serem investigados por eles nas entrevistas e na resolução de problemas fundamentados. Contudo defendemos que a adoção da ABP nas salas de aula não deve ser reduzida a uma prática pedagógica mecanizada e desvinculada de pressupostos teóricos relativos à formação de professores.
Abstract: Problem-Based Learning (PBL) is a contextualized, constructive, and collaborative teaching methodology that focuses on contributing to student education and their autonomous learning, offering support for the development of pedagogical interventions based on the proposition and problem solving in the classroom. In this study, we seek to theorize about the development process of the PBL methodology in the field of initial training of Science/Chemistry teachers. This research, of a qualitative nature, referred to as a case study, was developed with eight undergraduates from a public university, enrolled in a didactic-pedagogical discipline taught remotely by the teacher-researcher. The research was carried out over four stages of intervention based on PBL: firstly, a survey of the undergraduates’ prior knowledge was carried out; secondly, two open problems were proposed to them, one involving the elaboration of scripts for interviews with Basic Education teachers, and another proposing the elaboration of problems in the form of statements and a subsequent substantiated resolution; and, finally, a joint evaluation of the proposal was carried out. Data construction occurred through video-recorded oral speeches and written accounts developed throughout the research stages. Data analysis followed the assumptions of the Grounded Theory proposed by Kathy Charmaz (2009). Our thesis suggests that the teaching and learning process based on PBL in remote teaching carried out with science graduates involves potentialities and limitations. We understand that remote teaching naturally requires the organization of an interactive environment (teacher-students, students-content, student-student) that is more dynamic and flexible and demands greater independence from students in relation to their learning. This more dynamic interaction environment, in which the students need to demonstrate greater independence and autonomy in problem solving, was provided by the PBL methodology. Throughout the process, the undergraduates were encouraged to actively participate in the execution of tasks, in the selection of material for study, in the definition of themes/subjects to be investigated by them in the interviews and in the resolution of substantiated problems. However, we defend that the adoption of PBL in classrooms should not be reduced to a mechanized pedagogical practice disconnected from theoretical assumptions related to teacher training.
Keywords: Metodologia ativa
ABP
Teoria Fundamentada nos Dados
Formação de Professores
Active Methodology
PBL
Grounded Theory
Training of Teachers
CNPq areas: Educação em ciências e Educação matemática
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática
Campun: Cascavel
Citation: Marques, Glessyan de Quadros. Aprendizagem baseada em problemas na formação inicial de professores de ciências: uma análise a partir da teoria fundamentada nos dados. 2022. 259 f. Tese( Doutorado em Educação em Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6087
Issue Date: 9-Mar-2022
Appears in Collections:Doutorado em Educação em Ciências e Educação Matemática (CVL)

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