Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6067
Tipo do documento: Dissertação
Title: Experiência de enfermeiros no cuidado transcultural na atenção primária à saúde em um município de fronteira
Other Titles: Nurses experience in cross-cultural care in primary health care in a border town
Experiencia de enfermeras en el cuidado transcultural en la atención primaria de salud en una ciudad fronteriza
Autor: Timoteo, Fabiana Paes Nogueira 
Primeiro orientador: Baggio, Maria Aparecida
Primeiro membro da banca: Manfrini, Gisele Cristina
Segundo membro da banca: Silva, Rosane Meire Munhak da
Resumo: O cuidado constitui função essencial da enfermagem e, por ele, se justificam as ações e competências do profissional enfermeiro, que conferem a identidade profissional dessa categoria, tornando-a diferenciada dentre todas as profissões da saúde. A enfermagem transcultural trabalha o conhecimento das crenças e valores culturais do indivíduo para a busca do cuidado culturalmente congruente. Atender uma população com características multiculturais é um dos grandes desafios para a atuação desse profissional. Essa realidade é encontrada no município de Foz do Iguaçu, conhecido por abrigar diversos grupos étnicos. O estudo teve como objetivo geral: compreender a perspectiva de enfermeiros sobre cultura e cuidado cultural em um município de fronteira. E como objetivos específicos: identificar o cuidado de enfermagem transcultural, fundamentado no modelo Sunrise, a partir de experiências de enfermeiros da atenção primária à saúde; Conhecer a perspectiva de enfermeiros sobre cultura e cuidado cultural em um município de fronteira, bem como sobre sua formação para realizar o cuidado culturalmente congruente; Detectar práticas culturais parentais no cuidado ao recém-nascido e ações de cuidado transcultural por enfermeiros da atenção primária à saúde, na realização de puericultura. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com abordagem descritiva e exploratória, orientada pela Teoria do Cuidado Transcultural, de Madeleine Leninger, como referencial teórico. Participaram do estudo 18 enfermeiros, alocados em 15 unidades de saúde, distribuídas nos cinco distritos que compõem a atenção primária à saúde do município de Foz do Iguaçu, PR. A coleta de dados ocorreu entre os meses de janeiro de 2020 e janeiro de 2021, por meio de entrevista semiestruturada individual, presencial e por meio do aplicativo de WhatsApp. A análise dos dados caracteriza-se como temática de conteúdo. Os resultados encontrados foram apresentados em três artigos, a saber: Cuidado transcultural na experiência de enfermeiros da atenção primária à saúde; Cuidado cultural em região de fronteira: perspectiva de enfermeiros da atenção primária à saúde; e Práticas culturais parentais no cuidado ao recém-nascido e ações de cuidado transcultural por enfermeiros. O cuidado de enfermagem transcultural, por enfermeiros da APS, acontece de forma empírica e intuitiva, sem sustentação por referencial teórico ou formação em saúde. Ainda assim, foi possível identificar fatores influenciadores de saúde e modos de ação de cuidado cultural, preconizados no modelo Sunrise. Para eles, cultura é tudo o que o indivíduo traz como resposta do meio, desde o nascimento, passado de geração em geração. Nesse sentido, as práticas parentais no cuidado do recém-nascido são embasadas nas crenças e valores culturais da família, cabendo ao enfermeiro a escuta sensível e respeito às práticas populares utilizadas, quando possível. Recomenda-se que cursos de enfermagem de ensino superior, particularmente em municípios de fronteira, apresentem teorias de enfermagem na formação de enfermeiros, sobretudo a Teoria do Cuidado Transcultural, em razão da multiculturalidade existente na fronteira. A adoção de currículos por competências, tendo a cultura como componente transversal no ensino, pode ser um diferencial na formação. Recomenda-se ofertar disciplinas para formação em idiomas estrangeiros.
Abstract: Care constitutes an essential function of nursing and it justifies the actions and competences of the professional nurse, which confer the professional identity of this category, making it differentiated among all health professions. Transcultural nursing works on the knowledge of the individual's cultural beliefs and values in order to seek culturally congruent care. Serving a population with multicultural characteristics is one of the great challenges for professional nurses in their work. This reality is found in the municipality of Foz do Iguaçu, known for housing several ethnic groups. The study had as general objective: To understand the perspective of nurses about culture and cultural care in a border city. And as specific objectives: To identify cross-cultural nursing care, based on the Sunrise model, from the experiences of nurses in primary health care; Knowing the nurses' perspective on culture and cultural care in a border municipality, as well as on their training to perform culturally congruent care; To detect parental cultural practices in newborn care and transcultural care actions by nurses in primary health care, in childcare. This is a qualitative research, with a descriptive and exploratory approach, guided by Madeleine Leninger's Theory of Transcultural Care as a theoretical framework. 18 nurses participated in the study, allocated in 15 health units, distributed in the five districts that make up the primary health care in the city of Foz do Iguaçu, PR. Data collection took place between January 2020 and January 2021, through individual semi-structured interviews, in person and via WhatsApp application. Data analysis was performed using thematic content analysis. The results found were presented through three articles, namely: Transcultural care in the experience of nurses in primary health care; Cultural care in a border region: perspective of nurses in primary health care; and Parental cultural practices in the care of newborns and Transcultural care actions by nurses. Cross-cultural nursing care by PHC nurses takes place empirically and intuitively, based on their experiences, without support from a theoretical framework or health education. Even so, it was possible to identify, in their practices, factors that influence health and modes of action of cultural care, recommended in the Sunrise model. For them, culture is everything that the individual brings as a response from his environment, from birth, passed on from generation to generation. In this sense, parenting practices in the care of the newborn are based on the family's cultural beliefs and values, and it is up to the nurse to listen sensitively and respect the popular practices used, when possible. It is recommended that higher education nursing courses, particularly in border municipalities, present nursing theories in the training of nurses, especially the Transcultural Theory of Care, due to the multiculturalism existing on the border. The adoption of competency-based curricula, with culture as a transversal component in teaching, can be a differential in training. In addition, it is recommended to offer courses for training in foreign languages.
El cuidado constituye una función esencial de la enfermería y justifica las acciones y competencias del profesional enfermero, que confieren la identidad de la categoría, haciéndola diferenciada entre todas las profesiones de la salud. La enfermería transcultural trabaja en el conocimiento de las creencias y valores culturales del individuo con el fin de buscar cuidados culturalmente congruentes. Atender a una población con características multiculturales es uno de los grandes desafíos de este profesional. Esta realidad se encuentra en el municipio de Foz do Iguaçu, conocido por albergar varias etnias. El estudio tuvo como objetivo general: Comprender la perspectiva de los enfermeros sobre la cultura y el cuidado cultural en una ciudad fronteriza. Y como objetivos específicos: Identificar el cuidado de enfermería transcultural, a partir del modelo Sunrise, a partir de las experiencias de enfermeros en la atención primaria de salud; Conocer la perspectiva de los enfermeros sobre la cultura y el cuidado cultural en un municipio fronterizo, así como sobre su formación para realizar un cuidado culturalmente congruente; Detectar prácticas culturales de los padres en el cuidado del recién nacido y acciones de cuidado transcultural de enfermeros en la atención primaria de salud, en el cuidado del niño. Se trata de una investigación cualitativa, con enfoque descriptivo y exploratorio, guiada por la Teoría del Cuidado Transcultural de Madeleine Leninger como marco teórico. Participaron del estudio 18 enfermeros, asignados en 15 unidades de salud, distribuidas en los cinco distritos que componen la atención primaria de salud en la ciudad de Foz do Iguaçu, PR. La recolección de datos ocurrió entre enero de 2020 y enero de 2021, a través de entrevistas individuales semiestructuradas, presenciales y vía WhatsApp. El análisis de datos se caracteriza por contenido temático. Los resultados encontrados fueron presentados a través de tres artículos, a saber: El cuidado transcultural en la experiencia de las enfermeras en la atención primaria de salud; El cuidado cultural en una región fronteriza: perspectiva de las enfermeras en la atención primaria de salud; y Prácticas culturales de los padres en el cuidado del recién nacido y Transcultural acciones de cuidado de las enfermeras. El cuidado de enfermería transcultural de los enfermeros de la APS se realiza de forma empírica e intuitiva, sin apoyo de un marco teórico o de educación en salud. Fue posible identificar factores que influyen en la salud y modos de acción del cuidado cultural, recomendados en el modelo Sunrise. Para ellos, cultura es todo lo que el individuo trae como respuesta de su entorno, desde que nace, pasando de generación en generación. En ese sentido, las prácticas de crianza en el cuidado del recién nacido se basan en las creencias y valores culturales de la familia, y corresponde al enfermero escuchar con sensibilidad y respetar las prácticas populares utilizadas, cuando sea posible. Se recomienda que los cursos de enfermería de educación superior, particularmente en los municipios fronterizos, presenten teorías de enfermería, especialmente la Teoría Transcultural del Cuidado, debido a la multiculturalidad existente en la frontera. La adopción de currículos basados en competencias, con la cultura como componente transversal en la enseñanza, puede ser un diferencial en la formación. Además, se recomienda ofrecer cursos de formación en lenguas extranjeras.
Keywords: Enfermagem transcultural
Cuidados de enfermagem
Enfermagem
Atenção primária à saúde
Áreas de fronteira
Cross-cultural nursing
Nursing care
Nursing
Primary health care
Border areas
Enfermería transcultural
Cuidado de enfermera
Enfermería
Primeros auxilios
Zonas fronterizas
CNPq areas: CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação Letras e Saúde
Program: Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública em Região de Fronteira
Campun: Foz do Iguaçu
Citation: Timoteo, Fabiana Paes Nogueira. Experiência de enfermeiros no cuidado transcultural na atenção primária à saúde em um município de fronteira. 2021. 100 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública em Região de Fronteira) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu-PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6067
Issue Date: 23-Sep-2021
Appears in Collections:Mestrado em Saúde Pública em Região de Fronteira (FOZ)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Fabiana_Paes_Nogueira_Timoteo_2021.pdfDocumento principal948.18 kBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons