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dc.creatorSoares , Simone Cesario-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2595149246400810por
dc.contributor.advisor1Plein, Clério-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4958851752576901por
dc.contributor.referee1Plein, Clério-
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dc.contributor.referee2Lima , Romilda de Souza-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6825951310072511por
dc.contributor.referee3Triches , Rozane Márcia-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1843468542292101por
dc.contributor.referee4Basso , Dirceu-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/4380964157101311por
dc.date.accessioned2022-05-24T21:38:16Z-
dc.date.issued2022-02-22-
dc.identifier.citationSOARES, Simone Cesario. O papel das políticas públicas de segurança alimentar através do PNAE: um estudo de caso de uma escola da rede estadual de educação do Paraná no município de Toledo. 2022. 205 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Rural Sustentável) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Marechal Cândido Rondon, 2022.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/6061-
dc.description.resumoAs políticas públicas são importantes ferramentas na busca pela garantia dos direitos humanos, principalmente em países onde a desigualdade social é evidente, trazendo certa equidade a sua população. Nesta perspectiva a pesquisa buscou avaliar a percepção dos atores sociais na política pública de segurança alimentar PNAE, na rede estadual de educação do Estado do Paraná, a partir do estudo de caso de uma escola da rede estadual no município de Toledo, oeste paraense. O trabalho foi desenvolvido junto à entidade executora do PNAE, responsável pela rede estadual de educação do estado do Paraná, o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (FUNDEPAR), o Núcleo Regional de Educação do município de Toledo- Paraná (NRE), o Conselho Estadual de Alimentação Escolar do Paraná (CEAE), bem como a Escola Estadual do Campo de Novo Sobradinho. Quanto ao aspecto metodológico a referida pesquisa realizou um estudo de caso, onde foram utilizados questionários e entrevistas e semiestruturados, com foco na analise qualitativa. Assim foi possível perceber que apesar do estado do Paraná no que tange a alimentação dos escolares da rede estadual de educação (educação básica), tem uma estrutura organizacional muito eficaz, no entanto ainda existem questões a serem superadas, principalmente na oferta de alimentos frescos como frutas, legumes e verduras, tanto em quantidade quanto em qualidade e para, além disso, a oferta de proteína animal que até o momento atende parcialmente. Uma das barreiras para o atendimento deste problema é a questão orçamentária, haja vista que os valores repassados pelo FNDE, não são atualizados desde 2017, ao mesmo tempo a complementação realizada pelo estado não é suficiente. A oferta de alimentos orgânicos permanece um gargalo, atingindo cerca de 18% do total de alimentos fornecidos, em 2021, onde muitas escolas ainda não recebem qualquer tipo de alimento orgânico. Além disso, o aspecto da educação alimentar a ser trabalhado em âmbito escolar como conteúdo transversal e interdisciplinar está longe de acontecer, apesar de estar previsto no PNAE, considerando a escola aqui estudada podemos afirmar que não existe nenhuma ação de Educação Alimentar e Nutricional (EAN).por
dc.description.abstractPublic policies are important tools in the search for the guarantee of human rights, especially in countries where social inequality is evident, bringing some equity to its population. In this perspective the research sought to evaluate the perception of social actors in the public policy of food security PNAE, in the state education network of the State of Paraná, from the case study of a school of the state network in the city of Toledo, west of Pará. The work was developed with the PNAE executing agency, responsible for the state education network of the state of Paraná, the Paraná Institute of Educational Development (FUNDEPAR), the Regional Education Center of the municipality of Toledo-Paraná (NRE), the Paraná State School Feeding Council (CEAE), as well as the State School of Novo Sobradinho Field. As for the methodological aspect, this research carried out a case study, where questionnaires and semi-structured interviews were used, focusing on qualitative analysis. Thus it was possible to realize that although the state of Paraná regarding the feeding of schoolchildren from the state education network (basic education), has a very effective organizational structure, however there are still issues to be overcome, especially in the supply of fresh foods such as fruits, vegetables and greens, both in quantity and quality and for, in addition, the supply of animal protein that so far meets partially. One of the barriers to meeting this problem is the budget issue, given that the amounts passed on by the FNDE have not been updated since 2017, and at the same time the complementation made by the state is not enough. The supply of organic food remains a bottleneck, reaching about 18% of the total food provided in 2021, where many schools still do not receive any type of organic food. Moreover, the aspect of food education to be worked in schools as a transversal and interdisciplinary content is far from happening, despite being provided for in the PNAE, considering the school studied here we can say that there is no action of Food and Nutrition Education (EAN). Key-words: Public Policies. Food Security. PNAE. Education. Paraná.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Helena Bejio (helena.bejio@unioeste.br) on 2022-05-24T21:38:16Z No. of bitstreams: 2 Simone_Soares_2022.pdf: 2960374 bytes, checksum: 531ab19a67d10407ed25387aa4b3a5c9 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-05-24T21:38:16Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Simone_Soares_2022.pdf: 2960374 bytes, checksum: 531ab19a67d10407ed25387aa4b3a5c9 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2022-02-22eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Agráriaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentávelpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectPoliticas-Públicaspor
dc.subjectSegurança-Alimentarpor
dc.subjectPNAEpor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectParanápor
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS AGRÁRIAS:DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVELpor
dc.titleO papel das políticas públicas de segurança alimentar através do PNAE: um estudo de caso de uma escola da rede estadual de educação do Paraná no município de Toledopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusMarechal Cândido Rondonpor
Appears in Collections:Mestrado em Desenvolvimento Rural Sustentável (MCR)

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