Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6021
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSouza, Carla Giselle Duenha de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9575546258340892por
dc.contributor.advisor1Aguirre, Lissandra Espinosa de Mello-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8331838960773909por
dc.contributor.referee1Moraes, Denise Rosana da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6545283027670184por
dc.contributor.referee2Ellwanger, Carolina-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0816652817401438por
dc.date.accessioned2022-05-05T19:04:31Z-
dc.date.issued2022-03-04-
dc.identifier.citationSouza, Carla Giselle Duenha de. Justiça restaurativa e suas práticas no contexto escolar em um município de fronteira: limites e possibilidades. 2022. 213 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu-PRpor
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/6021-
dc.description.resumoA educação é um direito fundamental de todos e tem como um dos principais objetivos a promoção da autonomia do indivíduo de modo com que possa desenvolver suas capacidades para se relacionar consigo, com o outro e com o mundo. Ainda, o espaço escolar é fundamental para o desenvolvimento do ser humano, por ser um local capaz de promover a integração social, a troca de experiências, o aprendizado e para além, possibilitando a preparação para o futuro e para o exercício da cidadania. Dessa forma, a escola possui uma importante função social, em educar para a sobrevivência, para liberdade, para a comunicação e para a transformação. Neste sentido, o fim social da escola a aproxima da Justiça Restaurativa, cujo objetivo é melhorar o clima, a segurança e o aprendizado na escola, sendo que para tanto se utiliza dos valores humanos universais como: respeito, honestidade, humildade, interconexão, responsabilidade, entre outros. Assim, por meio da realização das práticas restaurativas na educação, em especial os Círculos de Construção de Paz, propõe-se a prática do diálogo autêntico, guiado pelo acolhimento, pelo respeito ao posicionamento do outro e pela escuta amorosa. Esta pesquisa teve como objetivo estudar os Círculos de Construção de Paz realizados na escola fronteiriça Dr. Arnaldo Busatto em Foz do Iguaçu sob o olhar Freiriano. Justificando-se devido a relevância do tema e a possível contribuição para à educação. Para tanto, utilizou-se como referencial teórico Howard Zehr (2008, 2012, 2018, 2020), Kay Pranis (2010, 2011), Carolyn Boyles-Watson e Kay Pranis (2011, 2018), Katherine Evans e Dorothy Vaandering (2018), Elizabeth M. Elliot (2018) e Paulo Freire (2020, 2021). Tendo como metodologia utilizada a qualitativa, descritiva e exploratória. Envolvendo a realização de pesquisa bibliográfica, documental, pesquisa de campo e observação participante. Por meio do qual, pode ser verificado que a educação integral é aquela que enxerga o ser humano na sua totalidade, ou seja, aquela que observa, respeita e estimula suas dimensões sociais, culturais, físicas, cognitivas e emocionais e que desenvolve as competências a fim de proporcionar a formação de pessoas críticas e reflexivas. Dessa forma, o uso das práticas dialógicas de modo regular no contexto escolar mostra-se uma ferramenta colaborativa e transformativa para a promoção de uma comunidade escolar mais saudável e consequentemente, para um melhor exercício da cidadania.por
dc.description.abstractEducation is a fundamental right for all and has as one of its main goals the promotion of individual autonomy so that they can develop their abilities to relate to themselves, to others, and to the world. Furthermore, the school space is fundamental for the development of the human being, as it is a place capable of promoting social integration, the exchange of experiences, learning, and beyond, enabling the preparation for the future and for the exercise of citizenship. Thus, the school has an important social function in educating for survival, for freedom, for communication, and for transformation. In this sense, the social purpose of the school brings it closer to Restorative Justice, whose objective is to improve the climate, the safety and the learning at school, making use of universal human values such as: respect, honesty, humility, interconnection, responsibility, among others. Thus, through the implementation of restorative practices in education, especially Peacemaking Circles, the practice of authentic dialogue is proposed, guided by welcoming, by respect for the position of the other and by loving listening. This research aimed to study the Peacemaking Circles carried out in the Dr. Arnaldo Busatto border school in Foz do Iguaçu from a Freirian perspective. It was justified due to the relevance of the theme and the possible contribution to education. To this end, we used as theoretical reference Howard Zehr (2008, 2012, 2018, 2020), Kay Pranis (2010, 2011), Carolyn Boyles-Watson and Kay Pranis (2011, 2018), Katherine Evans and Dorothy Vaandering (2018), Elizabeth M. Elliot (2018) and Paulo Freire (2020, 2021). Having qualitative, descriptive and exploratory as the methodology used. Involving the realization of bibliographic research, documentary, field research and participant observation. By means of which, it can be verified that integral education is the one that sees the human being in its totality, that is, the one that observes, respects, and stimulates its social, cultural, physical, cognitive, and emotional dimensions, and that develops competencies in order to provide the formation of critical and reflective people. Thus, the use of dialogical practices on a regular basis in the school context is a collaborative and transformative tool for the promotion of a healthier school community and, consequently, for a better exercise of citizenship.por
dc.description.provenanceSubmitted by Katia Abreu (katia.abreu@unioeste.br) on 2022-05-05T19:04:31Z No. of bitstreams: 2 Carla_Gisele_Duenha_de_Souza_2022.pdf: 4448790 bytes, checksum: a9a4153a1f6610b5939cce4f1a233591 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-05-05T19:04:31Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Carla_Gisele_Duenha_de_Souza_2022.pdf: 4448790 bytes, checksum: a9a4153a1f6610b5939cce4f1a233591 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2022-03-04eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação Letras e Saúdepor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectJustiça restaurativapor
dc.subjectCírculos de construção da pazpor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectRestorative justiceeng
dc.subjectPeacemaking circleseng
dc.subject.cnpqEDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAOpor
dc.titleJustiça restaurativa e suas práticas no contexto escolar em um município de fronteira: limites e possibilidadespor
dc.title.alternativeRestorative justice and its practices in the school context in a border municipality: limits and possibilitieseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusFoz do Iguaçupor
Appears in Collections:Mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteiras (FOZ)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Carla_Gisele_Duenha_de_Souza_2022.pdfDocumento principal4.34 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons